O Rio de Janeiro, berço afetivo da Bossa Nova, tem agora um motivo especial para olhar para o Nordeste: entre 28 e 30 de novembro de 2025, Juazeiro (BA) realizará o Festival A BOSSA!! — Do João e do Velho Chico, um grande tributo ao juazeirense João Gilberto, cuja batida revolucionária ecoou pelo mundo a partir das margens do Rio São Francisco antes de conquistar, definitivamente, a Zona Sul carioca.
Com programação completamente gratuita, o festival propõe um reencontro entre o país e a obra de um dos nomes mais influentes da música brasileira, convidando o público a revisitar as origens de um movimento que moldou a identidade sonora do Rio e transformou Copacabana, Ipanema e o Leme em epicentros culturais globais.
Durante três dias, Juazeiro celebrará a genialidade de João Gilberto em espaços emblemáticos da cidade, como o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II. Shows, encontros culturais, atividades educativas e bate-papos compõem a programação que destaca a importância do Vale do São Francisco na formação artística do mestre, um recorte histórico ainda pouco explorado pelo grande público.
Entre as atrações estão artistas que dialogam diretamente com a história e a estética carioca: Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Roberta Sá, Daniel Jobim, Vanessa da Mata, além do Quinteto Sanfônico do Brasil, Mônica Sangalo, além de músicos regionais que reforçam o elo entre tradição e modernidade.
O festival destaca a trajetória de João Gilberto e reafirma Juazeiro como uma das matrizes da Bossa Nova — lembrando que, antes de ganhar o mundo pelas vozes e violões de Copacabana, a estética minimalista e sofisticada do gênero foi gestada no silêncio, no sol e nas margens do Velho Chico. A casa onde viveu João Gilberto em Juazeiro ficará aberta para visitação durante todo o evento, criando um roteiro histórico que deve interessar a jornalistas, pesquisadores e fãs do artista.
“Costumo dizer que a bossa de João Gilberto nasceu aqui, à beira do Rio São Francisco. Por isso era necessário trazer esses artistas tão importantes para cá, para reverenciar o gênero e seu criador”, afirma Targino Gondim, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro e idealizador do festival. Totalmente gratuito, o Festival A BOSSA!! reafirma o compromisso de democratizar a cultura e fortalecer o patrimônio imaterial do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e integra o Festival Edésio Santos da Canção (FESC).
Programação inclui o histórico Festival Edésio Santos da Canção
A edição 2025 do Festival A BOSSA!! integra também o consagrado Festival Edésio Santos da Canção, um dos mais longevos eventos de música autoral do Nordeste. Haverá ainda talk shows com o lendário produtor Armando Pittigliani, figura-chave da música brasileira e descobridor de talentos da Bossa Nova, um nome que certamente desperta a atenção da imprensa cultural carioca.

PROGRAMAÇÃO:
Sexta(28)
16h (Centro de Cultura João Gilberto):
Inauguração da obra O Nascimento da Bossa Nova (de Alex Moreira)
17h (Arena Centro de Cultura João Gilberto):
Bate-Papo & Bossa Talkshow com
Armando Pittigliani e amigos;
19h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): Edésio Santos da Canção;
22h (shows na Orla ll):
Lenine
Roberto Menescal & Théo Bial
Maurício Dias
Silas França
Sábado (29)
17h (Arena Centro de Cultura João Gilberto):
Bate-Papo & Bossa Talkshow com
Armando Pittigliani e amigos;
19h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): Edésio Santos da Canção;
22h: (shows na Orla ll):
Mônica Sangalo
Loulu Gilberto
Daniel Jobim
Quinteto Sanfônico do Brasil
Domingo (30)
19h (Shows na Orla ll):
Alexandre Leão
Roberta Sá
Apresentação e Premiação dos Vencedores do Edésio Santos da Canção;
Vanessa da Mata