O chef Caio Soter, do restaurante Pacato, participa no dia 24 de novembro do jantar de gala anual da Academia Portuguesa de Gastronomia, no histórico salão do Grémio Literário de Lisboa, ao lado do icônico chef lusitano Vitor Sobral.
Um dos nomes mais relevantes da nova gastronomia brasileira, Caio vem consolidando sua presença no cenário internacional nos últimos anos, com passagens por Estados Unidos, Colômbia, Portugal, Espanha e Áustria. Após cinco jantares em Viena, em outubro, retorna à Europa para mais uma incursão que integra o movimento que conduz há três anos: apresentar, com rigor técnico e identidade autoral, a cozinha mineira contemporânea ao mundo.
A edição deste ano do jantar celebra a relação histórica entre as cozinhas portuguesa e brasileira, reunindo membros da Academia Portuguesa de Gastronomia, o Secretário de Estado do Turismo de Portugal, além de embaixadores do Brasil e da Espanha e outras personalidades do meio. Para a ocasião, Caio assina um menu a quatro mãos ao lado do chef português Vitor Sobral, um dos nomes mais respeitados da cozinha lusitana. Juntos, propõem um diálogo gastronômico que valoriza ingredientes, técnicas e referências dos dois países, alinhando tradição e contemporaneidade.
O menu criado para o jantar inclui pão de queijo com Serra da Estrela e presunto de porco preto alentejano; uma entrada de broa de milho tostada com coração de galinha coentrado, quiabo e requeijão moreno; o principal de língua na cerveja preta com purê de baroa e pequi, picles de marmelo e folhas do quintal; e a sobremesa de bananada com biscoito de banha, caramelo queimado e azeite jovem. Uma sequência que destaca a profundidade sensorial da cozinha mineira de quintal em diálogo com a matriz portuguesa.