Nos dias 01 e 02 de agosto, Belo Horizonte recebe a 5ª edição do Mesa ao Vivo Minas Gerais. Este, que é o maior circuito gastronômico do país, idealizado e realizado pelo Mundo Mesa – Núcleo de Inteligência em Gastronomia que produz a revista e plataforma Prazeres da Mesa – reúne os principais chefs e especialistas em aulas-show, palestras, degustações, experiências e jantares exclusivos. A sede do evento será o Senac Belo Horizonte, onde, sob a temática “Cozinha Mineira: Patrimônio, Origem e Futuro” , prestigiados chefs e profissionais da gastronomia nacional se unem com alunos, entusiastas e o trade da gastronomia e turismo para um intercâmbio de conhecimentos, com o objetivo de principal promover uma conexão consistente da escola com o mercado.
“Minas é uma referência de patrimônio imaterial da gastronomia. Tem uma história importante, mas não vive só do passado, e o Mesa ao Vivo vem mostrar quem faz a nova cozinha mineira. As aulas serão incríveis, mostrando os novos talentos do Estado”, complementa Mariella Lazaretti, Sócia/diretora do Mundo Mesa, realizadora do circuito.
Reconhecido como uma incubadora de talentos gastronômicos e de empresas visionárias do setor, o Mesa ao Vivo proporciona uma experiência imersiva que impulsiona e fortalece o cenário gastronômico nos cenários regional e nacional. O evento possui a correalização da Cumbucca Projetos e patrocínio educacional do Senac Minas, que apresenta esta edição.
Integrado ao Sistema Fecomércio MG desde 1946, o Senac é uma referência em educação profissional nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo. A instituição oferece diversos cursos em todos os segmentos de atuação profissional demandados pelo mercado, destacando-se por sua metodologia, tradição e ambientes de práticas pedagógicas que proporcionam uma formação de alta qualidade. O objetivo do evento junto ao SENAC Minas é trazer a capacitação interdisciplinar e criativa, afinal a gastronomia é sinônimo de sabores e experiência.
O ano da Cozinha Mineira
O tema proposto para 2024 ganhou força, o Governo do Estado entende que a Cozinha Mineira garante desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, e também é política de Estado. Em março deste ano, através da SECULT, lançou o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, que envolve um trabalho conjunto entre secretarias de Estado e parceiros com o objetivo de fomentar e estimular a Cozinha Mineira em todo o Brasil e também no mercado estrangeiro.
“Explorar as raízes históricas da cozinha mineira como patrimônio cultural já é um excelente exercício para a inovação. A nossa cultura alimentar é um infinito de possibilidades.”, explica Marcelo Wanderley, da Cumbucca Projetos.
Programação com nomes de peso
Ao todo, serão 34 atividades de aulas-shows de nomes como Ian Baiochi , Lucas Corazza, Carol Fiorentino, Elisa Fernandes, Diego Lozano, Bruna Martins, Caio Soter, Flavio Trombino, Juliana Duarte, Heitor Silva, entre os demais importantes personalidades da gastronomia mineira.
O evento inclui programação gratuita e aberta ao público, batizada de Farofa Brasil. A feira reúne produtores da gastronomia familiar de várias partes de Minas Gerais, com barracas de produtos próprios. São itens como azeite, cogumelos, frutas, geleias, queijos, vinhos e cachaças. É o espaço para conhecer e degustar as melhores bebidas e comidinhas entre as aulas do Mesa Ao Vivo.
Já as atividades pagas da Mesa ao Vivo se dividem em duas frentes: aulas-shows e salas de degustações, com ingressos que variam de R$50 a 90. Nas salas de degustação, estão previstos cafés, queijos, vinhos, cervejas e cachaças.
Além de promover conversas e práticas sobre o universo da comida, o evento oferece jantares magnos, que proporcionam uma experiência única aos participantes, onde pratos elaborados e técnicas culinárias inovadoras de renomados chefs são apresentados em um ambiente de refinamento e apreciação gastronômica.
Jantar Magno Novotel
Na sexta-feira (02), Guilherme Melo, chef do Nuúu Restaurante, do Novotel Savassi, recebe para o Jantar Magno s chefs Lucas Corazza, o criativo confeiteiro viajante e apresentador do programa “Que Seja Doce”, da GNT; a paulista Carol Fiorentino, com sua cozinha descomplicada e saudável; Caio Soter, do Pacato Restaurante, que através da ligação com os territórios transforma a cozinha mineira, e Fabiana Rodrigues, a chef especialista em cozinha mediterrânea com bases da cozinha mineira. Com ingressos limitados e disponíveis na plataforma Sympla, o Jantar Magno terá um menu exclusivo, composto por entradas, snacks, pratos principais, frutos do mar e carnes, além de sobremesa. Todas as etapas do jantar serão harmonizadas por vinhos da Del Maipo Wines.
Jantar Magno Grogotó
O grande evento de encerramento do circuito aconteceu na noite do sábado (03), no icônico Hotel-Escola Senac Grogotó, em Barbacena. Ele celebra “A volta de um ícone”, com a retomada da gestão do Senac Minas para o primeiro hotel-escola da América Latina, que formou e consagrou grandes chefs de cozinha no Brasil.
Com convidados especiais do trade do turismo, um menu harmonizado de 6 tempos terá como base as origens da cozinha mineira e a orientação da cozinha francesa. Os chefs anfitriões do jantar possuem uma profunda conexão com hotel-escola, com Mauro Cezar, chef executivo do hotel com 11 anos de casa; e Edson Puiati, que além de chef de cozinha e diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac Minas, ele foi aluno, professor e gerente geral do Grogotó no passado.
O menu segue com Ivo Faria, chef mineiro multi-premiado nacionalmente e considerado um dos principais expoentes da gastronomia mineira, que também foi aluno da escola. O time segue com Diego Lozano, reconhecido como o melhor chocolateiro do país e vencedor da seletiva brasileira do World Chocolate Masters em 2007, onde ficou entre os 20 melhores do mundo; Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do MasterChef Brasil e à frente do Clos Wine Bar e Bistrô, em São Paulo; e Ian Baiocchi, restaurateur premiado e prestigiado no centro-oeste brasileiro, foi eleito o Melhor Chef do ano na categoria nacional pela Revista Prazeres da Mesa em 2023.
O Hotel Escola Senac Grogotó fica localizado em Barbacena, a 170 km de Belo Horizonte, o equipamento turístico oferece 88 quartos e diversos espaços de lazer e descanso. Desde 1968, o Grogotó é referência na formação de profissionais da gastronomia e administração hoteleira que atuam em todo o Brasil e no mundo.
Sobre o Circuito Mesa ao Vivo
O evento expande sua projeção ao ter registrado nas páginas da maior revista de gastronomia do país – e na sua mídia digital com mais de 1,4 milhão de seguidores do Mundo Mesa, – todo o show de conteúdo gerado em dois dias de muita comida, bebida, cultura, reportagens e festas na cidade visitada e arredores.
Serviço
5ª edição do Mesa ao Vivo Minas Gerais
Dias 01, 02 de agosto, das 11h às 19h
SENAC Belo Horizonte – Rua dos Goitacazes, 1159 – Barro Preto.
Belo Horizonte – MG, 30190-052
Saiba mais em @prazeresdamesa
Ingressos em www.prazeresdamesa.com.br/
Programação completa
Quinta-feira (01/08):
Cozinha 1
12h – Lucas Corazza
13h15 – Quilombo Ribeirão
14h – Carol Fiorentino
15h30 – Flávio Trombino
17h – Ian Baiocchi
Cozinha 2
11h30 – Cristovão Laruça
13h15 – Juliana Duarte
14h45 – Marcus Monteiro
16h15 – Felipe Leão
17h30 – Carol Fadel e Maria Clara
Sala de degustação
14h – Café – Julia Henrique
15h30 – Vinhos – Osmar Santos
17h – Cervejas – Heitor Silva
Sexta-feira (02/08)
Cozinha 1
11h – Elisa Fernandes
12h15 – Diego Lozano
13h30 – Caio Soter
14h45 – Gui e Gabi
16h – Michael Yamashita
17h15 – Bruna Martins
Cozinha 2
11h45 – Fabiana Rodrigues
13h15 – Jaime Solares
14h45 – Tainá Moura
16h15 – Yves Saliba
17h30 – André Paganini
Sala de degustação
12h – Mesa Pão – Fernando Bebber
13h30 – Queijos – Elmer Almeida
15h – Cachaças – Leo Gomes
16h30 – Percepção e evolução dos sabores – Victor Barbosa