Um dos maiores temores dos foliões durante o Carnaval é perder os dias de festa por conta da ressaca. Por isso, é importante saber quais são as causas do problema e, assim, entender qual conduta seguir para evitar ou curar rapidamente o problema.
Para muitos, o ano só começa de verdade com a chegada do evento mais esperado: o Carnaval. Em Minas Gerais, a folia ganha um toque especial, com os eventos de pré-carnaval que tomam conta das ruas de diversas cidades, com blocos e shows para todos os gostos e idades.
É tempo de festa, alegria e diversão, mas é preciso tomar cuidado com os excessos. O consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, pode levar ao mal-estar, causar a temida ressaca e impactar a saúde de diversas formas. A boa notícia? Pequenas escolhas na alimentação e hidratação podem fazer toda a diferença para curtir a folia sem arrependimentos.
Embora muitas pessoas subestimem os efeitos do álcool durante a diversão, é no dia seguinte que as consequências começam a se manifestar. Segundo a nutricionista da Hapvida, Izabele Acioli, uma das principais formas de evitar a ressaca é não beber de estômago vazio. “O ideal é consumir alimentos ricos em gorduras boas e fibras, pois eles formam uma ‘barreira protetora’ no estômago, retardando a absorção do álcool pelo organismo“, explica.
Entre os alimentos aliados, o abacate se destaca por ser rico em gorduras saudáveis que protegem a mucosa do estômago. Oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas também são boas opções, pois promovem saciedade e ajudam a reduzir a velocidade da absorção do álcool. “A banana é outra excelente escolha, pois repõe o potássio perdido durante o consumo de bebidas alcoólicas e contribui para o equilíbrio hídrico do corpo“, destaca.
Para aproveitar ao máximo o que o Carnaval tem a oferecer, a nutricionista ressalta que é fundamental ter atenção na hora de misturar diferentes tipos de bebida, pois essa combinação pode sobrecarregar o fígado e intensificar os efeitos da ressaca. “Se for consumir mais de uma bebida alcoólica, tente espaçar o tempo entre elas e intercale com água. O consumo consciente é a melhor forma de evitar a ressaca“, orienta a profissional.
Vale ressaltar ainda que, além dos cuidados com alimentação e hidratação, é importante evitar excessos no consumo de bebidas, pois o abuso de álcool pode trazer riscos à saúde, como intoxicação, acidentes, violência e doenças graves. Dessa forma, será possível manter o equilíbrio, a energia e garantir que a única consequência dos dias de folia seja a diversão.
SUCO ANTI-RESSACA
Ingredientes:
1 copo de água de coco (hidrata e repõe eletrólitos)
1 laranja espremida (vitamina C para dar energia)
1 pedacinho de gengibre (ajuda na náusea)
1 colher de chá de mel (ajuda a regular o açúcar no sangue)
1 limão espremido (desintoxica o fígado)
Algumas folhas de hortelã (refresca e melhora a digestão)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador com gelo e sirva na hora bebendo devagar.