23.4 C
Belo Horizonte
qua, 15 janeiro 25

Uma visita fantástica ao Berço do Samba

Por Sérgio Steiner

No último dia 13 de julho, a Revista Cenário Minas e sua equipe teve a honra de estar na cidade do Rio de Janeiro e visitar a quadra da escola de samba G.R.E.S Estácio de Sá. Na ocasião, a agremiação estava realizando sua feijoada mensal com participação especial de integrantes das coirmãs Unidos de Vila Isabel e Mocidade Independente de Padre Miguel. A Escola é considerada o “Berço do Samba”  pelo fato de estar situada no mesmo local onde a Deixa Falar, que foi a primeira escola a ser fundada na cidade também estava sediada.

Fundada em 27 de fevereiro de 1955 com o nome de Unidos de São Carlos, a escola trazia em seus quadros diversos integrantes da antiga Deixa Falar e por isso e apelido de “Berço do Samba” logo vingou. Quase 30 anos após sua fundação, mais precisamente em 25 de março de 1983, o então presidente da agremiação Antônio Gentil, convocou uma assembleia geral para que fosse realizada uma votação para a mudança de nome da escola. Com 21 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções, nascia então o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá. A mudança do nome tinha o intuito de representar todo o bairro do Estácio e não somente o Morro de São Carlos e, mesmo sob o protesto de alguns integrantes antigos, o novo nome foi sacramentando e a escola passou a desfilar com a nova nomeclatura.

Coincidência ou não, a partir da mudança a escola se firmou na elite do carnaval carioca e permaneceu por 14 anos consecutivos entre as grandes escolas, tendo inclusive sido a campeã do Grupos Especial no ano de 1992, onde apresentou o inesquecível enredo “Pauliceia Desvairada”, desbancando as favoritas daquele ano que eram a Mocidade e o Salgueiro.

Durante a visita tivemos a oportunidade de conversar com  diversos integrantes, visitantes e personalidades da escola que estarão relacionados em ordem na sequencia abaixo:

Marlene Povão

Uma antiga foliã que iniciou sua jornada no bloco de rua “Fala Meu Louro”, Dona Marlene se tornou um ícone da Estácio e possui total liberdade entre todas as alas da escola, além de estar presente também durante todo o calendário de atividades da escola durante o ano inteiro. É comum ouvirmos sua voz durante os eventos realizados na quadra onde costuma anunciar as atrações e animar o público presente com seu carisma inconfundível. Vale lembrar que a mesma também já foi presidente da Ala das Baianas e inclusive ocupava o cargo no ano de 1992, onde a escola se sagrou a grande campeã do Grupo Especial

Marcos Paulo

Estando em seu segundo ano como carnavalesco da Estácio de Sá, Marcos Paulo nos contou um pouco sobre a temática do enredo “O Leão Se Engerou em Encantado Amazônico” e também sobre suas perspectivas para o carnaval de 2025. Segundo ele figuras que para nós parecem apenas serem folclóricas como Curupira ou Caipora, para os povos da mata são divindades cultuadas e levadas a sério pelos povos da mata tal como nós cultuamos os santos e orixás. “Eu acabei descobrindo essa história enquanto estava tomando outro caminho para o enredo do próximo carnaval. Quando descobri a essência desses encantados e fiquei totalmente encantado e mudei de rumo, A ideia central do entredo é que o Leão, por não ser um encantado seja engerado pedindo licença às divindades da mata para adentrar esse mundo”, comenta.

A escola virá com 2.800 componentes, 3 alegorias, um tripé de comissão de frente. Marcos Paulo ressalta que suas perspectivas para 2025 são as melhores, visto que no ano anterior, quando assumiu a escola, a mesma se encontrava de certa forma um pouco desacreditada. ” Fui convidado pelo presidente Edson Marinho para ajudar a resgatar a auto estima da escola e fazê-la novamente acreditar no seu potencial de grande agremiação e trazê-la de volta ao lugar de onde ela jamais deveria ter saído. “A Estácio é a primeira escola de samba do Brasil, é uma escola que já foi campeã do Grupo Especial, portanto seu lugar nunca poderia ser outro senão entre as grandes do carnaval,”

Em relação ao aumento dos dias de desfile do Grupo Especial, que a partir do próximo ano terão três dias de desfile, ao invés de dois, o carnavalesco afirma acreditar que a partir dai talvez o número de escolas que devem ser promovidas ao Grupo Especial possa ser repensado. “Creio que com esse aumento nos dias de desfile haja uma tendência natural a se pensar que duas ou talvez três escolas possam subir da Serie Ouro para a elite, pois seria um número muito mais justo, ainda mais que atualmente muitas escolas renomadas, inclusive que já foram campeãs da elite, estão desfilando no acesso”, finaliza.

Joaquim Braga

Encontramos Joaquim curtindo a feijoada da Estácio, onde fazia sua primeira visita. Morador de Londrina, no Paraná, ele conta que já foi presidente de agremiações de sua cidade, mas infelizmente o carnaval de sua terra natal acabou. ” Apesar de ser Mangueirense, tenho um carinho muito especial com a Estácio de Sá, pois recordo que no primeiro ano que passei carnaval aqui no Rio, em 1992, a escola se sagrou campeã do carnaval e eu estava presente na Sapucaí. Por esse motivo acabei passando a ter um grande carinho pelo “Leão” e passei a estudar mais a origem da escola”, relata.

João do Bem

Diretor de Marketing da Escola, João nos falou um pouco sobre o seu empenho em buscar patrocinadores que apoiem o carnaval de 2025. “Estamos muito empenhados e criando estratégias específicas para atrair grandes patrocinadores de marcas que tenham a ver  com o a temática do nosso enredo. Por enquanto já temos como apoiadores o aguardente Pitu e a Fantástico Alimentos. Estamos também conversando com o Guaraná Antarctica e a Natura, que são marcas que possuem vínculos com a nossa temática para o próximo carnaval,”

Eugênio Duque Estrada Felipe

Eugênio é um dos Diretores Gerais de Harmonia da agremiação e nos falou um pouco sobre o seu trabalho para 2025. “Sempre temos coisas a corrigir de um ano para o outro. Em 2024 fizemos um bom carnaval e ficamos em terceiro lugar no Grupo de Acesso e conseguimos o estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo de Acesso. Para os poucos recursos que temos, foi um bom carnaval. Como entendemos a necessidade de melhorias e correções, reformulamos a harmonia da escola trazendo mais três integrantes para somarem ao time de Diretores Gerais de Harmonia e estamos apostando que as melhorias virão”, comenta Estrada.

Edson Marinho

Presidente da escola desde o carnaval de 2024, ele nos falou um pouco de sua história e de suas perspectivas para o próximo ano. “Tenho 42 anos na Estácio, comecei empurrando carros alegóricos, posteriormente ingressei na ala de compositores e recentemente cheguei à presidencia. No ano passado, apesar de algumas limitações, a escola fez um grande desfile e acho que surpreendeu bastante. Porém agora pretendemos corrigir todas as falhas que tenhamos apresentando e trazer um grande carnaval. “Iremos ter grandes surpresas e novidades na parte artística para 2025. Eu e o carnavalesco Marcos Paulo iniciamos juntos o nosso trabalho no carnaval passado e ele está fazendo um trabalho maravilhoso e já está terminando nossos protótipos para iniciar a confecção das fantasias. Estamos trabalhando muito firmes nesse propósito e tenho certeza que o público pode esperar um desfile inesquecível”, conclui.

Helder Oliveira

No ano passado ele teve a oportunidade única de ser o diretor da ala de passistas e primeiro Muso da escola. Ele garante que em 2025 podemos esperar muitas novidades. “Aguardem o Leão na avenida, pois tenho certeza que virão muitas novidades e coisas boas. Aguardem que a estácio virá muito diferente no próximo carnaval”.

Alexandre Naval

Presidente da ala de compositores, ele nos falou um pouco sobre as perspectivas e preparação para os sambas de próximo carnaval. “Estamos com uma vontade imensa de voltar para o grupo especial. Teremos sambas maravilhosos concorrendo para 2025 e posso garantir que veremos muitas coisas novas, pois na Amazônia existem muitas coisas que nem eu mesmo sabia e agora estamos descobrindo”.

Lili Tudão

Este será o primeiro ano de Lili como musa da escola. Ela nos falou um pouco sobre sua estreia e suas expectativas para o carnaval do ano que vem. “Estou muito feliz, pois é o meu primeiro ano como musa e serei apresentada para a comunidade hoje. A Estácio é uma escola muito conhecida e querida por todos e tem feito grandes carnavais e tenho certeza que em 2025 não será diferente. Iremos falar sobre a religiosidade amazônica. O que aqui conhecemos como orixás e divindades, lá na Amazônia é conhecido como encantados e o nosso intuito e mostrar esse universo dos encantados ao grande público da Sapucaí”, comenta a Lili.

Tati Minerato

Estreando como Rainha de Bateria da Estácio de Sá, Tatiana Minerato nos falou sobre sua chegada e suas expectativas para o carnaval 2025. “Só tenho a agradecer a nossa comunidade que me recebeu com tanto amor e carinho. com que fui recebida desde a minha chegada. Tenho certeza que nosso desfile será lindo e já estou bastante ansiosa para esse momento.”

A Estácio de Sá será a quinta escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro.

Galeria de Fotos

Equipe da Cenário Minas: Geraldo Félix, Sérgio Steiner, Ivan Mattos , Luciana Morais, Marcia Gomes, Artur Correia.

 

 

 

 

.

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui