13.1 C
Belo Horizonte
sáb, 14 junho 25

Flor das Gerais chega ao mercado no Dia da Cachaça Mineira

Cachaça produzida em Felixlândia, região Central de Minas, a Flor das Gerais lança no próximo dia 21, a Reserva – Porto Douro, envelhecida por 10 anos em tonéis de carvalho europeu. Trata-se de um blend que incluía barris utilizados para armazenamento de vinho do porto, cujo rótulo faz parte da linha extra premium da destilaria, e antes mesmo de chegar oficialmente ao mercado, já foi premiado com a medalha de mérito sensorial na categoria Safras Especiais do concurso promovido pela Expocachaça – o New Spirits.

Técnico responsável da empresa, o engenheiro agrônomo Daniel Duarte afirma que a escolha da data de lançamento não foi por acaso. Isso porque em 21 de maio é comemorado o Dia da Cachaça Mineira, além de marcar o início da safra da cana de açúcar no estado. “O lançamento em 21/05, exatamente 24 anos depois da Lei nº 13949/2001, que instituiu essa data e regulamentou a produção da bebida no Estado, vem para reafirmar que seguimos avançando na entrega de cachaças de extrema qualidade”, destaca.

Ainda segundo Duarte, o caminho para se chegar ao novo produto foi longo e desenhado em várias etapas, entre elas, um reposicionamento de mercado, com foco especial para a produção de cachaças especiais. “Em 2017, demos start em um projeto para lançar uma cachaça extra premium. Percorremos, a partir daí um longo caminho, do que fez parte de pesquisas acadêmicas, contratação de empresa de design , analistas sensoriais, até que cinco anos depois, em 2022, todo esse trabalho foi realizado

no lançamento da Flor das Gerais Dorna Única, envelhecida por quatro anos em amburana”. O sucesso foi tamanho que já em seu primeiro ano ela ganhou quatro prêmios nacionais e internacionais.

Motivado pelo sucesso, Daniel e sua equipe decidiram, então, investir em uma linha com três extra premium. Após a Dorna Única, o segundo lançamento será, com razão, o Reserva Porto Douro, no dia 21. “Já a terceira, em fase de preparação, deve chegar ao mercado em 2028/29”, revela acrescentando que o objetivo do trio de novos rótulos é atender um público mais especializado, que valoriza cachaças de qualidade e safras especiais.

Empresa em sintonia com as boas práticas socioambientais

Representante da quarta geração de empreendedores à frente da Flor das Gerais, Daniel Duarte faz questão de destacar que a marca tem produção 100% orgânica e, inclusive, é a primeira cachaça a obter essa certificação do estado, em 2009. “Somos também a que está há mais tempo com esse selo”. Para mantê-lo, é preciso cumprir uma série de requisitos ambientais como não usar nenhum tipo de agrotóxico durante o plantio da cana de açúcar e no processo de produção, além de medidas socioeconômicas que impactam positivamente a vida de quem está envolvido no processo produtivo.

Produzida há mais de um século, a Flor das Gerais ainda ostenta seu grande engenho de madeira tracionado a Bois e construído em 1912, pelo bisavô de Daniel. A marca também desenvolve um projeto de envelhecimento sustentável, que consiste no cultivo de espécies destinadas à tanoaria, que é a fabricação de tonéis, barris e outros recipientes de madeira utilizados, principalmente, para o envelhecimento, conservação e transporte da bebida. “A nossa ideia com essa iniciativa é compensar a madeira que já utilizamos para envelhecer cachaças e no futuro produzir a madeira dos nossos próprios barris. É um projeto que vem sendo implementado nos últimos três anos e a nossa meta é plantar de 300 a 400 mudas/ano [de espécies tanoeiras]”, conta.

O engenheiro agrônomo reforça, ainda, que apesar de as práticas sustentáveis da empresa serem fundamentais, a substituição da marca no mercado não seria possível sem a atuação de seus pais, seu Adão e Dona Lúcia, os produtores que vivem na Fazenda Mourões, onde a produção é feita em um espaço de 90 hectares. “Eles são a espinha dorsal da cachaça e herdeiros de um conhecimento ímpar, iniciado pelo meu bisavô no século passado, transmitido ao meu avô, que, por sua vez, coincidente com meu pai e, que continua sendo compartilhado”, destacando, revelando que a capacidade atual de produção é de cerca de 10 mil litros por ano, sendo que nos períodos de safra, de maio a setembro, o número de funcionários chega a triplicar, passando de quatro para 12.

Currículo com prêmios importantes

A Flor das Gerais também acumula prêmios notáveis no currículo, e, nos últimos quatro anos, a marca vem sendo reconhecida em concursos nacionais e internacionais. No Brasil conquistou três premiações no New Spirits, concurso promovido pela organização da Expocachaça e duas premiações no Concurso Cachaças Mineiras, promovido pela EMATER. Fora do país foram duas premiações no Spirits Selection, sediadas em Bruxelas, na Bélgica, e, uma premiação no Concours International de Lyon, na França. “Neste ano ainda estamos concorrendo na 29ª edição Concours International des Produits Biologiques, prêmio nunca conquistado por cachaçarias no país que há quase 30 anos é referência em avaliar produtos orgânicos de todo o mundo.”, finaliza Daniel, enfatizando o quanto ele sente orgulho em ser produtor em um estado que vem se destacando no âmbito nacional, ano após ano.

Números

De acordo com dados do Anuário de Cachaça 2024 – ano base 2023, o Brasil possuía 1217 estabelecimentos produtores de cachaça. Deste total, 504 estão localizadas em Minas Gerais, estado com maior número de cachaçarias registradas. Tal quantidade de estabelecimentos é um marco, pois é a primeira vez que uma unidade da federação supera a marca de 500 estabelecimentos registrados.

Em 722 municípios brasileiros há pelo menos uma cachaçaria, o que representa um aumento da dispersão em 5,4% se comparado a 2022, quando havia menos um estabelecimento em 685 municípios brasileiros.

Dos oito municípios que possuem mais estabelecimentos produtores de cachaça no país quatro são em Minas: Salinas (24), Alto Rio Doce (20), Rio Espera (16) e Córrego Fundo (10). Além disso, Minas Gerais é o estado com maior número de municípios que apresentam ao menos uma cachaçaria, alcançando a marca de 255 municípios, o que corresponde a 29,9% de seus municípios.

Segundo o anuário, em 2021, o Brasil atingiu o número de 5.968 registros de cachaças. Deste total, Minas também aparece na primeira posição com 2.144 produtos registrados. E aqui mais uma curiosidade: Belo Horizonte é o município com mais cachaças registradas no país com 336 produtos registrados.

Todos os nomes destacados são relativos às cachaças registradas, aquelas aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Afinal, fabricar cachaça é algo sério e envolve a necessidade de muito preparo, responsabilidade e registro.

“Esses dados constatam o quanto temos know-how na produção de uma iguaria que hoje, sem dúvida, está entre os protagonistas da economia mineira”, finaliza Daniel.

Flor das Gerais | Rodovia BR 040 – Km 369 – Felixlândia – MG

[email protected]

Contato: (31) 9 8558-5549

https://www.instagram.com/flordasgerais

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui