20 C
Belo Horizonte
dom, 16 novembro 25

Anemia pode virar leucemia? Médico explica a relação

Embora compartilhem sintomas como cansaço e palidez, a anemia e a leucemia têm causas distintas e não seguem uma evolução linear entre si, explica o especialistaA anemia é uma condição clínica bastante comum, que afeta cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já a leucemia, um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, é mais rara, mas ainda assim significativa: foram estimados 11.540 novos casos da doença no Brasil em 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Diante da semelhança de alguns sintomas, como palidez, fraqueza e cansaço intenso, é comum que muitas pessoas se perguntem se uma condição pode levar à outra. No entanto, segundo o médico hematologista Guilherme Muzzi, a anemia não evolui para leucemia.

“A anemia é, na maioria das vezes, causada por deficiência de ferro, vitaminas ou doenças crônicas. Já a leucemia é um câncer do sangue que surge por alterações genéticas na medula óssea, e pode levar à anemia. Ou seja, são condições diferentes, com origens distintas”.

“É importante desmistificar essa ideia de que a anemia pode virar leucemia. Elas têm origem diferente, e na maioria dos casos a anemia não tem qualquer relação com o câncer no sangue. O que recomendamos é atenção aos sintomas persistentes e procurar avaliação médica o mais rápido possível ”, explica Guilherme Muzzi.

A orientação médica é clara: qualquer quadro persistente de fadiga, palidez ou sangramento deve ser investigado, pois tanto a anemia quanto a leucemia exigem diagnóstico e tratamento adequados. A automedicação com suplementos sem prescrição médica também pode mascarar sintomas e atrasar um diagnóstico importante.

Posts Relacionados

28ª Artesania do Papel agita Mercado Novo com 60 artistas

A Artesania do Papel,  feira que reúne artistas do...

Por que cresce o consumo de cervejas sem álcool no Brasil

Ascensão do segmento “balanced choices” expande mercado cervejeiro, cria...

Casa dos Sonhos da Coral traz a magia das princesas Disney

Espaço promovido pela marca de tintas decorativas transforma casa...

2ª Mostra de Cinema de Betim homenageia Lô Borges e Maurício

A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, com uma curadoria...

A Etnografia da Irmandade: Um olhar sobre duas rodas

Um colete, um capacete, luvas e botas pretas, bandanas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui