29 C
Belo Horizonte
sex, 13 setembro 24

Populações Tradicionais é o novo ciclo do Cinema na Praça

Serão exibidas obras relativas às questões das ocupações indígena, quilombola e da mineração em território nacional; Cineclube promove sessão gratuita de filmes brasileiros toda quarta-feira no distrito de Casa Branca, em Brumadinho (MG)

O projeto “Cinema na Praça”, do pelo Instituto Cabra, realizará o terceiro ciclo temático, Populações Tradicionais, dos seis previstos para até novembro. Serão exibidos gratuitamente os filmes Corumbiara (14/8), Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa (21/8), Lavra (28/8) e A festa de Leo (4/9), em sessões realizadas gratuitamente às 19 horas, na Praça São Sebastião, no distrito de Casa Branca, em Brumadinho (MG). Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com os realizadores do projeto e diretores dos filmes.

Segundo Thais Mol, idealizadora do Cinema na Praça, esse ciclo reúne filmes nacionais de grande representatividade que abordam de forma profunda e sensível as questões das ocupações indígena, quilombola e da mineração em nosso território nacional. “Essa seleção de obras cinematográficas destaca a riqueza e a diversidade das histórias, culturas e lutas desses grupos, oferecendo uma visão crítica e informativa sobre suas realidades”, afirma.

Bianca Veriatto, também idealizada do Cineclube, diz que os filmes selecionados “exploram temas como a resistência cultural, a preservação ambiental e os impactos sociais das práticas extrativistas”.

As sessões contam com acessibilidade para cadeirantes, legendas em português e tradução em libras. Com distribuição gratuita de pipoca, os pais podem assistir às sessões tranquilos enquanto as crianças brincam com monitoria oferecida.

A programação completa do Cinema na Praça pode ser conferida no Instagram @institutocabra

SOBRE O PROJETO

Cinema na Praça foi um dos dez projetos contemplados em todo o estado de Minas Gerais pela Lei Paulo Gustavo. A estreia ocorreu em junho com o premiado filme mineiro “Marte Um” , que abriu o ciclo temático “Destaques no Oscar”. Foram exibidos também “O menino e o mundo”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil”. O segundo ciclo, “Cinema e Música”, contou com “Jair Rodrigues: Deixa que digam”, “My name is now, Elza Soares”, “Emicida AmarElo: É tudo para ontem” e “Carmem Miranda: Banana is my business”. Até novembro, o projeto contemplará ao todo seis ciclos temáticos, que terá ainda Cinema feito por mulheres, Cinema Infantil e Cinema Mineiro.

 

SERVIÇO:

Próxima exibições do Cinema na Praça em Casa Branca (MG)

14/08/2024 – Corumbiara

21/08/2024 – Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!

28/08/2024 – Lavra

04/09/2024 – A festa de Leo

Exibição às quartas-feiras, às 19 horas, gratuito

Praça São Sebastião, Casa Branca, Brumadinho (MG)

Informações pelo Instagram @institutocabra

SINOPSE CORUMBIARA
Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e das denúncias do indigenista da Funai Marcelo Santos, o caso é esquecido. Dez anos depois, os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas são revelados, em um processo de selvagem apropriação de terra na Amazônia.
Diretor: Vincent Carelli | Duração: 1h57 minutos | Documentário

SINOPSE Nuhu Mu Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!
Documentário que apresenta como as tradições dos povos tradicionais resistem em meio a destruição e ao genocídio a que eles estão submetidos há mais de 500 anos, dentro de um projeto colonial genocida do Brasil. Todas as atrocidades cometidas contra o povo Maxakali são pano de fundo para esse trabalho, realizado pelo próprio povo Maxakali, que aqui conta sua história, em parceria com cineastas não indígenas. Preservando cânticos e memórias, o documentário busca saídas para um futuro possível.
Diretoras: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Carolina Canguçu | Duração: 70min | Documentário

SINOPSE LAVRA
Camila retorna para sua terra natal depois que o rio de sua cidade foi contaminado pelo maior crime ambiental do Brasil, provocado pelo rompimento da barragem de uma mineradora. Ela segue o caminho da lama tóxica que varreu povoados do mapa, encontra paisagens, comunidades e pessoas devastadas. Outra barragem se rompe e mata cerca de 300 pessoas.
Diretor: Lucas Bambozzi | Duração: 1h37min | Documentário

SINOPSE A FESTA DE LEO
Léo fará 12 anos. No dia de sua festa, Rita, sua mãe, descobre que o pai do menino, Dudu, que é dependente químico, roubou o dinheiro do evento. Rita busca formas de viabilizar condições financeiras para salvar a vida do pai de seu filho e a resposta está em sua rede de amigas e familiares. Mãe e filho traçam suas trajetórias de amadurecimento emocional a partir da percepção de que suas vidas jamais serão as mesmas.
Diretores: Luciana Bezerra, Gustavo Melo | Duração: 78 minutos | Drama

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic. A Organização Mundial...

Conselho de Direitos Humanos constata situações degradantes nos presídios do Estado

Atendimento à saúde e alimentação inadequada geram denúncias mais...

Proposta de alteração nas regras de doação de sangue passa na comissão de saúde

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos...

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais. O Ministério...

Procura por crédito mais do que dobra no Norte de Minas nos oito primeiros meses de 2024

Crescimento também foi expressivo entre micro e pequenos negócios,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui