22 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

“Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica” terá quatro turmas em 2025; região do Padre Eustáquio é a terceira contemplada

O programa de capacitação “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica” abre as inscrições para a terceira oficina nesta quinta-feira, 10 de julho. Ao todo são 25 vagas e a próxima edição acontecerá no Padre Eustáquio. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura / 2024.

A primeira oficina foi realizada em Venda Nova e a exposição já pode ser conferida no Centro Cultural da região. A segunda acontece no Barreiro, com grande adesão da comunidade local. “É uma grande alegria ver a Foto & Tal chegando à sua terceira turma. Nesses últimos meses, tenho percebido o quanto a fotografia pode ser uma ferramenta poderosa de expressão, pertencimento e transformação. Esta é uma oportunidade valiosa para que mais pessoas descubram sua própria forma de contar histórias por meio da imagem, e nós estamos aqui para acolher, incentivar e caminhar junto com quem quiser se experimentar nesse processo, explica a coordenadora geral, Mônica Veiga.

Para Dalila Pires, proponente e produtora, um dos grandes diferenciais da oficina Foto & Tal é proporcionar a compreensão de que o território não é apenas um espaço físico, mas um campo simbólico e afetivo, onde memórias, afetos e experiências se entrelaçam. “Ao fotografar seus próprios bairros, ruas, casas ou locais de convivência, os participantes poderão refletir sobre a forma como esses ambientes influenciam sua trajetória pessoal, ao mesmo tempo em que reconhecem seu papel como sujeitos que também transformam esses espaços. Terceira turma de 2025 na área! Coração sorrindo de satisfação por ver, a cada turma, olhares se abrindo para novas percepções e formas de enxergar o local que habitam. Beagá são muitas e nossos pupilos mostram isso com muito talento”, destaca.

Podem participar da Oficina maiores de 18 anos, havendo prioridade para os moradores de periferias ou favelas, pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e PcD (com espectros de deficiência física). Ao final, haverá exposição fotográfica e cada participante recebe um certificado. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura / 2024.

Serviço

Abertura de inscrições para a oficina “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”

Período: 10 a 30 de julho

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio)

Quem pode participar: maiores de 18 anos, sem necessidade de experiência prévia

Aulas: em agosto, terças e quintas no período noturno

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/ManRwBxjPijwnfQz8

Instagram: @fotoetalartevisual

Posts Relacionados

28ª Artesania do Papel agita Mercado Novo com 60 artistas

A Artesania do Papel,  feira que reúne artistas do...

Por que cresce o consumo de cervejas sem álcool no Brasil

Ascensão do segmento “balanced choices” expande mercado cervejeiro, cria...

Casa dos Sonhos da Coral traz a magia das princesas Disney

Espaço promovido pela marca de tintas decorativas transforma casa...

2ª Mostra de Cinema de Betim homenageia Lô Borges e Maurício

A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, com uma curadoria...

A Etnografia da Irmandade: Um olhar sobre duas rodas

Um colete, um capacete, luvas e botas pretas, bandanas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui