23.4 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

Cia Candongas realiza duas importantes ações no mês de abril

Centro Cultural Casa de Candongas está com inscrições abertas para oficinas artísticas de teatro, dança e musicalização – canto e violão. Podem participar pessoas de 04 a 80+ anos, moradores de Belo Horizonte, e em especial pessoas das comunidades do entorno da Casa de Candongas, no bairro Santa Cruz.

Para isso, basta comparecer ao Centro Cultural (Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte – MG), ou se inscrever pelos telefones (31) 98699-2770 (whatsapp) ou (31) 3444-1964. Há ainda a possibilidade de se inscrever online, pelo formulário do Google. A confirmação da matrícula será de forma presencial, com apresentação de um documento de identificação e comprovante de endereço.

As oficinas começam no dia 14 de abril e vão até 30 de junho e tem mensalidade no valor de R$20,00 mensais por oficina. O projeto faz parte do edital LMIC 2024 – Multilinguagens do Fundo Municipal de Cultura. As vagas são limitadas.

No total, 5% das vagas serão disponibilizadas para a Secretaria Municipal de Cultura e outros 5% para escolas, centros de saúde da comunidade e projetos socioculturais que atendem o entorno. Há 25 anos, o Centro Cultural oferece oficinas desse tipo para o público em geral, com uma média de 300 alunos por ano.

Espetáculo “O Monstro do Lixo”__________________
De 15 de abril a 23 de maio Cia Candongas realiza o projeto Circuito Meio Ambiente, que consiste em levar para escolas públicas de BH, de forma gratuita, o espetáculo “O Monstro do Lixo”, fábula infanto-juvenil que provoca uma reflexão sobre meio ambiente e consumo. Ao todo, dez escolas das regionais norte e nordeste da capital como Escola Estadual Tito Fulgêncio, Escola Hugo Pereira, Escola Alaíde Costa, Escola Municipal Carlos Lacerda, entre outras, vão assistir à peça. O projeto prevê duas apresentações em cada – nos turnos da manhã e da tarde, atingindo um público médio de 5000 pessoas.

“O Monstro do Lixo” foi inspirado em festas e folguedos populares de Minas, com linguagem poética, ludicidade e músicas animadas, propondo uma reflexão sobre a forma com que cuidamos do meio ambiente, tratamos o lixo e nos preocupamos com a manutenção da vida no planeta. “O foco é o consumo e a produção desenfreada de rejeitos”, explica Gustavo Bartolozzi, um dos atores.

A peça tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo, produção de Juliana Ribas e um elenco formado por Cláudia Henrique, Gustavo Bartolozzi e Rogério Gomes. Todos os adereços, figurinos e instrumentos musicais utilizados na peça foram confeccionados com materiais reciclados e/ou reutilizados, assinados pelo artista plástico Adriano Borges da Cruz.

Em “O Monstro do Lixo”, Guarda Mor e Bastião são marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. A Mãe Terra alerta que todo o seu sofrimento vem dos rejeitos do Monstro do Lixo – grande serpente inspirada em dragões chineses e confeccionada com materiais reciclados. À medida que a narrativa se desenvolve, os marujos percebem que o Monstro não é o causador do sofrimento da Mãe Terra. Os grandes vilões da história são a compra e a produção desordenada, o desperdício e falta de reciclagem e reutilização do lixo.

O Projeto Circuito Meio Ambiente, com a turnê do “O Monstro do Lixo”, é viabilizado no âmbito do Termo de fomento 972544/2024, firmado com a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE que, junto à Cia Candongas, abraçou a causa da educação ambiental.

Serviço ____________________________
Inscrições para oficinas artísticas da Casa de Candongas
Inscrições:
 na Casa de Candongas (na Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte – MG) ou pelos telefones
(31) 3444-1964 – (31) 98699-2770
Online: https://docs.google.com/forms/d/1jETTuwA7W_5dzLGCj4y5IoWZDfImUCprmb9X7hlNfmk/preview
Oficinas: Música, Teatro e Dança
Valor: R$20,00 mensais
Início das aulas: 14/04/25
“O Monstro do Lixo” nas escolas públicas da capital
Data: de 15 de abril a 23 de maio
A programação e o cronograma de apresentações estão no IG da Cia: https://www.instagram.com/ciacandongas/
Cia Candongas
Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte – MG, 31150-260
Telefone: (31) 3444-1964
https://www.instagram.com/ciacandongas/

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui