O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, tomou posse no cargo de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União, durante solenidade no Auditório Juscelino Kubitschek, em Brasília, realizada no último dia 12 de junho. Mais de 500 pessoas compareceram ao evento.
Entre elas, diversas autoridades dos três poderes, tais como o procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Gonet; presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite.
Em seu discurso de posse, o mineiro de Montes Claros ressaltou que à frente do cargo pretende organizar com os procuradores-gerais de outros estados um modelo de Ministério Público mais voltado para resultados do que para processos. “Então é uma construção coletiva. O Brasil inteiro está participando e nós acreditamos que teremos muito sucesso nisso”, afirmou.