25.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 novembro 25

Chef mineira celebra suas raízes em negócio de gastronomia

No dia 19 de novembro, quando se celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino, a história da chef Maria Clara Alves Fonseca, de 30 anos, exemplifica a coragem e a determinação das mulheres brasileiras que transformam paixão em negócio. Natural de Mirabela, no Norte de Minas Gerais, ela é sócia do restaurante Andu de Dois, em Belo Horizonte, onde serve uma cozinha que resgata as raízes da cultura geraizeira.

Formada em Arquitetura e Urbanismo, Maria Clara sempre gostou de projetar e criar, mas sentia que faltava algo. “Acredito que essa mudança veio de uma inquietude que vibrava no peito. Eu amava cozinhar, receber amigos, criar experiências”, relembra. O sonho de ter um restaurante existia, mas havia ficado em segundo plano durante a escolha da primeira graduação.

A virada aconteceu em 2021, quando, com o apoio dos pais, mudou-se para São Paulo para participar de cursos de culinária. Em seis meses na capital paulista, estruturou seu primeiro empreendimento, o “Maria Cozinha”, dedicado à venda de marmitas e pães de queijo congelados e recheados. Em seguida, levou o negócio para o Rio de Janeiro, testando novos mercados e suas próprias habilidades.

Formação no Senac como impulso ao empreendedorismo

No final de 2022, de volta a Minas Gerais, Maria Clara recebeu uma proposta desafiadora: chefiar a cozinha de um restaurante em Montes Claros. A experiência mostrou que ela precisava de formação sólida, tanto em técnicas culinárias quanto em gestão. Foi quando tomou a decisão de se mudar para Belo Horizonte e entrar na Faculdade Senac em Minas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, para cursar Gastronomia.

“O Senac me deu a segurança de seguir a carreira que desejava. Além de aprender novas técnicas na cozinha com referências clássicas, étnicas e brasileiras, o curso me ensinou sobre negócios”, destaca a chef.

Durante a formação, Maria Clara atuou como monitora, participou de eventos gastronômicos com chefs renomados e ampliou sua rede de contatos na cidade. “Eu me sentia aprendendo duas vezes mais com essa experiência.”

Andu de Dois: cozinha afetiva que emociona

Foi também no curso de Gastronomia da Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte que Maria Clara conheceu Hernane Rocha, sócio na criação do Andu de Dois. O restaurante, que começou com serviços de delivery, evoluiu para um espaço físico em junho deste ano. “A grande maioria dos nossos clientes é formada por pessoas do Norte de Minas, que sentem falta de comer algo que remeta às suas origens. Sempre há emoção e felicidade em servi-las com algo que as toca tanto.”

A decisão de empreender, no entanto, não veio sem desafios e dúvidas. “No início era difícil saber quem seria nosso público, se as contas fechariam e se teríamos como gerir esse negócio de forma saudável. Hoje, a gente já consegue responder quase todas essas perguntas, mas novas questões aparecem diariamente. Com rotina e persistência, continuamos trabalhando para lapidar nosso restaurante.”

Tanta dedicação colocou o Andu de Dois no radar da crítica especializada e do público que aprecia uma boa comida mineira. Com quatro meses de portas abertas, o restaurante foi indicado em duas categorias do Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025: Novidade do Ano e Chef Revelação. “Ficamos emocionados e felizes em sermos notados. Além da gratidão, há aquele sentimento de que estamos no caminho certo, fazendo o que acreditamos e amamos”, celebra.

Empreendedorismo feminino em MG

De acordo com o Portal do Empreendedor, do governo federal, Minas Gerais conta com mais de 1,8 milhão de empreendedores formais. Desse total, cerca de 816 mil são mulheres, o que corresponde a aproximadamente 45%. Os dados reforçam a importância da data e o papel cada vez mais relevante das mulheres na economia do estado.

Para Maria Clara, empreender como mulher no setor gastronômico exige força e autoconfiança. “É difícil se impor em um meio masculino. O mundo empresarial não recebe bem mulheres líderes, o que não foi suficiente para me parar. Empreender é um ato de coragem, propósito e muito amor pelo que se faz. Acredite em você, no que te move e confia no processo”, aconselha.

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Justiça marca interrogatório de acusado de matar a mãe em BH

Nesta semana, 12 testemunhas foram ouvidas em audiências de...

Cresce número de inscrições no ENEM e escolas intensificam preparação

Simulados, oficinas de redação e projetos interdisciplinares ajudam estudantes...

Juventude Marista em Defesa da Casa Comum

Encontro nacional em Belém reúne estudantes de todo o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui