O terceiro blend tinto da vinícola de Mucugê celebra o ritual da descoberta, unindo a força da Cabernet Sauvignon, a elegância da Cabernet Franc e a expressividade da Syrah.
A Vinícola UVVA, referência na vitivinicultura de altitude de dupla-poda no Brasil, anuncia o lançamento de seu mais novo rótulo: Bateia 2023. O vinho chega para completar a trilogia de blends tintos, unindo-se ao Diamã e ao Cordel. Fiel à filosofia de honrar a história local sob uma perspectiva contemporânea, o Bateia é uma homenagem ao instrumento utilizado pelos antigos garimpeiros para encontrar as pedras preciosas da Chapada Diamantina. O lançamento consolida a premissa da UVVA de integrar passado, presente e futuro em rótulos que equilibram tradição, inovação e sofisticação.
O novo blend da UVVA é o resultado de uma seleção minuciosa de uvas colhidas à mão em vinhedos próprios e de uma vinificação cuidadosa. É um rótulo que convida ao desvendar de camadas, revelando, ao final, a expressão de um terroir trabalhado com respeito à terra e ao tempo, um convite a sentir a Chapada Diamantina em sua essência — a mineralidade da terra, a riqueza da cultura e a poesia de um território que transforma história e memória em novos aromas e sabores.
O Corte e a Maturação
O Bateia manifesta o encontro de três variedades que encontraram na Chapada Diamantina uma expressão singular. Um corte que combina a força da Cabernet Sauvignon, a elegância da Cabernet Franc e a expressividade da Syrah. O encontro dessas castas se traduz em uma descoberta lapidada com precisão e tempo.
Para alcançar o equilíbrio ideal entre sofisticação e vivacidade, a UVVA aplicou uma técnica de maturação dual: 50% do lote maturou em barricas de carvalho francês por seis meses, ganhando corpo e complexidade dos aromas. A outra metade estagiou em tanques de aço inox, uma decisão estratégica para preservar o frescor primário e a pureza dos aromas.
O vinho está disponível na loja on line da Vinícola. Valor: R$ 179,00.
Sobre a Vinícola UVVA
Localizada em Mucugê, na Bahia, a UVVA é um projeto de viticultura de precisão que une arquitetura contemporânea, boa gastronomia e vinhos reconhecidos nacional e internacionalmente. Com o foco na valorização do Terroir Chapada Diamantina, a vinícola tornou-se também