23.4 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

Tendências do artesanato impulsionam mercado mineiro

O mercado de artesanato em Minas Gerais se prepara para uma expansão significativa em 2025, impulsionado por duas tendências: autenticidade e sustentabilidade. A inovação e o compromisso com o meio ambiente têm sido fundamentais para o crescimento do setor. Após a pandemia, o setor teve que se adaptar às novas demandas do consumidor.

De acordo com dados do Governo de Minas e do Sebrae Minas, o setor de artesanato é responsável por aproximadamente R$ 2,2 bilhões anuais e conta com a participação de cerca de 300 mil artesãos no estado. Nesse contexto, feiras e eventos que dão visibilidade ao setor têm se mostrado essenciais para o seu crescimento.

Segundo Patricia Avellar, idealizadora do Up Showroom, os eventos que promovem as artes, o artesanato, a gastronomia, entre outros, funcionam como uma vitrine. “São espaços que oportunizam aos artesãos mostrar seu trabalho, por exemplo, em expor seus produtos e se conectar com o consumidor e seus pares”, afirma.

A exemplo, temos a 11ª edição do UP Showroom, evento que acontece nos dias 26 e 27 de abril de 2025, no Hotel Transamérica BH Lourdes, das 9h às 19h, com entrada gratuita. O evento reúne moda, arte, design e gastronomia, e conecta expositores e consumidores. De acordo com a organização, mais informações podem ser verificadas no perfil do Instagram oficial: @upshowroomoficial.

Moda sustentável e autenticidade como tendências

A busca por autenticidade tem transformado o mercado de moda artesanal. Grazielle de Magalhães Abrão, da marca Bygrazi, destaca que a moda sustentável, feita com responsabilidade e sem excessos, está em alta. Para ela, o foco do consumidor atual é encontrar peças que reflitam a cultura e a identidade dos seus criadores, além de respeitar práticas ambientais responsáveis. “Após a pandemia, as pessoas se tornaram mais conscientes. Elas buscam peças autorais, que não agridem o meio ambiente e que sejam confortáveis”, explica.

Essa busca por autenticidade não se limita à moda, mas também se estende ao mercado de mesa posta, onde a sustentabilidade ganha cada vez mais destaque. Liliane Tanure, da marca Lili Veste a Mesa, observa que materiais como bambu, rattan, cerâmica e linho estarão em alta em 2025, trazendo texturas diferenciadas às peças de decoração. As estampas inspiradas na natureza, como folhagens, frutas e flores, também estarão em evidência, acompanhadas de cores vibrantes, como laranja, verde e vermelho, que prometem dar vida aos ambientes.

Liliane destaca que, assim como na moda, os consumidores estão em busca de marcas genuínas, transparentes e comprometidas com valores que refletem em suas produções. “No mercado saturado de hoje, é a autenticidade que faz a diferença e atrai um público fiel”, afirma.


Foto 1:  Liliane Divulgação
Foto 2: ByGRazi Divulgação
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui