20.4 C
Belo Horizonte
seg, 09 setembro 24

Evento internacional sobre epidemiologia molecular viral

O evento reúne pesquisadores de 33 países e tem como meta realizar intercâmbio de conhecimento e construir estudos relevantes para a epidemiologia mundial

Neste domingo (4), pesquisadores de todo o mundo se reuniram em Brasília, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para dar início ao 28º Workshop Internacional de Bioinformática em Evolução e Epidemiologia Molecular Viral (VEME-2024). O evento, que se estende até sexta (9), reúne representantes de 33 países para discutir abordagens computacionais avançadas na vigilância genômica viral. Esta é a segunda vez que o workshop é realizado no Brasil.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, ressaltou o papel fundamental da tecnologia e da pesquisa na prevenção e no enfrentamento de doenças emergentes. “O Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu papel no combate às arboviroses, um resultado direto da colaboração efetiva entre o governo, a comunidade científica e a sociedade civil. É uma grande honra sediar este evento internacional, especialmente com o nosso recém-criado Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE). Este novo centro é uma demonstração do nosso compromisso contínuo com a pesquisa e a inovação, e oferece uma excelente oportunidade para reafirmar nossa liderança global na área da epidemiologia viral”, declarou a Ethel Maciel.

O workshop, realizado em 18 países ao redor do mundo, tem o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimento sobre os desafios epidemiológicos específicos de cada região. O evento é estruturado em quatro módulos: Inferência Filogenética, Testes de Hipóteses Evolutivas, Análises de Sequenciamento de Última Geração (NGS) e Vigilância Genômica para Saúde Pública, com a meta de realizar um intercâmbio de conhecimento e construção de novos caminhos e estudos relevantes para a epidemiologia mundial.

A abertura do VEME-2024 contou com a presença de representantes de diversas instituições de destaque. Junto à secretária Ethel Maciel, estiveram presentes Alexander Rosewell, representante da Opas; Paulo Biancardi Coury, representante da Fiocruz Brasília; Jairo Rico, consultor em doenças virais e gestão de riscos infecciosos do Departamento de Emergência em Saúde da Opas; Tulio de Oliveira, diretor do Centro de Inovação e Resposta à Epidemia (CERI) da Universidade de Stellenbosch, África do Sul; Anne-Mieke Vandamme, professora sênior da Universidade Católica Leuven, Bélgica; e Luiz Alcantara, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais.

Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica

Para fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta ágil à emergências de saúde pública, a SVSA lançou recentemente o Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE). O centro inclui painéis modernos para monitoramento e controle de uma ampla gama de doenças e condições, incluindo acidentes com animais peçonhentos, atendimentos antirrábicos, coqueluche, difteria, hepatites, meningite e outros. Esta infraestrutura integrada visa aprimorar a capacidade de resposta e a gestão de riscos associados a essas condições.

Posts Relacionados

TJMG participa de audiência pública na ALMG sobre orfandade de crianças e adolescentes

Juiz José Honório de Rezende representou o presidente Corrêa...

TJMG inaugura novo fórum da Comarca de Guanhães

O novo prédio tem moderna estrutura para melhor atender...

Ejef promove seminário sobre direito do consumidor

Evento abordou temas como superendividamento, cláusulas abusivas em contratos...

Secretaria participa de reunião da Comissão de Vigilância em Saúde do Mercosul

Participaram da conferência representantes da Saúde da Argentina, Paraguai,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui