21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

PBH restaura lunetas turísticas da Pampulha e da Rua Sapucaí

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a restauração de oito lunetas de observação turística em dois importantes pontos da capital mineira: seis equipamentos localizados na orla da Pampulha e dois na Rua Sapucaí, no Centro da cidade, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A ação faz parte do projeto de reestruturação da infraestrutura turística da capital, conduzido pela Belotur.

As lunetas, de uso gratuito, passaram por um processo completo de manutenção, que incluiu a retirada, troca de peças, revisão dos elementos óticos, limpeza, pintura e reinstalação das etiquetas com indicações dos atrativos turísticos visíveis em cada ponto. Com isso, os equipamentos voltam a oferecer aos frequentadores uma nova e mais qualificada perspectiva da paisagem, enriquecendo a experiência de turistas e moradores.

Instaladas em locais estratégicos, como o Conjunto Moderno da Pampulha — Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco — e a Rua Sapucaí, conhecida pela vista privilegiada do Centro de Belo Horizonte e dos murais de arte urbana, as lunetas possibilitam uma observação terrestre interativa, com lentes antirreflexivas de alta qualidade e foco pré-ajustado, o que facilita o uso por pessoas de todas as idades. Os equipamentos giram nos sentidos vertical e horizontal e contam com etiquetas explicativas sobre os atrativos visíveis, incentivando a descoberta e valorização do patrimônio cultural da cidade.

Para a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, a restauração das lunetas reforça a intenção de tornar a experiência turística em Belo Horizonte mais acessível, sensível e conectada com o que a cidade tem de mais autêntico. “As lunetas são convites para ver a cidade com outros olhos — com mais encantamento, curiosidade e pertencimento. São equipamentos democráticos, que transformam a relação das pessoas com o espaço público e com o patrimônio cultural da capital”, destaca.

Além de ampliar a oferta turística, a presença das lunetas reforça o sentimento de pertencimento e o cuidado com os espaços públicos. Nesse sentido, a Prefeitura de Belo Horizonte faz um apelo à população para que contribua com a preservação desses equipamentos, que são bens públicos e de uso coletivo. O respeito e a conservação das lunetas são fundamentais para que mais pessoas possam vivenciar essa experiência e se conectar com a cidade de forma sensível e divertida.

As lunetas contam ainda com materiais resistentes à água, vento e demais intempéries, garantindo durabilidade e segurança para o uso ao ar livre. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para a valorização do turismo urbano, da paisagem cultural e do patrimônio de Belo Horizonte.

Ações na região da Pampulha

Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, o Conjunto Moderno da Pampulha é um dos destinos mais promovidos pela Belotur em ações voltadas à divulgação turística da cidade. O local está presente em press trips, famtours, feiras do setor e materiais institucionais, sendo referência recorrente nas estratégias de comercialização das principais operadoras e agências de viagem que atuam com o destino BH.

Em 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a revitalização de 69 placas do Sistema de Sinalização Turística Interpretativa do Conjunto Urbanístico e Arquitetônico da Pampulha. As sinalizações oferecem informações sobre os principais atrativos da região — como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), o Iate Clube e a Casa do Baile —, além de indicarem distâncias entre pontos de interesse, esculturas e obras de arte ao longo do percurso, qualificando a experiência dos visitantes.

A Pampulha também integra o roteiro dos tours gratuitos oferecidos pela Belotur, que apresentam a cidade de maneira leve, acessível e culturalmente enriquecedora. Um dos circuitos contempla visitas a locais emblemáticos da região, como a Igreja São Francisco de Assis, a Casa Kubitschek e a Casa do Baile. A programação das próximas edições está disponível no Portal Belo Horizonte.

Confira a localização das lunetas

Rua Sapucaí

Os equipamentos estão próximos aos números 193 e 303

Pampulha

Mirante Santa Rosa (Pôr do sol). Av. Otacílio Negrão De Lima, 445 – São Luiz
Mirante São Luís. Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.840 – Pampulha
Mirante Bandeirantes. Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.200 – Pampulha
Mirante do Grande Hotel (península). Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.000 – Pampulha
Mirante Vertedouro. Av. Otacílio Negrão de Lima, 17.946 – Pampulha
Mirante do Biguá. Av. Otacílio Negrão de Lima, 15.564 – Pampulha

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui