16.4 C
Belo Horizonte
qui, 17 julho 25

Mater Dei realiza procedimento cardíaco inédito em MG

Neste mês de junho, a Rede Mater Dei de Saúde celebra 45 anos de história, consolidando-se como referência nacional em inovação e excelência no cuidado ao paciente. As unidades Contorno e Betim-Contagem realizaram dois procedimentos hemodinâmicos utilizando em primeira mão o avançado sistema CoroFlow. Essa tecnologia, inédita em Minas Gerais, detecta alterações não perceptíveis em um cateterismo cardíaco padrão.

De acordo com o cardiologista intervencionista e coordenador do Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde das unidades Contorno, Betim-Contagem e Nova Lima, Dr. Lucas Lodi, esse é um avanço importante para o diagnóstico da doença arterial coronária não obstrutiva – uma condição potencialmente grave e, muitas vezes, não diagnosticada: “ao contrário do que se imagina, nem todo infarto é causado por obstruções visíveis nas artérias. Estima-se que metade dos mais de 4 milhões de brasileiros com doença arterial coronária vivam com a forma não obstrutiva da patologia, conhecida por sua complexidade e com uma mortalidade de até quatro vezes maior que a da população geral”.

O novo exame realizado na Rede Mater Dei de Saúde utiliza um método invasivo de alta precisão, permitindo diferenciar os diversos subtipos da doença ao avaliar, com detalhes, além da microcirculação do coração, outras alterações como vasoespasmo e disfunção endotelial, algo que os exames tradicionais, como cateterismo ou angiotomografia, não conseguem detectar. “Esse avanço coloca o paciente no centro do cuidado, conseguindo definir o tratamento mais adequado para cada paciente”, explica o Dr. Lucas Lodi.

Polyana Fernandes Ruggio Sant Ana, médica e filha da paciente que realizou o primeiro procedimento no Mater Dei Betim-Contagem, acredita que o exame fez toda a diferença na vida de sua mãe. “Em um momento delicado, fomos surpreendidos pela tecnologia de ponta utilizada para um exame extremamente importante, que garantiu um diagnóstico preciso e fez toda a diferença em sua recuperação. Durante o exame, minha mãe foi acompanhada com cuidado e atenção. O acolhimento seguiu no pós-exame e em todos os momentos ela foi assistida por uma equipe altamente preparada. Hoje, ela está em casa, se recuperando bem, sem nenhuma intercorrência, e com a segurança de um diagnóstico claro e confiável”, garante.

Isso reforça o compromisso da Rede Mater Dei de Saúde em oferecer um serviço de alta tecnologia, com equipamentos de última geração, associados a uma equipe altamente qualificada, garantindo um atendimento personalizado e humanizado com segurança e excelência clínica.

Unidades 

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Nova Lima, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec

Goiás: Hospital Mater Dei Goiânia

 

Posts Relacionados

Sindijoias Ajomig lança manifesto em defesa da mineração artesanal durante a FIPP 2025

Documento encabeçado por lideranças de Minas Gerais procura mais...

Cuidar da pele é ter autocuidado com a mente como fonte de bem-estar

Por Andressa Mundim, CMO do Grupo MedSystems A pele é,...

Natiruts apresenta último show da carreira em BH na próxima semana

Grupo vai se despedir do público da capital mineira...

10 dicas para deixar a casa segura durante a viagem

O Barômetro de Segurança da Verisure, líder em sistemas de...

Felipeh Campos Brilha no “Sempre Melhor” da Rede Mais Família

O jornalista e apresentador Felipeh Campos foi o grande...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui