Tradicional destino turístico do Sul de Minas, Monte Verde recebe o “Gastronomia nas Montanhas” até 29 de setembro e o festival é um atrativo especial para os turistas que visitam o distrito de Camanducaia, situado a apenas 160 km de São Paulo, e não abrem mão de desfrutar de uma culinária requintada e de primeira qualidade. Iniciado no último dia 7, o evento conta com a participação de 19 restaurantes, está agitando este período final do inverno no vilarejo mineiro e a sua realização também ajudará a abrir a primavera, marcada para começar no próximo domingo (22), em grande estilo na localidade.
Promovida pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com o Sebrae Minas, a atração está sendo organizada em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia e o Sindicato Patronal de Serras Verdes. Cada estabelecimento participante preparou um prato criado especialmente para o festival (veja em detalhes na lista abaixo), sendo que, em seu último final de semana, o evento abrigará uma grande festa, no portal de entrada do distrito, nos dias 28 e 29, com barracas personalizadas, workshops, experiências gastronômicas e ainda presenteará os visitantes com a 2ª edição do Circuito Amantikir Festival, realizado pelo Sesc. A sua programação prevê duas apresentações de blues, dos grupos Tritonne Band e Harp Attack, além de uma outra de jazz da banda Benny Goodman Revival. Para completar, haverá som mecânico com DJ, na abertura do evento, no final da manhã, a partir das 11h, e no término da agenda musical, à noite, com início às 20h30.
Os 19 restaurantes participantes integraram um processo conduzido pelo programa “Prepara Gastronomia”, do Sebrae Minas, criado com o propósito de impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. Beneficiados por essa iniciativa, os empresários desses estabelecimentos receberam consultoria especializada e sem custo para recepcionar os turistas da melhor forma, com pratos especiais voltados às características da culinária oferecida por cada local.
Rebecca Wagner, presidente da MOVE, celebra a realização do evento gastronômico em Monte Verde, pouco depois de a entidade já ter organizado, em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia, a última edição do “Inverno nas Montanhas”, que ofereceu ao público atrações culturais gratuitas em cinco sábados consecutivos, no período entre 29 de junho e 27 de julho. “Tem sido uma grande alegria ver o nosso distrito abrigando essa edição do festival, que ajuda a evidenciar ainda mais a sua gastronomia diversificada, proporcionada por diversos restaurantes de alta qualidade e de diferentes especialidades. E essa parceria feita pela MOVE e a Prefeitura de Camanducaia com o Sebrae vem ajudando os empreendedores do setor a oferecer experiências gastronômicas cada vez melhores aos seus clientes”, ressalta Rebecca.
Anderson Faria, analista do Sebrae, também destaca os benefícios trazidos pelo programa aos estabelecimentos participantes. “O Prepara Gastronomia vem capacitar micro e pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, com o propósito de fortalecer esses empreendimentos e também a identidade cultural e a gastronomia mineira. São capacitações voltadas para gestão do negócio e também ações voltadas para preparação e apoio em festivais e outros eventos gastronômicos. Em Monte Verde, nós capacitamos um grupo de empresários com a estratégia de promover gestão do negócio e de preparar o festival, com pratos elaborados especialmente para o evento, e que vão valorizar ainda mais as características locais desse importante destino turístico”, destacou Faria.
Com a MOVE entre os seus realizadores, o “Gastronomia nas Montanhas” conta com o apoio da Associação Comercial de Monte Verde, do Sesc e do Jornal Voz da Terra. Entre os restaurantes participantes, o Quinta do Rio e o Colibris Café e Bistrô estão em áreas rurais de Camanducaia e ficam respectivamente nos bairros de Bom Jardim e Ponte Nova, enquanto o Fazenda Pedra Branca Empório e Café está localizado no distrito de São Mateus no município.
Confira os restaurantes participantes e os pratos especiais de cada um para o evento:
Costela Alameda (ragu de costela cozido com cerveja preta e vinho tinto, acompanhado de surpresine ao molho de manteiga)(Foto: Divulgação/MOVE) |
Arvorecer Pizzaria & Forneria
Pizza de abóbora e linguiça (creme de abóbora, linguiça artesanal de porco caipira, muçarela Fior di Latte, manjericão, parmesão, geleia de maçã e pimenta)(Foto: Divulgação/MOVE) |
Berinjela ao forno (regada com molho de tomate e muçarela de búfala, com um toque de molho pesto)(Foto: Divulgação/MOVE) |
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Fricadelli (feito com pão redondo artesanal e bolinho de carne bovina, servidos com acompanhamento de molhos típicos da Alemanha à escolha do cliente: remoulade, curry catchup ou mostarda)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Pirulito de Mineiro (torresmo feito em formato de rocambole e com recheio de purê de maçã e uva)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Tiramisù na taça (sobremesa italiana à base de café com bolacha Maria, creme com toque mineiro e um leve sabor de pinhão)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Strudel salgado (em duas versões, sendo uma vegetariana com cogumelos e outra de frango)
Confraria Gastropub e Pizza Bar
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Mantiqueira (pizza napolitana contemporânea com truta defumada, molho San Marzano, muçarela Fior di Latte, mix de cogumelos e espuma de parmesão)
Fazenda Casa Branca Empório e Café
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Bolinho de milho verde (feito com milho verde fresco, combina o grão triturado e temperos, formando uma massa consistente. Essa mistura é moldada em pequenas bolinhas e fritada em óleo)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Szegediner Goulasch (ensopado húngaro de paleta suína temperada com especiarias, creme de leite fresco e repolho em conserva, acompanhado de batatas cozidas)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Parpadelle Ragu de Ossobuco (massa de grano duro italiana e ragu de ossobuco cozido em baixa temperatura)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Marreco Germânico Recheado (ave assada servida com batata, purê de maçã, repolho roxo com bacon e porção de arroz)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Bolinho da Quinta (bolinho frito de posta de bacalhau gadus morhua)
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Picanha Angus na Cerveja (picanha Angus temperada na cerveja preta com batatas aos murros e ao molho de queijo gorgonzola)
Sierra 360 Restaurante Giratório
Clique Para Download |
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Stinco de Cordeiro (cordeiro assado ao vinho tinto, acompanhado por risoto ao Pinot Noir e cogumelos)
Clique Para Download |
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Leitão à Monte Verde (Leitão acompanhado de tutu de feijão, couve crispy e geleia de laranja)
Villa Donna Bistrô
Clique Para Download |
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Risoto Copa Lombo (risoto com crispy de bacon defumado, pinhão e ervas frescas, finalizado com “Pulled Pork” – copa lombo suína e defumada no fogo à lenha e cozida até desmanchar)
Clique Para Download |
(Foto: Divulgação/MOVE) |
Skause (ensopado de cordeiro e vegetais da terra em molho de cerveja Stout. Acompanha pão de centeio e sementes)
Clique Para Download |
Bolinho de Cupim (Preparado artesanalmente com cupim assado no bafo em 14 horas de cocção com temperatura controlada. É acompanhado por caldo demi-glace com ervas aromáticas e empanado em farinha Panko)