27.5 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

Presença de mulheres no mercado financeiro segue em ascensão

O número de mulheres cadastradas na bolsa de valores bateu recorde no fim de 2024, com mais de 1,5 milhão de CPFS, o que representa um crescimento de quase 9% em relação a 2023. Atualmente, 152 mil mineiras estão inscritas na B3, o que corresponde a cerca de 10% das investidoras no Brasil. Para Cecília Perini, sócia e líder da XP em Minas Gerais, a presença delas na bolsa de valores indica uma evolução da educação financeira. “Cada vez mais, as mulheres demonstram interesse por diversificar as suas finanças, um comportamento que reflete a busca por segurança financeira, independência e a possibilidade de aumentar a renda”, explica.

Mas, o crescimento da presença de mulheres no mercado financeiro não está limitado apenas às clientes. De acordo com dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), a profissão de assessora de investimentos, por exemplo, cresceu 180% em quatro anos, passando de quase 2 mil profissionais em 2020 para 5,5 mil em 2024.

Para aquelas mulheres que sonham em seguir a carreira no mercado financeiro, a dica é investir em capacitação. “Isso envolve buscar informações sobre o mercado e conversar com profissionais que já atuam nele. Essa pesquisa inicial ajuda a entender a dinâmica, as habilidades necessárias e o dia a dia da área. Além disso, é importante avaliar se as características do mercado se alinham com seus objetivos”, explica Cecília.

Existem várias maneiras de se desenvolver nesta área, incluindo a obtenção de certificações relevantes e a participação em programas de formação. A XP, por exemplo, criou o XP Future, que é projetado para desenvolver as habilidades técnicas e comerciais necessárias para se tornar uma assessora de investimentos. Esse tipo de programa pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir as competências fundamentais para atuar no mercado.

A executiva também ressalta a importância de promover ambientes inclusivos e de oportunidades. “Investir em treinamentos para nossas colaboradoras é uma estratégia inteligente para o crescimento da empresa, além de ser uma prática de responsabilidade social. Cursos de negociação e gestão capacitam as mulheres, permitindo que desenvolvam habilidades essenciais para assumir posições de liderança”, frisa.

A mineira Jennifer Santos é uma dessas profissionais que se apaixonaram pelo mercado financeiro e estão transformando a história de suas vidas por meio da carreira. Há quase quatro anos na XP, ela é líder comercial do segmento de alta renda e garante que sempre teve espaço e encorajamento para desenvolver seu talento. “Ao longo da minha jornada no mercado financeiro, sempre fui medida pelo meu talento, dedicação e competência profissional. Em nenhum momento, o fato de ser mulher foi um desafio ou um obstáculo para alcançar meus objetivos”, afirma Jennifer.

“As mulheres estão ocupando esse espaço com muita propriedade, seja como profissionais ou investidoras.  E esse movimento é inspirador! No dia a dia, percebo como nossas clientes estão, cada vez mais, interessadas em entender e tomar controle de suas finanças pessoais para realizar seus sonhos. Por isso, sempre oferecemos um atendimento personalizado, que compreenda as necessidades, perfil e preferências únicas de cada cliente, independentemente de gênero”, garante Jennifer.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui