21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Alerta de Carnaval: álcool e gravidez não combinam

Gestantes e tentantes, curtam a folia com responsabilidade e protejam o seu bebê!

Gestantes ou mulheres que estão tentando engravidar têm uma importante questão, que não pode ser esquecida nos próximos dias, com a chegada do Carnaval. O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, em qualquer fase da gestação, pode trazer sérios riscos para a saúde do bebê.

Nas próximas semanas, quando a maior festa popular brasileira será celebrada em todo o país, com muita animação, o Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), entidades médicas e organizações da sociedade civil reforçam a campanha permanente de conscientização sobre a SAF, ou Síndrome Alcoólica Fetal. A SAF é uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico, caracterizada por uma série de manifestações físicas, comportamentais, emocionais, sociais e de aprendizagem, diagnosticadas na criança.

Não existe quantidade segura de álcool para gestantes. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode atravessar a placenta e chegar ao bebê ainda em formação, causando problemas de desenvolvimento físico e mental, aumentando o risco de parto prematuro e diversas outras complicações.

No Brasil, não há dados oficiais, mas estudo realizado na periferia de São Paulo aponta que 38 a cada 1.000 nascidos sofriam de algum transtorno relacionado ao uso de álcool pela mãe. Este número pode ser ainda maior, visto que estimativas indicam que sequer 1% das crianças afetadas são diagnosticadas.

Segundo Sara Assis, coordenadora de desenvolvimento institucional do Instituto OMP, “a principal causa da SAF é o consumo de álcool na gravidez, prática observada em cerca de 15% das gestantes, totalizando mais de 450 mil mulheres no Brasil”.

Para as tentantes, é importante lembrar também que o excesso de bebidas alcoólicas pode prejudicar a fertilidade tanto da mulher como do homem, dificultando a gravidez.

Carnaval consciente

Se você está grávida, a melhor opção é não consumir nenhuma bebida alcoólica
Se você está tentando engravidar, evite o álcool para proteger a sua fertilidade e a saúde do seu futuro bebê
No Carnaval, aproveite para se divertir com outras bebidas não alcoólicas, como água, sucos e drinks sem álcool Lembre-se: a saúde do seu bebê está em suas mãos. Escolha um Carnaval seguro e sem álcool!

Se você tiver dúvidas sobre o consumo de álcool na gravidez, converse com seu médico.

Para mais informações sobre a Síndrome Alcoólica Fetal:

https://www.instituto-omp.org.br/gravidezsemalcool

 

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui