26.1 C
Belo Horizonte
dom, 21 abril 24

Sesc Arte Urbana inaugura novos murais em BH

A paisagem da cidade ficou mais colorida com pinturas inauguradas nesta terça-feira (20/2). Intervenções artísticas foram feitas pelo mineiro Saulo Pico e pelo duo paulista Antúrio no muro da sede do Sesc Mesa Brasil Central e no Viaduto Leste, localizados na região central da capital

O centro de Belo Horizonte ficou ainda mais colorido pelo projeto Sesc Arte Urbana. Nesta terça-feira (20/2), dois novos murais foram inaugurados, desta vez na lateral do Viaduto Leste e na fachada da sede do Sesc Mesa Brasil Central, localizado em frente, na avenida do Contorno, nº 525.

As novas pinturas foram feitas pelo artista mineiro Saulo Pico em parceria com o duo paulista Antúrio. As obras tiveram as paisagens interioranas como inspiração. Utilizando os trabalhadores como protagonistas, os grafites retratam cenas que remetem à plantação, ao cultivo, à colheita e ao compartilhamento dos alimentos. Uma alusão à história do Sesc Mesa Brasil, maior rede de banco de alimentos da América Latina, atuante há 20 anos no combate à fome e a insegurança alimentar em Minas Gerais.

“Nós somos do interior e a maioria dos trabalhadores da capital também vem do interior, mas muitas vezes as capitais acabam apagando essas pessoas. Foi muito satisfatório dar protagonismo a elas com o nosso trabalho, em uma construção coletiva”, revela Douglas Reis, que compõe o Antúrio ao lado de Isabella Siqueira. Radicados em Jacareí, na região paulista do Vale do Paraíba, eles exploram as relações sublimes e cotidianas do Brasil interiorano em trabalhos artísticos manuais feitos com pincéis e colagens.

“Junto com o Antúrio e uma equipe sensacional, pudemos trazer para o centro de BH várias mensagens vindas do interior. Temos nesses murais crianças comendo verduras e legumes, galinhas, famílias almoçando e convivendo… Tudo isso transmite a ideia do Sesc Mesa Brasil, de um trabalho em conjunto, feito por diversos profissionais, que começa com uma semente plantada e vai crescendo até a distribuição dos alimentos para quem precisa”, observa Saulo Pico, artista plástico e professor de arte, natural de Cláudio (MG). Seu trabalho encampa ideias da chamada arte conterrânea, ou seja, voltadas para a valorização do imaginário rural.

Os murais começaram a ser pintados no mês de janeiro de 2024. Ao longo do trabalho, foram realizadas oficinas de artes para os trabalhadores do Sesc Mesa Brasil. As áreas externas escolhidas para a intervenção incluem o muro-paliteiro na avenida do Contorno (424 m²) e a lateral do Viaduto Leste, na mesma avenida (209,37 m²), criando um grande corredor artístico na via, que dá acesso à Rodoviária de Belo Horizonte e a outros locais. As áreas internas da sede do Sesc Mesa Brasil também foram contempladas, totalizando 1.053,07 metros quadrados pintados.

Arte e solidariedade

O Sesc Arte Urbana ganhou notoriedade com as pinturas das empenas do Edifício-Sede do Sesc em Minas, feitas por Eduardo Kobra e pelo coletivo Minas de Minas, em agosto de 2023. Além de dar um novo aspecto à paisagem da região central, esta nova edição tem o objetivo de valorizar o trabalho de ação social e combate à insegurança alimentar e nutricional realizado pelo Sesc Mesa Brasil.

“Estamos inaugurando mais uma edição do Sesc Arte Urbana. Um trabalho fundamental de valorização da arte e da cultura, que transforma os muros cinzas da cidade em murais maravilhosos, dedicados ao trabalhador. Assim, mostramos o trabalho social do Sesc Mesa Brasil. Gostaria de agradecer a todos que participaram desse trabalho, aos artistas e às equipes do Sesc. A cidade, desse jeito, torna-se mais bonita e mais completa graças ao trabalho feito pelo Sistema S”, afirma Nadim Donato, Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Para o Diretor Regional do Sesc em Minas, Alberto Moreira Vieira, as intervenções artísticas no local unem duas frentes de atuação da Instituição em um único propósito:

“O Sesc em Minas tem o fomento à arte e à cultura como um dos nossos focos. Com essa iniciativa, nós valorizamos a arte urbana e, ao mesmo tempo, damos visibilidade ao Sesc Mesa Brasil, que é o maior banco de alimentos da América Latina. Tanto que a arte feita aqui nesses espaços foca desde o plantio até a distribuição dos alimentos, exatamente como o Mesa Brasil faz hoje”.

A expectativa é de que a população de Belo Horizonte desperte seu olhar não apenas para a beleza da arte urbana, mas também para as iniciativas de solidariedade.

“Esta edição do Sesc Arte Urbana traz luz para esse programa tão importante que é o Sesc Mesa Brasil. A arte urbana tem esse objetivo de, além de enriquecer o cenário artístico da cidade, trazer à tona temas para reflexão e debate. Quando pintamos uma unidade que tem esse propósito social tão relevante para o nosso país, promovemos a reflexão sobre essa temática. Talvez, muita gente que passava por aqui não sabia o que havia atrás desses muros. Agora, trazemos esse deslocamento de olhar para essas reflexões que a arte propõe”, avalia Manuella Abdanur Paiva, Gerente de Cultura do Sesc em Minas.

A Gerente do Sesc Mesa Brasil, Luciana Vacari, celebra a valorização do trabalho de ação social feito pelo programa:

“A escolha dos artistas captou toda a essência do trabalho do Sesc Mesa Brasil ao falar do plantio, da semente, da colheita e da família que compartilha esse alimento. É um trabalho que tem essa linguagem da solidariedade, do apoio social e do combate à insegurança alimentar e nutricional, que é o que fazemos aqui no Sesc Mesa Brasil.  É uma união entre esse trabalho e a cultura, com o objetivo de elucidar de maneira lúdica, por meio da arte, o que fazemos aqui”.

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui