25.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

As melhores cervejas do Brasil em 2023

Escolha envolveu mais de cem jurados ao longo de seis etapas que rodaram todas as regiões do Brasil e avaliaram mais de 1125 rótulos

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva divulgou na noite desta sexta-feira (8), em São Paulo, as medalhistas da etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, que escolheu os melhores rótulos do país em 2023. Pela primeira vez um concurso foi realizado nas cinco regiões brasileiras avaliando presencialmente as cervejas produzidas por fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs das diversas unidades da federação.

As 300 amostras que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso se classificaram para a final realizada esta semana quando foram novamente avaliadas às cegas por outro grupo de jurados. As análises consideram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando as amostras como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram então novamente avaliadas para disputarem o título de Best os Show, também nas três categorias.

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Produzida em Aparecida de Goiânia (GO), é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café. A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP), que tem como base o estilo saison com fermentação mista que passou 16 meses em barris de carvalho francês. A medalha de bronze foi para uma cerveja não alcoólica. A Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour que foi feita com adição de goiaba.

Ao todo participaram do concurso 1125 rótulos de 158 cervejarias, localizadas em 19 unidades da federação. As 5 etapas e a final envolveram mais de cem jurados e distribuíram mais de 374 medalhas. Na etapa final, 18 rótulos receberam medalha de ouro e ganharam inscrição para o World Beer Cup, concurso cervejeiro de maior prestígio do mundo.

Toda a relação dos ganhadores nacionais e regionais pode ser conferida na página da Abracerva https://abracerva.com.br .

“Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo a apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, afirma o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Conexão
A 3ª Copa Cerveja Brasil faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, que além do concurso incluiu a realização de congressos e encontros nas cinco regiões do país. Este ano foram sede do Conexão Cerveja Brasil as cidades de Vitória, Salvador, Brasília, Belém e Curitiba, além de São Paulo.

Nos congressos foram apresentados dados do segmento, análises, ações e propostas da entidade e seus parceiros em áreas fundamentais para o mercado como tributos, regulação, sustentabilidade, inovação e diversidade.

Em São Paulo, além dos vencedores da 3ª Copa Cerveja Brasil foram apresentados os ganhadores do concurso Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio.

O Conexão Cerveja Brasil contou o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária. O Apoio nacional é do Sindicerv, Febracerva e Movimento Cerveja Rende. Ao longo do ano, contou com parcerios regionais como Instituto Cerveja Brasil, Grupo Anima, Unicuritiba, Procerva, Chill Associação Comercial do Distrito Federal, Sebrae-BA, CIEB – Centro das Indústrias do Estados da Bahia, Senai-BA, AICerva e do Sindibebidas-ES.

Gastronomia
Em São Paulo, o Conexão Cerveja Brasil incluiu o evento Observando Cerveja que foi realizado paralelamente à reunião do Observatório da Gastronomia de São Paulo, na universidade Anhembi Morumbi. Uma parceria da Abracerva com o grupo educacional Anima, o Observando Cerveja levou conhecimento e experiência sobre a bebida para profissionais da área da gastronomia degustações com café, cerveja e chocolate, conduzidas pelo consultor em gestão sensorial Ensei Neto e harmonizações de cerveja e queijo com o especialista André Vasquez, sócio do bar de queijos Teta Cheese, de Brasília.

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta segunda-feira (17),...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui