A mudança de comportamento e nos hábitos de consumo, fez como nos últimos anos, o consumo de vinho cresceu no Brasil. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). De acordo com o órgão, entre 2022 e 2023, o consumo de vinho no Brasil aumentou 11,6%, o segundo maior aumento do mundo, atrás apenas da Romênia, com 20%.
De acordo com Gina Facuri, especialista em vinhos, o crescimento do consumo da bebida no Brasil se deveu à pandemia, pois as pessoas ficaram mais em casa. “Em casa as pessoas costumavam consumir menos destilados, e, aos poucos, foram incorporando o hábito de tomar mais vinho. Esse consumo se intensificou não apenas pela apreciação dos rótulos disponíveis em suas próprias adegas, mas, culturalmente, o brasileiro aprendeu a consumir vinho em jantares e recepções — um traje enraizado na cultura europeia, onde é comum que o vinho esteja presente tanto no almoço quanto no jantar, além de pequenas reuniões sociais”, comenta Facuri.
Para o sommelier, também proprietário da adega Reserva 35, o cenário em Goiânia é o mesmo. Segundo Gina, o consumo de vinho está crescendo cada dia mais. “Na Reserva 35 nós tivemos um aumento de 2023 para 2022 de 18% e em 2024 crescemos 20% em comparação a 2023”.
Ela acrescenta que a projeção deste ano também é positiva, “Com a cultura do vinho em crescimento e os goianienses consumindo cada vez mais brancos e rosés, especialmente por conta do clima quente, o mercado deve continuar em expansão. Para 2025, a expectativa é de um aumento de 22% em relação a 2024” finaliza Gina.

Reserva 35
A Reserva 35, localizada no coração do Marista, é fruto da expertise em bebidas e referências coletadas ao redor do mundo pela sócia-fundadora Gina Facuri. Formada em Direito e com mais de 15 anos de know-how no mercado de luxo, Gina acumulou conhecimentos e vivências únicas em empresas multinacionais até realizar o sonho de abrir seu próprio negócio.
Hoje, com mais de 4 anos de mercado, a Reserva 35 é referência em criar experiências inesquecíveis para seus clientes, sendo a maior adega de vinhos e destilados do Brasil, com mais de 5 mil rótulos, vinhos de 33 países diferentes e destilados de mais de 20, reconhecidos nacionalmente.