20.8 C
Belo Horizonte
dom, 16 novembro 25

Hofbräuhaus Belo Horizonte produz uma edição histórica

A Hofbräuhaus Belo Horizonte acaba de anunciar uma novidade inédita para o mercado cervejeiro. Pela primeira vez, em 436 anos, uma cerveja da marca alemã é elaborada, produzida e engarrafada em Minas Gerais. “Desde que trouxe a HB para Belo Horizonte, meu sonho era engarrafar a cerveja e vender aqui, fresca, para quem quisesse levar pra casa. Depois de anos de negociação conseguimos essa vitória e a cerveja já está sendo vendida aqui”, fala Bruno Vinhas, proprietário da HB.

A Royal Export é uma cerveja mais encorpada e sutilmente mais alcóolica, conservando a refrescância, a leveza e o brilho e toda a tradição da Hofbräu. O teor alcóolico é de 5,7%, o amargor de 24 IBUs e a fermentação do tipo Lager.

A cerveja pode ser comprada diretamente na HB, pelo Instagram ou WhatsApp da empresa e inclusive é a cerveja que está sendo comercializada esse mês na casa, desde o lançamento na tradicional cerimônia de abertura do primeiro barril, ou online, a partir desta terça-feira, dia 09.

A cerveja é uma Exportbier, cuja receita estava extinta desde 1982 e agora a HB conseguiu trazer de volta. “O pensamento foi resgatar uma receita que mantivesse as características consagradas da nossa Hofbräu Premium Lager, mas que trouxesse ainda mais exclusividade para esse primeiro lançamento em garrafa. O resgate dessa receita histórica encaixou perfeitamente, trazendo inovação ao nosso portfólio sem nos distanciarmos da tradição cervejeira alemã,” fala Carlos Henrique Vasconcelos, mestre-cervejeiro da HB.

Vale ressaltar que essa é uma edição histórica e super limitada, então quem quiser tem que correr na Hofbräuhaus BH.

A Cerveja

Em Belo Horizonte, são produzidas quatro cervejas em regularmente: uma lager, do estilo Munich Helles; uma de trigo, do estilo Weissbier e também uma escura, do estilo Dunkel, além da Hopfen Special, uma cerveja um pouco mais lupulada que remete às IPAs californianas, mas sem perder a identidade germânica. Além dessas, são fabricadas 12 sazonais (uma por mês) em menor litragem, que são abertas em uma tradicional cerimônia chamada Keg Tapping, uma experiência única, super alemã, e que só tem na HB, que pode ser traduzida como abertura do primeiro barril do mês. Os ingredientes são 100% importados e a água passa por um processo de beneficiamento para que se iguale a água utilizada na fábrica de Munique. Isso faz com que a cerveja produzida no Brasil seja idêntica a produzida na Alemanha, apesar da distância.

“Aqui na Hofbräuhaus temos hoje a capacidade de produzir 30 mil litros por mês e seguimos rigorosamente os padrões de produção da HB de Munique, segundo a Reinheitsgebot, mais conhecida como Lei de Pureza Alemã. Todo lote de cerveja passa por cinco análises laboratoriais de aferição de padronização do produto, que são enviados à matriz e chancelados para que possamos servir a mesma cerveja da matriz aos consumidores brasileiros”, especifica Carlos Henrique Faria de Vasconcelos, mestre cervejeiro da Hofbräuhaus BH.

A Vinda da HB para BH

A Hofbräuhaus Belo Horizonte, a primeira cervejaria da marca na América Latina, veio para BH em 2015, em um modelo Brewpub, em que a fábrica é ligada ao restaurante no qual as cervejas são servidas “frescas”, saídas diretamente dos tanques de produção. Hoje é uma das únicas cervejarias em que a cerveja é realmente fresca, com um ciclo completamente fechado, onde ela só tem contato com o oxigênio no seu copo. Segundo o proprietário, Bruno Vinhas, cada detalhe, desde o projeto arquitetônico – desenvolvido pelo aclamado arquiteto Gustavo Penna – até a decoração, escolha dos móveis, lustres, equipamentos, mestre-cervejeiro, chef de cozinha, pratos e até as músicas passaram pelo crivo dos alemães para que os consumidores e clientes possam sentir sons, aromas e sabores como se estivessem realmente lá, na Bavária. A arquitetura é toda inspirada na Hofbrauhaus München, com os arcos e as mesas de madeira compartilhas. A cervejaria veio toda de fora, é o mesmo equipamento que eles utilizam na Hofbrau München, em menor escala.

Em 2025, ano no qual a cervejaria comemora 10 anos de existência, Bruno adianta muitas novidades para a casa. “Esse é um ano muito significativo para nós. São 10 anos de muito trabalho à frente dessa casa maravilhosa e, nesse ano, faremos muitas mudanças, traremos muitas novidades. Uma delas é a contratação da nossa nova Chef de Cozinha, que vem com uma bagagem muito boa para a HB, quero que os clientes venham e tenham muito prazer em comer e ter toda a experiência”, fala Vinhas.

A vinda da Hofbräuhaus para o Brasil

 A semente para a vinda da Hofbräu para Belo Horizonte começou a germinar em 2005, quando Bruno Vinhas fez uma viagem a Munique durante a Oktoberfest e conheceu a cervejaria. Ele ficou impressionado com a qualidade das comidas, cerveja e a grandiosidade da festa. Esse contato foi o gatilho para que ele pesquisasse mais sobre a casa e se apaixonasse pela história da HB. Em 2007 ele começou a planejar a abertura de um negócio cervejeiro e se lembrou da marca. “Vou dar um jeito de trazer a marca para o Brasil”, lembra Vinhas. Mas como, se ele não falava nada de alemão. Ele então iniciou os contatos com a cervejaria alemã sem sucesso. Foram mais de 40 ligações! Até que conseguiu falar com Rudolph (Rudi) Seider, que é o presidente de franquias da HB no mundo. Sendo de BH, o objetivo de Bruno era trazer a marca para a capital mineira. De cara Seider falou com ele que seria necessário 60 milhões de euros para trazer a cervejaria. Bruno engoliu a informação, mas não desistiu. Fez um plano de negócios que ficou pronto em 2009 e apresentou à cervejaria para eles entenderem que a ideia dele era real. A conversa começou a fluir, mas sem grandes avanços. Bruno seguiu a vida, e em 2010 foi viajar com amigos para Europa. Lá ele recebe um email da cervejaria marcando uma reunião, com Rudi. Tratou de arrumar um terno, e seguiu seu plano em frente. Chegou para a reunião com a cara e a coragem de um menino de 22 anos e um sonho pela frente. Foi difícil, porque a imagem não passava a confiança que os alemães esperavam. O projeto de Vinhas era abrir uma fábrica da cervejaria no Brasil, mas Rudi fez a contraproposta de um Brewpub, que significava ter a fábrica ligada a um restaurante. Era um conceito novo na época e a única unidade tinha sido inaugurada em Las Vegas (EUA). A negociação foi além e o executivo propôs que a unidade brasileira fosse uma master franquia, já prevendo uma expansão da marca no Brasil.

As negociações deram certo e em 2013 o contrato foi fechado e a HB finalmente viria para o Brasil. As obras começaram em 2014 e a HB abriu as portas na capital mineira em novembro de 2015.

Hofbräuhaus BH

Av. do Contorno, 7613 – Lourdes, BH-MG

Telefone: 31-3327-7613

@hofbrauhausbh

www.hofbraubh.com.br

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui