Com a alta do preço do cacau, que chegou a 189% nos últimos 12 meses, a Páscoa deste ano promete ser um grande desafio para confeiteiros de todo o Brasil. Logo nesta data, que é a melhor do ano para quem trabalha com confeitaria e, com criatividade e planejamento, pode se tornar também uma das mais lucrativas.
“O aumento nos preços do cacau requer uma adaptação no modo de produção e no planejamento dos negócios. No entanto, este cenário também abre portas para a inovação. Podem ser explorados novas receitas, ingredientes alternativos e estratégias de marketing para atrair clientes e fidelizar amantes do chocolate”, afirma diz Danielle Neves, a Dani Formigueiro, idealizadora do Empreendendo no Lar, confeiteira e promotora do Confeitar Minas 2025.
Segundo ela, para enfrentar estes desafios, é fundamental estar sempre atualizado e preparado. Por isso, Dani Formigueiro afirma que eventos como o Confeitar Minas 2025, que acontecerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de março, em Belo Horizonte, tornam-se essenciais. Com mais de 2.500 vagas gratuitas disponíveis em aulas, palestras e workshops, os participantes vão poder aprender sobre como gerenciar seus negócios de forma eficaz e criativa.
Neste evento os confeiteiros terão a oportunidade de se aprofundar em temas como precificação de produtos, marketing, gestão de estoque e a importância de oferecer produtos de qualidade, mesmo com o aumento dos custos. “Além disso, a troca de experiências com outros profissionais da área pode render insights valiosos e novas parcerias”, diz a promotora do Confeitar Minas2025. Ela acrescenta ainda que estão previstas aulas de confeitaria para crianças acima dos 10 anos. Além disto, haverá praça de alimentação e estandes de venda de produtos.
“E pensando em inclusão, vai ter uma arena especial com aulas e palestras para surdos com intérprete de LIBRAS e uma turma para adolescentes e jovens com síndrome de Down”, informa a promotora do Confeitar Minas 2025.