26.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Projeto Metá leva oficina de criação de roteiro de documentário

Com inscrições até 17 de outubro, o curso com carga horária de 12h e emissão de certificado visa capacitar participantes desde a concepção da ideia até a elaboração do roteiro final.

Um bairro, uma pessoa, um projeto ou até mesmo a história de uma família podem ser temas de um documentário, afinal é da observação atenta e sensível que nasce uma boa ideia! Nos dias 22, 25, 29 de outubro e 1º de novembro, a oficina gratuita de criação de roteiro para documentário chega ao Barreiro (aKasulo e Centro Cultural Lindeia Regina) para formar pessoas interessadas em transformar boas ideias em um filme realizável. Podem se inscrever maiores de 18 anos através de formulário online (forms.gle/aCuuogfyKXyi5ad1A).

O curso presencial com duração de 12 horas será ministrado pelo roteirista Kelton Santos e abordará a criação de sinopse, estratégias de abordagem, desenvolvimento do argumento e a estruturação do roteiro com recursos expressivos. “Cada vez mais, Minas Gerais se consolida como um celeiro de boas ideias e grandes produções cinematográficas. Nosso estado é rico em criatividade, somos contadores de histórias por excelência! Oferecer formação é a melhor forma de incentivar o crescimento do nosso audiovisual”, reflete Zaíra Alves Magalhães, cineasta proponente do projeto Roteirizado Metá.

Seleção – A seleção será feita de forma a garantir a presença majoritária de pessoas da regional Barreiro e da comunidade LGBTQIAPN+.

Sobre Kelton Santos – ministrante

Kelton Santos é graduado em Letras pela Universidade Federal de Alfenas e possui diversas formações livres em Cinema. Diretor e roteirista do curta Pinceladas Marcadas, foi roteirista em agências independentes como a Manada Produções, e atualmente cursa Artes Plásticas na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Roteirizado Metá

A oficina de criação de roteiro de documentário é realizada como contrapartida do projeto Roteirizando Metá, aprovado no edital BH nas Telas de 2024. Pesquisa, entrevistas, argumento e personagens estão sendo delineados em preparação para a criação do documentário Metá, longa que vai retratar – em primeira pessoa – as vivências de pessoas trans e dissidentes de gênero dentro das tradições brasileiras de matriz afroindígena, como o Candomblé e a Umbanda.

SERVIÇO:

Oficina de criação de roteiro de documentário – gratuita e presencial

Inscrições até 17/10 no link: forms.gle/aCuuogfyKXyi5ad1A

Público alvo: pessoas LGBTQIAPN+, maiores de 18 anos e moradoras da Regional Barreiro

Haverá emissão de certificado para quem concluir pelo menos 75% da carga horária

 

Cronograma das aulas:

22/10 (quarta) –  18h às 21h, na aKasulo

25/10 (sábado) – 14h às 17h, no CCLR

29/10 (quarta) – 18h às 21h, na aKasulo

01/11 (sábado) – 10h às 13h, no CCLR

Endereços:

aKasulo – Centro de Convivência LGBTQIA+ – Rua Agnelo Macedo, 234 – Barreiro

CCLR – Centro Cultural Lindeia Regina – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina/Barreiro

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui