26.1 C
Belo Horizonte
dom, 21 abril 24

Documentário “JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA

Com depoimentos de Fernanda Montenegro, Ziraldo, Geraldo Carneiro, Luiz Carlos Barreto, Vladimir Carvalho, Celso Amorim, dentre outros, o documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo” tem sua estreia no próximo dia 18/04

Jornalista, Deputado, Secretário de Estado, Ministro de Estado, Governador e Embaixador, José Aparecido conviveu com as maiores autoridades e personalidades do meio político, empresarial e cultural do Brasil e do mundo.

José Aparecido de Oliveira aos 32 anos era Ministro-Secretário da Presidência da República, criou a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, articulou a criação do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, foi o primeiro a ocupar o Ministério da Cultura, criado junto com Tancredo Neves. Como Governador do Distrito Federal restabeleceu o Projeto original de Brasília e com empenho pessoal viabilizou a outorga à cidade do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Como Embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido articulou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, instituição fundamental para o estreitamento das relações políticas, administrativas e culturais dos países lusófonos.

José Aparecido apoiou a cultura brasileira durante toda a sua vida.

No setor público (Secretarias de Estado de Cultura e Ministério da Cultura) criou as estruturas permanentes de elaboração e execução de políticas de fomento, difusão e conservação dos bens culturais; na iniciativa privada consolidou o conceito de que investir em cultura é um ótimo negócio.

Com depoimentos de Fernanda Montenegro, Ziraldo, José Sarney, Luiz Carlos Barreto, Sepúlveda Pertence, Geraldo Carneiro, Vladimir Carvalho, Jaguar, Celso Amorim, dentre outros, o documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo” leva às telas a trajetória deste mineiro obstinado cuja fibra e certeza de seus propósitos o levou da pequena Conceição do Mato Dentro/MG para o centro das decisões políticas e administrativas de Minas Gerais, do Distrito Federal, do Brasil e do mundo.

O longa-metragem documentário teve sua estreia no 52º Festival de Cinema de Brasília em novembro de 2019 e, pós pandemia, será lançado no próximo dia 18 de abril em 5 cidades: São PauloRio de JaneiroBrasíliaBelo Horizonte e na cidade de Conceição do Mato Dentro/MG, cidade natal de José Aparecido.

Sinopse: Documentário que narra a trajetória do jornalista, Deputado Federal, Secretário de Estado, Ministro de Estado, Governador e Embaixador, José Aparecido de Oliveira que conviveu com as maiores autoridades e personalidades do meio político, empresarial e cultural do Brasil e do mundo.

 

Incentivo:

GOVERNO DE MINAS GERAIS, COPASA, CEMIG, BANCO BMG, VALE, ANCINE e LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS.

DIRETORES: 

Mário Lúcio Brandão Filho

É produtor e diretor.

Produziu os longas-metragens “Tiradentes – O Filme” e “O Grande Mentecapto” de Oswaldo Caldeira e “Brasília, a Última Utopia” e, dentre outros, produziu os curtas premiados “Canta Diamantina” de Moacir de Oliveira e “Superfície, Domada, Partida, Dobrada” de Nilton Silva.

Gustavo Brandão

É produtor e diretor.

Dirige e produz diversos trabalhos como: “Tambores – Ritmos Originais do Brasil”, “Oscar Niemeyer – Pampulha, o Marco”, “Francisco Brennand – O Demiurgo”, “Amilcar de Castro – O Mestre da Dobra”, “Oscar Niemeyer – Pampulha, o Marco”, “João Câmara”, “O Caminho do Meio” e “Parênteses”.

Redes Sociais do filme:

 

@joseaparecido.documentario

@tradeproducao

@bretzfilmes

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui