Revista Cenário Minas

Cineclube promove sessão gratuita de filmes brasileiros

Oferecer acesso ao audiovisual e trazer obras ligadas ao cinema brasileiro, que concorreram ao Oscar, ao cinema feito por mulheres, cinema infantil, cinema e música, populações tradicionais e cinema mineiro. Essa é a proposta do Instituto Cabra com o projeto “Cinema na Praça”, realizado gratuitamente toda quarta-feira, às 19 horas, na Praça São Sebastião, no distrito de Casa Branca, em Brumadinho (MG). Após as exibições, o público pode sempre participar de um bate-papo com os realizadores.

O ciclo “cinema e música” chega ao fim após exibir nas duas últimas quartas-feiras “Jair Rodrigues: Deixa que digam” e  “My name is now, Elza Soares’, respectivamente. Agora, será a vez de “Emicida AmarElo: É tudo para ontem”, dia 31 de julho, seguido de debate com o diretor Fred Ouro Preto. E no dia 7 de agosto, após “Carmem Miranda: Banana is my business”, haverá uma conversa com a cineasta Helena Solberg.

As sessões contam com acessibilidade para cadeirante, legendas em português e tradução em libras. Com distribuição gratuita de pipoca, os pais podem assistir a sessão tranquilos enquanto as crianças brincam com monitoria oferecida pelo projeto.

A programação completa do Cinema na Praça pode ser conferida no Instagram @institutocabra

SOBRE O PROJETO

Cinema na Praça foi um dos dez projetos contemplados em todo o estado de Minas Gerais pela Lei Paulo Gustavo. A estreia ocorreu em junho com o premiado filme mineiro, “Marte Um”, sendo o primeiro a ser exibido dentro do ciclo “destaques no Oscar”, que teve ainda “O menino e o mundo”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil”.

SINOPSE EMICIDA AMARELO: É TUDO PARA ONTEM

O documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem” explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico Emicida. AmarElo foi apresentado no Theatro Municipal, em São Paulo, 2019, em um show que abordou parte da história da cultura negra no Brasil.

Direção: Fred Ouro Preto | Duração: 1h29min | Documentário, Musical
 

SINOPSE CARMEM MIRANDA: BANANA IS MY BUSINESS

O filme explora a vida de Carmem Miranda. Depois de conquistar fama no Rio de Janeiro, a “Pequena Notável” é importada pela Broadway no final da década de 1930. Apesar de sua estrela continuar a brilhar, a cantora vira também tema de controvérsia.

Direção e Roteiro: Helena Solberg | Duração: 1h31min | Documentário, Musical

 SERVIÇO:

Exibição “Emicida AmarElo: É tudo para ontem” e debate com o diretor Fred Ouro Preto
Quarta-feira, 31/7, às 19 horas, gratuito

Praça São Sebastião, Casa Branca, Brumadinho (MG)

Informações pelo Instagram @institutocabra

Exibição “Carmem Miranda: Banana is my business” e debate com a cineasta Helena Solberg
Quarta-feira, 7/8, às 19 horas, gratuito

Praça São Sebastião, Casa Branca, Brumadinho (MG)

Informações pelo Instagram @institutocabra

INSTITUTO CABRA

Fundado em 2020 o Instituto Cabra tem realizado diversas ações nas áreas de cultura, tecnologia e sustentabilidade. Através do Confio Atelier já atendeu, com oficinas de técnicas têxteis, mais de 200 mulheres em cinco regiões de Brumadinho (Quilombos, Sede, Aranha, Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão e Casa Branca). Promoveu nas escolas de Brumadinho, oficinas de conscientização ambiental e descarte através do reuso criativo do plástico, atendendo mais de 300 jovens. É parceiro da Gambiologia no projeto “Hacklab Volante”, um ônibus que leva um museu de artefatos tecnológicos para visitação em praças e escolas que já rodou pelos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais. Hoje o Instituto abriu sua sede como uma galeria cultural no centrinho de Casa Branca e oferece oficinas de Moda e Sustentabilidade e de Gambiologia para jovens da escola municipal. Já recebeu aporte financeiro da Femsa Coca-Cola, Magnesita, Instituto C&A, Vale e Ministério Público do Trabalho.

Informações para a imprensa

Flávia Amaral (31) 9 9167-0146 | flavia.amaral@primaveracomunicacao.com.br

Rafael Minoro – (31) 9 8988-6857 | minoro@contraregras.com.br

Sair da versão mobile