A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, com uma curadoria 100% feminina, anuncia a seleção de mais de 30 filmes, entre longas e curtas, de ficção, animação e documentário, nacionais e locais, divididos em diferentes sessões, que compõem a grade de programação das Mostras de Filmes, que acontece em sala de cinema profissional do Grupo Cineart, no Monte Carmo Shopping, em Betim, Minas Gerais, de 25 a 30 de novembro.
Entre os principais destaques deste ano está a exibição de filmes inéditos, como “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente; “Um dia antes de todos os outros”, de Valentina Homem e Fernanda Bond; filmes recém-lançados e obras celebradas como o cotado ao Oscar “O Agente Secreto”, direção de Kleber Mendonça,vencedor do Urso de Prata, em Berlim; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; o “Manas”, de Marianna Brennand, e os sucessos infantis “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, direção Fernando Fraiha, em homenagem ao artista Maurício de Sousa, que completa 90 anos este ano e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu.
No dia 26 de novembro acontecem duas sessões especiais em homenagem aos músicos mineiros Lô Borges e Milton Nascimento, com exibições dos longas “Nada Será Como Antes”, direção de Ana Rieper e “Milton Bituca Nascimento”, de Flávia Moraes.
O filme “Otelo, O Grande”, de Lucas H. Rossi terá a “Sessão Especial: Igualdade Racial”, nas atividades do mês da Consciência Negra, em parceria com “Novembro Negro”, evento realizado pela Superintendência de Igualdade da Prefeitura de Betim.
Segundo a cineasta e jornalista, Elizabete Martins Campos, idealizadora da “Mostra de Cinema de Betim” e fundadora da It Filmes, “a prioridade é colaborar para garantir a democratização do acesso ao cinema brasileiro, principalmente a quem nunca foi a uma sala de cinema, contribuindo para a formação de público e profissionais, por meio de sessões gratuitas de filmes nacionais, aprendizado e experimentações em oficinas, e debates durante o seminário, que busca saídas coletivas para o desenvolvimento local do setor”.
“A curadoria da Mostra partiu da premissa do território que é Betim, uma cidade industrial que, de alguma forma, fica fora do eixo Rio-São Paulo-BH, onde são os grandes centros cinematográficos, aos quais chegam o cinema diverso, com mostras nacionais e internacionais. Então, partindo desse pressuposto, fez-se a escolha de filmes que trouxessem linguagens ousadas, diversificadas, com temáticas de várias regiões do Brasil, filmes feitos por mulheres, no âmbito da periferia, com ousadia e experimentação peculiar na linguagem, no conteúdo, na forma”, diz Lorena Ortiz, cineasta e curadora de longas e curtas da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM.
A programação conta com filmes de artistas e produtores de Betim, com o lançamento de dois curtas realizados por alunos das oficinas da Mostra, com os documentários “Celso Moretti – Favela Negra”, direção Sebastian Gómez, “Solitude”, direção de Miguel dos Anjos e Elizabete Martins Campos, “Histórias que o Povo Conta: O Samba em Betim”, de Roberto Vinícius e Rafael Aquino e os curtas de ficção, “Mãe D’ouro”, de Maick Hannder; “Fia”, da cineasta Pris Garcia.
O SEMINÁRIO “BETIM INDÚSTRIA CRIATIVA – DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS”, que acontece no dia 25 de novembro, é o encontro que se estabelece como uma plataforma de troca de informações, diálogos e ponto de partida de ações, buscando conectar o primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade para dialogar sobre a indústria criativa, com foco no cinema e audiovisual. O evento contará com a presença de artistas, autoridades e empresas locais e uma palestra do produtor de cinema e presidente da RioFilme, Leonardo Edde.
Uma ação de intercâmbio acontece no dia 26 de novembro, na sede da Instituição Ramacrisna de Betim, parceira da Mostra junto ao Instituto Energisa, com a promoção de um encontro e trocas de experiências entre colaboradores das duas instituições. No mesmo dia haverá realização de uma sessão especial de curtas produzidos, no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira, incentivados pelo Grupo Energisa, que também será homenageada, durante o seminário, como empresa “case” de sucesso em investimentos sociais e em projetos artísticos-culturais, na programação “Cidades amigas do Cinema e Audiovisual”, da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM.
Reforçando seu compromisso com as capacitações profissionais, como pilar de desenvolvimento, um dos eixos principais da Mostra, são 10 oficinas gratuitas ofertadas, com 200 vagas, sendo 6 horas de duração cada, que abrangem a cadeia criativa, produtiva e de difusão em projetos audiovisuais.
“O carro chefe da Mostra de Cinema de Betim são as exibições de filmes. No entanto, a vejo inserida em um projeto maior, que tem impulsionado a cadeia do audiovisual na cidade e região – promovendo oficinas que servem também como preparação para a Mostra, que é um grande movimento de formação de público e de profissionais de Betim para o audiovisual”, comenta Mariana Tavares, professora, pesquisadora e curadora da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM.
“Entre os critérios de seleção, foram priorizadas produções dirigidas por mulheres. A própria Mostra é a materialização do fazer feminino, contando com uma equipe majoritariamente formada por mulheres e dirigida pela cineasta Elizabete Martins Campos, profissional ativista de longa trajetória na defesa do social e da representatividade no audiovisual”, comenta Leliane de Castro, curadora dos curtas da Mostra de Curtas.
“A 2ª Mostra de Cinema de Betim é uma iniciativa pioneira, ousada, que vem de encontro com uma vocação que a cidade tem. É uma oportunidade para mostrar, não só produção local, mas também de outras partes do Brasil. Também está sendo fomentada diferentes atividades que colaboram para fortalecer o audiovisual em Betim e em toda a região. É evento gratuito, aberto à população e serve de estímulo para quem tenha vocação, interesse e queira participar desse mundo fantástico, que é o mundo do cinema”, Vittorio Medioli, empresário do Grupo Sada, patrocinadora da Mostra.
Sessão de filmes na 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM (foto Vladimir Araujo)
“A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é patrocinada pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, pelo GRUPO SADA. Apoio Cultural Cineart, Prefeitura de Betim, Monte Carmo Shopping, Studio Cerri. Realização IT Filmes, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Governo Federal.”
PROGRAMAÇÃO
2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM
SERVIÇO:
2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM
de 25 a 30 de novembro- Mostra de Cinema
de 29/10 a 30/11 – Oficinas, Debates e Seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis”
Oficinas abertas para inscrições.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA.
Youtube – www.youtube.com/watch?v=bsYOb1euTZ0.