24.4 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

PBH quer tornar o Carnaval patrimônio cultural da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte dá início ao processo que pode levar ao reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural da cidade. Na próxima terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem a 1ª Reunião Pública sobre Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte. O encontro acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro), a partir da 18h30, e irá apresentar os objetivos do estudo, a metodologia, os principais aspectos a serem abordados na pesquisa que resultará na constituição de um Dossiê de Registro e, posteriormente, será submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH). A reunião também tem o objetivo de escutar os coletivos, blocos, escolas e agentes culturais que vivem e fazem o carnaval de Belo Horizonte.

A reunião é voltada aos blocos caricatos, escolas de sambas, blocos de rua e sambistas da cidade, assim como aos estudiosos do patrimônio cultural e da cultura popular, além de agentes culturais vinculados ao carnaval de Belo Horizonte. A entrada é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia.

A realização da pesquisa parte da mobilização da sociedade civil, especificamente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim, que apresentou o pedido de reconhecimento da Quadra da Escola de Samba como patrimônio cultural de Belo Horizonte. Deste pedido, também resultou a realização de uma pesquisa ampla e aprofundada dedicada ao samba, que embasou a titulação desta expressão cultural como patrimônio cultural de BH, em dezembro de 2024. Samba e carnaval são duas expressões culturais que se complementam. Agora, com a realização do Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte, é o momento desta grande referência cultural brasileira ser compreendida no contexto da capital de Minas Gerais. Sua história, lugares, formas de expressão, saberes e as formas de transmissão serão estudados.

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura e Presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, o Carnaval de Belo Horizonte é uma manifestação cultural vibrante e essencial para a identidade da cidade. “Esse processo de reconhecimento do nosso Carnaval como patrimônio cultural da cidade é um passo fundamental para garantir sua preservação, valorização e continuidade. Iniciamos agora, com essa Reunião Pública, um trabalho de escuta e pesquisa aprofundada, em diálogo com os blocos, sambistas, escolas de samba e demais agentes culturais, para construir um inventário que reflita a riqueza e a diversidade dessa manifestação. Essa iniciativa dá sequência ao reconhecimento do Samba como patrimônio cultural, em 2024, e reforça o compromisso da atual gestão com políticas públicas que protegem e fortalecem nosso patrimônio imaterial”, destaca.

SOBRE O INVENTÁRIO CULTURAL E DOSSIÊ DE REGISTRO IMATERIAL

A elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro Imaterial constituem etapas importantes no processo de reconhecimento e titulação de um bem cultural como patrimônio cultural da cidade. Finalizados, o inventário cultural e dossiê de Registro são submetidos ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH) para finalização do rito e sua validação.

Com a pesquisa, busca-se fazer o levantamento detalhado sobre um bem cultural com objetivo de identificar e compreender quais são os seus elementos constituidores, tais como: trajetória histórica; mestras e mestres; grupos e coletivos; celebrações; saberes; formas de expressões e lugares que são referências fundamentais para sua prática e manutenção/continuidade de sua existência.  Com o estudo, evidencia-se também as formas de reprodução e transmissão, e os elementos que representem riscos à sua existência, assim como ações necessárias à sua salvaguarda. É a partir destas informações que o CDPCM-BH deliberará sobre o título de Patrimônio Cultural a um bem cultural.

SERVIÇO

Reunião Pública | Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte

 

Data: dia 15 de abril de 2025, terça-feira, das 18h30 às 21h

Local: Museu da Moda de Belo Horizonte – Rua da Bahia 1149, Centro

 

ENTRADA GRATUITA: sem necessidade de inscrição prévia. Sujeito a lotação do espaço

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui