Os futuros chefs, alunos formandos do Curso Técnico em Gastronomia do INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias, assinado pelo chef Leo Paixão, estão prontos para mostrar todo o conhecimento adquirido ao longo do ano em um evento especial: o Jantar dos Alunos do INHAC. Como parte do trabalho de conclusão de curso, eles terão o desafio de criar e operar um restaurante por um dia, aberto ao público. Do plano de negócios à definição do conceito, escolha do cardápio, execução dos pratos, até o atendimento, eles participam de todas as etapas sob a supervisão dos professores. O resultado desse trabalho poderá ser conferido pelo público em quatro opções de restaurantes exclusivos, cada um operando por apenas uma noite, nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, no Centro de Referência do Queijo Artesanal (Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água).
Em homenagem à gastronomia mineira, os quatro restaurantes trazem releituras contemporâneas de ingredientes típicos do estado como frango com quiabo, costelinha com molho de jabuticaba, além da presença marcante dos queijos artesanais de Minas em todas as preparações. O desafio coloca os alunos à prova em todas as frentes de trabalho da gastronomia como uma experiência imersiva que simula a realidade do mercado.
Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e o jantar em três tempos oferece um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. O público poderá escolher a opção do ingresso com harmonização de vinhos Luiz Porto e Casa Geraldo. Ao adquirir os ingressos, os clientes apoiam a formatura dos alunos, pois a receita líquida da venda será revertida para a festa da formatura.
Outra novidade para os formandos é o lançamento do Anuário de Receitas do INHAC, que reúne pratos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. O ingrediente protagonista das preparações será o queijo, que tem destaque na formação dos alunos, que vivenciam de perto o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA). O anuário de receitas é uma celebração do talento dos futuros chefs e uma forma de compartilhar com o público o conhecimento teórico e prático adquirido no INHAC.
“A formatura da primeira turma do nosso Curso Técnico marca o início de uma nova etapa para nossos alunos, que agora entram no mercado com conhecimento, técnica e, acima de tudo, propósito. Ver nossos jovens transformarem desafios em conquistas e sonhos em realidade nos enche de orgulho. A inauguração de um restaurante real, idealizado e conduzido por eles, e o lançamento do anuário de receitas que celebra nossa identidade mineira e a criatividade culinária são provas concretas do impacto do curso. São projetos que destacam a transformação que a cozinha fez na vida deles e que deixarão um legado para as próximas gerações”, afirmou Sarah Rocha, diretora executiva e fundadora do INHAC e do CRQA.
Conheça os restaurantes
Restaurante Ocê – Raízes e sabores da gastronomia mineira
Dia 14 de março, sexta-feira, às 19h45
- Entrada: Salada Cítrica Crocante (Salada de folhas verdes, tomates confit, croutons de queijo coalho, bacon e molho cítrico).
- Principal: Porco, Castanhas, Batata doce e Mexericas (Filé mignon suíno com crosta de castanhas do Pará, acompanhado de musseline de batatas doce de polpa roxa, salsa criolla e gel de mexericas).
- Sobremesa: Verrine Mineira (Mousse de queijo d’Alagoa, farofinha de biscoitos, calda de goiabada e telha de queijo).
Cuevas de Minas Restaurante
Dia 15 de março, sábado, às 19h45
- Entrada: Empadinha crocante de Queijo Canastra (Empada aberta crocante, com creme de queijo canastra meia cura, queijo tostado, geleia de pimenta biquinho e brotos).
- Principal: Copa Caipira (Copa lombo braseado ao seu próprio molho, musseline de mandioca, gremolata e torresmo lascado).
- Sobremesa: Bocado de Ouro (Bom-bocado de milho verde, calda quente de doce de leite, sorvete artesanal de queijo minas e chips de coco).
D’Minas Restaurante
Dia 21 de março, sexta, às 19h45
- Entrada: Canoli do Mercado (Canudinho recheado com patê de fígado de galinha, envolto em xerém de castanhas de caju e acompanhado de picles de jiló e gel de limão).
- Principal: Porco, Milho e Jabuticaba (Costelinha assada ao molho barbecue de jabuticabas, acompanhada de pamonha salgada, telha de angu e saladinha de couve fresca).
- Sobremesa: Mosaico Mineiro (Tartelette com creme de queijo canastra, doces e compotas mineiras).
Laranjeiras Restaurante
Dia 22 de março, sábado, às 19h45
- Entrada: Pastel de vento com antepasto de jiló (Massa de pastel frita, acompanhada de antepastos de jiló).
- Principal: Frango, quiabo e polenta (Frango assado na manteiga de ervas, polenta frita com queijo d’Alagoa, roti de frango e chips de quiabos).
- Sobremesa: Queijo, Queijo, Queijo (Queijadinha assada, sorvete artesanal de queijo, calda de jabuticaba e telha de queijo).
Mais sobre o INHAC
Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de Gastronomia que tem como propósito a inserção produtiva de jovens no mercado. Propõe uma metodologia inovadora, para além da formação técnica. O projeto didático inclui desde prática e técnicas de gastronomia internacional, passando pela história dos queijos e produtos de excelência de Minas, antropologia da alimentação, gestão de negócios, dentre outros temas. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso tem carga horária de 960 horas e será ministrado ao longo de 2024 nos períodos da manhã e tarde.
Integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal – CRQA, o INHAC conta com duas cozinhas-laboratório didáticas, equipamentos e utensílios, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência. Foram um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Cemig, Anglo American, AngloGold Ashanti, Sicoob, Geosol, EPO e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Para mais informações, acompanhe o perfil no Instagram: @inhacbrasil.