Início Cenário Gastronômico Casa Calixto renova ambiente, bar e gastronomia e se firma em BH

Casa Calixto renova ambiente, bar e gastronomia e se firma em BH

0

Com pouco mais de um ano na cena gastronômica de Belo Horizonte, a Casa Calixto vive um novo momento. Instalado em um clássico imóvel da Savassi, o restaurante acaba de passar por uma renovação geral em seus ambientes, incluindo a criação de uma adega com capacidade para 280 rótulos, lançamento da própria drinkeria e ampliação do cardápio com novos pratos de culinária contemporânea assinados pelo chef revelação JP Oliveira.

Para o empresário Reginaldo Calixto, as mudanças refletem um processo contínuo de escuta dos clientes. “Recebemos muitas sugestões desde a abertura e entendemos que era hora de promover ajustes que deixassem a casa ainda mais acolhedora e especial. Fizemos uma pintura completa, revitalizamos o salão e criamos a adega, que reúne rótulos de países como Chile, Portugal, Itália e Espanha. Queremos que o público tenha uma experiência cada vez mais completa. Nosso objetivo é seguir surpreendendo”.

Mudar para oferecer ainda mais conforto

As mudanças arquitetônicas na Casa Calixto reforçam a identidade do imóvel histórico e ampliam o conforto. Os salões exibem agora uma paleta de cores contemporânea — predominando azul profundo, vermelho queimado e tons claros — que dialoga com o piso de taco original e com a iluminação quente, marcada por luminárias de palha e elementos naturais.

Nas áreas internas, as paredes ganharam novas texturas e obras de arte, criando diferentes atmosferas: um salão mais intimista com cortinas claras e decoração clean; outro com parede vermelha, quadros autorais e luz suave; além de um terceiro espaço com jardim vertical e iluminação natural filtrada, ideal para eventos e confrarias. A adega envidraçada adiciona um toque sofisticado ao conjunto.

Outra grande novidade é a drinkeria própria da Casa Calixto, comandada pelo mixologista Luan Ricardo Silva, responsável também pela nova carta de drinques da casa.

Com técnica apurada e foco em ingredientes brasileiros, Luan apresenta coquetéis que transitam entre versões clássicas e autorais, ampliando a experiência do restaurante e reforçando o protagonismo do bar no espaço renovado.

Novos pratos no menu: técnica, brasa e sensorialidade

A cozinha da Casa Calixto ganhou um novo prato que reforça a marca da casa: ingredientes de qualidade, técnicas contemporâneas e influências diversas, sempre priorizando texturas e contrastes marcantes. Trata-se de um tortelli de cupim com infusão de fonduta defumada e azeite de salsinha. O preparo é finalizado com  cheddar amazonito.

Os clássicos continuam na casa. Entre eles o Bacalhau Coimbra (Posta de bacalhau morhua grelhada na brasa, gratin de batatas, tomate sweet grape, azeitona preta portuguesa, cebola caramelizada e chips de alho); o Chorizo Angus no braseiro; a Pescada amarela; o Escalope de filé mignon grelhado, acompanhado de linguine cacio e pepe levemente defumado e brócolis na brasa; e um Confit de perna de pato servido com arroz de lentilha, bacon e banana-da-terra, purê de cenoura e molho roti.

O chef JP Oliveira destaca que os pratos preservam o DNA do estabelecimento, além de mergulharem em repertórios técnicos e sensoriais. “Esses pratos representam um momento de maturidade da nossa cozinha. Trabalhamos a brasa de maneira mais precisa, buscamos contrastes de textura e priorizamos combinações que contêm histórias. São preparos que valorizam ingredientes brasileiros e dialogam com influências internacionais, sempre com o propósito de entregar surpresa e prazer em cada garfada”, explica.

Chef JP Oliveira: o talento revelação por trás da cozinha

Eleito revelação na 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia e segundo lugar como revelação na 23ª edição do Prêmio Gerdau de Gastronomia – Encontro Gastrô 2025, o chef mineiro João Paulo Oliveira é hoje um dos nomes mais promissores da culinária de Belo Horizonte.

Natural de Timóteo (MG), JP iniciou seu interesse pela gastronomia observando a mãe cozinhar. Aos 19 anos, mudou-se para a Inglaterra, onde trabalhou em oito restaurantes. De volta ao Brasil, construiu carreira em casas de prestígio da capital, como Glouton, Ninita, Macaréu e Nicolau, além do bufê Club do Chef.

À frente da Casa Calixto desde a inauguração, em setembro de 2024, JP imprime à casa uma culinária contemporânea que privilegia sensações, contrastes e curiosidade. “Busco criar experiências completas, que envolvam aroma, textura e memória”, define.

Serviço

Casa Calixto

https://www.instagram.com/casacalixtobh/

Rua Padre Odorico, 81 – São Pedro

Funcionamento: | Ter: 18h às 22h45

| Qua a sab: 12h às 15h45 e 18h às 22h45

| Dom: 12h às 15h45

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile