21.7 C
Belo Horizonte
ter, 10 março 26

Cine Santa Tereza recebe programação da 19ª Mostra CineBH

O Cine Santa Tereza recebe, entre os dias 23 e 28 de setembro, parte da programação da 19ª edição do “CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte” / 16ª edição da “Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting”. Realizado pela Universo Produção, o evento promove a conexão entre o cinema latino-americano, a produção brasileira e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla e na bilheteria do cinema, 60 minutos antes das sessões. A mostra conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) e da Belo Horizonte Film Commission. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Neste ano, a Mostra CineBH terá como temática central “Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro?”. A reflexão é feita a partir dos desejos sobre a força cultural e política do cinema latino-americano em meio a desafios globais. Por meios de filmes e debates, a mostra aborda as violências internas e externas sob o continente, incluindo a reconcentração do poder capitalista e a interferência nas legislações nacionais, contexto em que o cinema resiste a partir de coletivos regionais.  A reflexão incorpora elementos da arqueologia e do luto, com produções que investigam vestígios históricos e silenciamento imposto por colonizadores.

Um dos destaques da 19ª Mostra CineBH no Cine Santa Tereza será a exibição do premiado “Marte Um” (Gabriel Martins, 2022) na mostra “Homenagem”. A obra retrata a vida de uma família da periferia mineira que enfrenta os desafios em meio às incertezas do Brasil. O cinema também recebe a mostra “Vertentes”, que apresenta os filmes de pré-estreias mais aguardadas do segundo semestre de 2025. Será exibido “Meu Pai e Eu” (Thiago Moulin, 2025), um documentário biográfico do autor, que tenta quebrar ciclos de ressentimentos geracionais de sua família. Já a mostra “A Cidade Em Movimento” apresenta o filme “Seu Amor” (André Amparo e Cris Azzi, 2023), que acompanha a história de Robson, um garoto de 14 anos que vive em uma realidade de homofobia e violência, enquanto entende sua própria sexualidade. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a equipe e convidados.

O Cine Santa Tereza também receberá sessões do “Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting”, evento de mercado do cinema brasileiro que integra a programação da Mostra CineBH. O evento chega a sua 16ª edição consolidado como ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo. O objetivo do evento é divulgar projetos de longa-metragem brasileiros que estão em desenvolvimento ou em fase de finalização. O evento facilita a formação de parcerias e a troca de informações, contribuindo para que os filmes brasileiros ganhem visibilidade em festivais e mercados internacionais. As sessões no Cine Santa Tereza irão exibir os filmes “A natureza das coisas invisíveis” (Rafaela Camelo, 2025); “A vida secreta de meus três homens” (Letícia Simões, 2025) e Suçuarana (Clarissa Campolina e Sérgio Borges, 2024).

SOBRE A MOSTRA

A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte promove atividades para todos os públicos, pensando na formação, exibição e difusão do cinema latino-americano. O evento também se conecta a outras manifestações artísticas, como música e artes visuais, e dialoga com a própria cidade. A mostra conta com programações em oito espaços da capital: Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque), Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec (Grande-Teatro e o Teatro de Câmara), Una Cine Belas Artes, Teatro Sesiminas, Salas de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Santa Tereza – que exibirá exclusivamente produções brasileiras – e Praça da Liberdade. A programação completa pode ser consultada no site do CineBH.

SERVIÇO

19ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

 

Data: 23 a 28 de setembro

Ingressos: gratuitos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro (a partir de 60 minutos antes do evento).

 

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza).

19ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

 

PROGRAMAÇÃO – CINE SANTA TEREZA

Dia 24, quarta-feira

19h30 – Mostra homenagem

Marte um (Gabriel Martins | Brasil| 2022 | Ficção | 115 min)

O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

Classificação indicativa: 16 anos

Dia 25, quinta-feira

19h30 – Mostra vertentes

Meu pai e eu (Thiago Moulin | Brasil | 2025 | Documentário | 70min)

Dez anos após a morte do pai, chega a hora de abrir a mala com diários e registros de uma vida inteira. Entre desejos interrompidos e silêncios familiares, Meu Pai e Eu é um documentário autobiográfico que apresenta a jornada do diretor para quebrar, por meio de sua própria história, os ciclos de ressentimento que sempre atravessaram gerações em sua família.

Classificação indicativa: 12 anos

Sessão comentada com participação do diretor.

Dia 26, sexta-feira

20h – Mostra cinemundi

A natureza das coisas invisíveis (Rafaela Camelo| Brasil | 2025 | Ficção | 90min)

Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Classificação indicativa: 12 anos

Sessão comentada com participação do diretor e mediação do colaborador Paulo de Carvalho.

Dia 27, sábado

17h30 – Mostra cinemundi

A vida secreta de meus três homens (Letícia Simões | Brasil | 2025 | Ficção | 75min)

A Vida Secreta de Meus Três Homens é um documentário fabular que questiona a identidade do Brasil diante de sua história e herança de violência e, através da poesia, cria a possibilidade de outra realidade.

Classificação indicativa: 12 anos

20h – Mostra cinemundi

Suçuarana (Clarissa Campolina e Sérgio Borges | Brasil | 2024 | Ficção | 85min)

O filme narra a história de Dora, uma mulher que passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento.

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 28, domingo

16h – Espetáculo circense + curtas

Menino Gepeto (Cláudio Constantino e Rafael Guimarães | Minas Gerais | 2025 | Animação | 13min)

Sacis (Bruno Bennec | Minas Gerais | 2024 | Ficção | 23min)

Sobre amizade e bicicletas (Julia Vidal | Brasil | 2022 | Ficção | 12min)

Classificação indicativa da sessão: livre

18h – Mostra a cidade em movimento + roda de conversa

Sou amor (André Amparo e Cris Azzi | Brasil | 2023 | Ficção | 92min)

Após apanhar do pai por sair travestido pelas ruas da pequena Luisburgo, Robson é enviado, junto com o irmão mais novo, para morar com a avó em Belo Horizonte. Na cidade grande ele descobre que o preconceito está em todos os lugares. Em meio à violência e à homofobia, Robson tenta se entender e compreender por que a sua orientação sexual e identidade de gênero são tão importantes para os outros.

Classificação indicativa: 14 anos

Sessão com roda de conversa, contando com a presença da equipe do filme e convidados.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

2º Festival do Arroz destaca pratos com o grão brasileiro

O arroz, ingrediente essencial da culinária brasileira e presente...

Experiência premium em sala VIP no Porto de Santos

Colunista de Turismo: Patricia Torres @seliganatrip.oficial, @patytorres.viagens O embarque de cruzeiros...

Nutricionista Comportamental e Emagrecimento Sustentável

A busca por um nutricionista comportamental tem crescido exponencialmente...

Macacos firma mais uma vez sua posição como capital nacional do Teatro de Bonecos

2ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos será realizada...

Isolamento térmico baixa até 15°C no verão

As ondas de calor que atingem o Brasil têm...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui