O Brasil se destacou ao emplacar seis restaurantes na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, anunciada durante a 13ª edição do evento, realizada pela primeira vez em Antígua, na Guatemala. A cerimônia, que ocorreu em 2 de dezembro em Santo Domingo del Cerro, reuniu a comunidade gastronômica para celebrar a diversidade culinária da região e reconhecer os estabelecimentos mais influentes, escolhidos por meio da votação de 300 especialistas do setor.
El Chato

Craig Hawtin-Butcher, Diretor Geral da 50 Best, afirmou: “É com imenso prazer que anunciamos o El Chato como The Best Restaurant in Latin America 2025. Nossas mais sinceras congratulações a Álvaro Clavijo e seu talentoso time por criarem um espaço tão especial, responsável por colocar a culinária colombiana no centro do cenário internacional. Essa conquista reflete a energia, o talento e a autenticidade que tornam a gastronomia latino-americana única no mundo. Estendemos nossas felicitações a todos os restaurantes incluídos na lista deste ano e reafirmamos nosso compromisso com a promoção e o reconhecimento globais da vibrante culinária da região”.
Buenos Aires manteve sua posição de principal potência gastronômica da América Latina, com oito restaurantes entre os melhores da região — um a mais em comparação com 2024. Seguida por Lima, com sete restaurantes, e Santiago, com cinco restaurantes, essas cidades demonstram a diversidade, qualidade e constante evolução da gastronomia latino-americana.
Entre os grandes destaques do ano estão o Kjolle (No.2) em Lima, eleito The Best Restaurant in Peru; Don Julio (No.3) em Buenos Aires, eleito The Best Restaurant in Argentina; Boragó (No.6) em Santiago, eleito The Best Restaurant in Chile; Quintonil (No.7) na Cidade do México, eleito The Best Restaurant in Mexico; e Tuju (No.8) em São Paulo, eleito The Best Restaurant in Brazil. Por sua vez, Maito (No.18) na Cidade do Panamá; Sublime (No.19) na Cidade da Guatemala; Cordero (No.29) em Caracas, e Sikwa (No.43) em San José, foram eleitos The Best Restaurant in Panamá, The Best Restaurant in Guatemala, The Best Restaurant in Venezuela e The Best Restaurant in Costa Rica.
Refletindo a expansão e o dinamismo do panorama culinário regional, sete restaurantes fizeram sua primeira aparição na lista este ano. Santiago continua ganhando reconhecimento internacional com a estreia de quatro estabelecimentos: Casa Las Cujas (No.14), Yum Cha (No.28), Demo Magnolia (No.31) e Karai by Mitsuharu (No.45). Em La Paz, o Arami conquistou a posição No.48 e foi eleito The Best Restaurant in Bolivia. El Mercado em Buenos Aires, e Afluente em Bogotá, também estrearam no ranking nas posições No.27 e No.34, respectivamente. Além disso, Diacá (No.37) na Cidade da Guatemala, Crizia (No.40) em Buenos Aires, e Osso (No.44) em Lima, retornaram à lista, confirmando a vitalidade e a consistência de suas propostas gastronômicas.
Vencedor do Highest New Entry Award, o Casa Las Cujas (No.14) é um dos restaurantes mais vibrantes de Santiago. Ele combina frescor, inovação e sabor em uma culinária focada no oceano e servida em uma atmosfera descontraída. O Cosme (No.9) em Lima, recebeu o Highest Climber Award, patrocinado por Lee Kum Kee — a casa subiu 19 posições no ranking, saindo da No.28 em 2024 para a No.9 em 2025. Sua proposta culinária é baseada no conceito de comida afetiva, protagonizada por produtos frescos e sazonais e onde se mescla a familiaridade de sabores caseiros com técnicas modernas.
O chef e restauranteur chileno Rodolfo Guzmán, do Boragó (No.6) em Santiago, recebeu o Icon Award por suas contribuições excepcionais à cena gastronômica regional. Ele é reconhecido internacionalmente por promover a gastronomia chilena usando ingredientes sazonais e nativos de formas inovadoras. Baseada na riqueza do território chileno, sua culinária incorpora ingredientes ancestrais de povos indígenas e produtos únicos encontrados em diferentes regiões do país.
O Latin America’s Best Pastry Chef Award, patrocinado pela República del Cacao, foi concedido a Bianca Mirabili, do Evvai (No.20), restaurante que apresenta uma culinária italiana com toques brasileiros. A chef Bianca Mirabili é uma artista culinária visionária, celebrada por sua capacidade de mesclar o rico panorama gastronômico brasileiro com técnicas e sabores da sofisticada confeitaria internacional. Suas criações demonstram profundo conhecimento técnico e uma paixão pela biodiversidade e tradição cultural locais, trazendo uma voz diferenciada ao palco da gastronomia global.
Em reconhecimento à sua visão única, Maximiliano Pérez foi laureado com o Latin America’s Best Sommelier Award, patrocinado por Vik. Pérez é mais que um expert: é um curador e contador de histórias. Em suas mãos, uma carta de vinhos se transforma em uma expedição geográfica e cultural pela Argentina. Ele convida os clientes a explorar a vasta diversidade viticultora nacional, que vai dos vinhos clássicos aos inovadores e de produção limitada.
Tássia Magalhães foi a grande vencedora do Latin America’s Best Female Chef Award. Seu reconhecimento celebra sua liderança frente a uma equipe exclusivamente feminina e sua capacidade de transformar sua cozinha em São Paulo em um ato reivindicatório do papel das mulheres no setor. Sua visão busca usar o poder transformador da gastronomia para mudar as estruturas e empoderar mulheres.
Alejandro Chamorro, receptor do Estrella Damm Chefs’ Choice Award, lidera o Nuema, em Quito, nomeado The Best Restaurant in Ecuador. O restaurante oferece uma experiência gastronômica baseada em menus de degustação sazonais com reinterpretações de sabores de diversas regiões do Equador, preparadas com produtos locais por meio de técnicas inovadoras. Eleito exclusivamente pelos chefs que figuram na lista Latin America’s 50 Best Restaurants, esse prêmio é o único definido por pares, o que confere a ele um significado especial — afinal, ele representa o reconhecimento de contemporâneos do setor.
O Sustainable Restaurant Award foi entregue ao Oda (No.76) em Bogotá. O restaurante celebra os sabores colombianos, usando ingredientes frescos de jardins urbanos e produtores locais. A luxuosa proposta gastronômica fica no G Lounge, espaço que conta ainda com prática de golfe em ambiente interno e um whiskey bar para proporcionar uma experiência completa durante o dia ou à noite.
A cerimônia contou também com a entrega dos prêmios anunciados anteriormente: Inés Páez Nin, mais conhecida como Chef Tita, recebeu o Champions of Change Award; o Kjolle (No.2) em Lima, foi o vencedor do Art of Hospitality Award, patrocinado por Buchanan’s 18; e o Ana (No.94), liderado pelo chef Nicolas Solanilla na Guatemala, recebeu o American Express One To Watch Award.
O processo de votação
A organização 50 Best tem um papel crucial na promoção de restaurantes e na divulgação do brilhantismo culinário, apoiando continuamente o setor de hospitalidade ao encorajar as pessoas a explorarem aventuras gastronômicas. Para garantir um processo justo e confiável de votação e elaboração da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, o 50 Best contratou a empresa de consultoria Deloitte como parceira oficial e independente de arbitragem.
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 experientes membros votantes da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina. Seus votos coletivos formam a lista definitiva da Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil. Em cada região, o painel de eleitores inclui importantes jornalistas, críticos gastronômicos influentes, chefs celebrados, restauranteurs bem-sucedidos e gourmets experientes. Cada membro deposita 10 votos, refletindo as experiências mais excepcionais vividas nos últimos 18 meses — ao menos quatro deles precisam ser dados a restaurantes fora do país natal do votante. Para conferir todos os detalhes da metodologia usada na votação da Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.
|
Para acesso à central de mídia, acesse:
Siga a 50 Best:
- No Instagram: TheWorlds50Best #LatAm50Best
- No X (antigo Twitter): TheWorlds50Best #LatAm50Best
- Curta a página no Facebook: facebook.com/
LatinAmericas50BestRestaurants - Inscreva-se no canal do YouTube: 50 Best TV
- Website: Link
Latin America’s 50 Best Restaurants
Lançado em 2013, o Latin America’s 50 Best Restaurants nasceu para celebrar a gastronomia da região, além de promover e recomendar restaurantes latino-americanos a entusiastas de todo o mundo. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é criada pela Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, um influente grupo formado por 300 líderes do setor de toda a América Latina, selecionados com base na sua expertise a respeito do panorama culinário da região. A lista Latin America’s 50 Best Restaurants é publicada pela William Reed, que também é responsável pela publicação das listas The World’s 50 Best Restaurants, lançada em 2002, Asia’s 50 Best Restaurants, lançada em 2013; Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants, lançada em 2022; e o North America’s 50 Best Restaurants, lançada em 2025.