25.3 C
Belo Horizonte
sex, 25 abril 25

“Selva: Solidão” estreia temporada no Teatro Sérgio Porto

A partir de 11 de abril o Teatro Sérgio Porto, Humaitá (RJ), recebe “Selva: Solidão”, monólogo escrito por Jefferson Almeida e Vinicius Teixeira. A peça, estrelada por Vinícius, que interpreta três personagens, tem produção da A Marica Latina e faz curta temporada até 20 de abril, com sessões às sextas e sábados às 20h, e domingos às 19h, e tem como intuito se aprofundar na pesquisa sobre a solidão LGBTQIAPN+.

“Fico feliz de poder reestrear a peça, e ter a possibilidade de me comunicar com um público ainda maior. “Selva: solidão” fala sobre solidão LGBTQIAPN+, e sinto que ela funciona como um espelho onde, através das vivências dos personagens, conseguimos reconhecer comportamentos que temos dentro da comunidade e que são extremamente danosos para nós como indivíduos, e como grupo. Pensar que, a partir das reflexões propostas pela peça, o público pode reavaliar essas atitudes e muda-las de forma prática nas suas vidas, me faz perceber a importância de colocar essa história novamente em cena”, relata Vinicius.

 SINOPSE: Jonathan, um atendente de fast food, Luiz Felipe, um garoto de programa e Antônio, um professor universitário aposentado, três homens gays que têm suas vidas cruzadas. Através dos desenvolvimentos de suas trajetórias e das relações que se estabelecem entre eles, “Selva: Solidão” convida o público a refletir sobre os efeitos de se crescer como uma pessoa LGBTQIAPN+ em um mundo heteronormativo, e sobre o constante sentimento de solidão presente na comunidade.

“Percebo que as pessoas se identificam muito com os personagens, com os sentimentos, com as inseguranças e com o medo da solidão. Acho que as questões que eles apresentam estão muito presentes nas nossas relações do dia a dia, porém, existe uma dificuldade de perceber, na vida, como alguns hábitos e atitudes já naturalizados, podem ser danosos a longo prazo. Acho que a peça nos coloca como expectadores de nós mesmo”, diz o protagonista sobre a reposta que recebe do público.

Após o sucesso da 1ª temporada, que foi realizada em novembro de 2024, o ator fala da expectativa da chegada de “Selva: solidão” no Teatro Sérgio Porto.

“Cada temporada é muito importante para que a peça siga acontecendo. Acredito muito nas reflexões que essa história propõe, e sinto que a solidão é um tema que tem feito parte da realidade de muitos de nós. Eu espero que, nessa nova temporada, o espetáculo consiga continuar levando pessoas ao teatro. Nessa nova localização, a nossa expectativa é que o público abrace o espetáculo de uma forma tão calorosa quando o da primeira temporada, e que possamos continuar estabelecendo conexões e diálogos potentes para um público cada vez mais amplo”, revela.

Vinicius acredita que seja de extrema importância colocar dramaturgias originais escritas e pensadas por pessoas LGBTQIAPN+ nos teatros, cinema, livros e diferentes segmentos da sociedade, principalmente no Brasil, que é o país que mais mata pessoas LGBTQ+ no mundo. O ator é protagonista, ao lado de Gabriel Fuentes, do filme “O Melhor Amigo”. No longa, seu personagem Lucas viaja para o litoral do Ceará sozinho em meio a uma crise com o namorado, e encara sentimentos voltando à tona quando encontra Felipe (Fuentes) um antigo amigo da faculdade. Juntos, eles se perdem nas noites quentes e musicais da praia de Canoa Quebrada.

“As produções tem propostas bem diferentes, enquanto “O Melhor Amigo” tem uma atmosfera solar e divertida, “Selva: Solidão” é um espetáculo denso, e nos coloca de frente com muitas dores de se crescer e se viver como uma pessoa LGBTQIAPN+. Mostrar a nossa realidade é transformador para que possamos agir pela mudança desse cenário, mas também sinto que, paralelamente, é importante que existam produções que retratem a nossa comunidade de uma forma romântica e leve. É muito potente na criação desse imaginário de um futuro mais feliz para nós. É uma felicidade imensa poder contar histórias de personagens LGBTQIAPN+ com narrativas e linguagens tão diferentes”, completa.

Os ingressos para “Selva: Solidão” podem ser adquiridos no riocultura.eleventickets.com

 “Selva, Solidão”

Temporada: 11 a 20 de abril

Local: Teatro Sérgio Porto

Endereço: Rua Visconde de Silva, s/n ao lado do nº 292.

Dias: de sexta a domingo

Horários: Sextas e sábados às 20h, domingos às 19h

Capacidade: 98 lugares

Duração: 70 minutos

Classificação: 16 anos

Gênero: Drama, LGBTQIAPN+

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Ingressos (venda): riocultura.eleventickets.com

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Expectativa de vendas milionárias movimenta o varejo na reta final para o Dia das Mães

Especialista aponta que estratégias baseadas em experiência e propósito...

Relação entre pressão alta e doença renal

26 de abril é o Dia de Combate à...

Projeto ESTAÇÃO valoriza memórias da ferrovia EFVM

Amparado nos pilares da Formação Artística e Profissional, da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui