18.9 C
Belo Horizonte
qua, 12 fevereiro 25

TU UFMG apresenta espetáculo de formatura “Bonita”

O Teatro Universitário da UFMG apresenta o espetáculo “Bonita”, da segunda turma de formandos 2025. O evento acontece na Funarte/MG, de 29 de janeiro a 09 de fevereiro, com entrada franca. Da dramaturga Dione Carlos, a peça tem direção de Adriana Chaves e perfaz um imaginário poético e ficcional sobre a relação de Maria Bonita, Lampião e o Cangaço, tendo como proposta a construção de uma narrativa que tenciona os estereótipos, a dicotomia entre bem e mal que marcam essas figuras históricas, desvelando um imaginário de memórias culturais coletivas de um Brasil que se constrói a partir do sertão.

O espetáculo é baseado no texto, de mesmo nome, de Dione Carlos. “Bonita” traz uma perspectiva sensível, poética e forte sobre o sertão. Com sua escrita contemporânea, o texto leva o coletivo a pensar narrativas performativas para a criação do imaginário dessa história. Sua linguagem mais poética é entendida pela turma como uma oportunidade de criação. “Bonita” promove a ativação da imaginação dessa memória coletiva e política, lutando contra os estigmas e estereótipos da história dessas personalidades.

“Dentre os desafios presentes na construção desse processo, estive junto aos alunos do segundo ano instigando e promovendo reflexões sobre os sertões do Brasil e incentivando a busca por histórias pessoais e memórias familiares da turma, para encontrar esse verdadeiro sertão que foge dos estereótipos, percebendo seus aspectos emocionais e subjetivos desse ambiente, como uma forma de humanizá-lo”, explica Adriana Chaves que completa: “Falar sobre memórias familiares é uma forma de nos relacionarmos com o texto ou o personagem que estamos trabalhando, buscando suas semelhanças ou diferenças com a história”.

Para acompanhar a linguagem visual e poética do espetáculo, Anderson Ferreira, responsável pelo cenário, figurino e adereços utilizados em cena, escolheu a cor vermelho para contar essa história.

“Geralmente quando citamos algo relacionado ao sertão, ao cangaço, nosso olhar mira para paisagens terrosas, secas, tons de marrom. Então o vermelho, na totalidade visual do espetáculo, surge como variação do marrom, mas também pra romper essa ideia de uma representação literal e às vezes estereotipada. Os tons de vermelho em BONITA performam junto com as sensações que queremos compartilhar com o público: de sangue, de dor, mas também de amor, desejo, festa, pele… E os véus cobrem, mas não cobrem totalmente, ainda mostram alguma coisa, mesmo que de forma embaçada, turva… E essa também é uma sensação que queremos que o público experimente”, complementa Adriana.

Serviço_____________________________
“Bonita” – Formatura TU UFMG
Data:
29 de janeiro a 09 de fevereiro (quarta a domingo)
Horário:
29/01 a 02/02: 20h
05/02 a 09/02: 19h
OBS: Dias 31/01 e 07/02 haverá intérprete de libras.
Classificação: 14 anos
Local: Funarte-MG – Rua Januária, nº 68, Centro – Belo Horizonte
Entrada franca: retirada de ingressos 1 hora antes. Vagas limitadas (sujeito a lotação)

Posts Relacionados

Dino Fonseca apresenta “Barzim De Rock”

Dino Fonseca, um dos cantores mais aclamados do país,...

Pequenos produtores ganham espaço nas gôndolas

Pequenos produtores brasileiros estão tendo oportunidade de impulsionar seus...

AML recebe Laymert Garcia e Verônica Stigger

A Academia Mineira de Letras abre suas portas para mais uma...

Passagens aéreas e tarifa de ônibus pressionam inflação de BH

O IPCA, índice que mede a inflação oficial, subiu...

Minas Gerais registra mais de 23 mil casos de dengue em 2025

Todos os anos a população mineira sofre com as...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui