20.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

PBH aplica mais de 48 mil doses de vacina contra a poliomielite

Depois de intensa mobilização da Prefeitura de Belo Horizonte para convocar pais e responsáveis de crianças menores de 5 anos para a vacinação contra a poliomielite, a campanha foi encerrada com mais de 48 mil doses aplicadas. A sensibilização fez com que a cobertura vacinal também aumentasse na capital. Antes da campanha, o índice de vacinação para o público de 4 anos, por exemplo, estava em 71% e, após o período, o município alcançou 76%.  Considerando a faixa etária de crianças de um ano a cobertura também aumentou de 60,6% para 64,4%.

Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite teve início em 27 de maio, nos 152 centros de saúde da cidade. O Dia D foi realizado em 8 de junho e, somente nessa data, foram aplicadas mais de 7 mil doses do imunizante. A previsão era de que a mobilização terminasse em 14 de junho, mas foi prorrogada até o dia 30 de junho, para garantir o acesso e a proteção das crianças menores de 5 anos de idade.

Mesmo com o fim da campanha as doses continuam sendo ofertadas rotineiramente nos 152 centros de saúde e também no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Para ser vacinado é necessário que pais, mães ou responsáveis apresentem o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina, para a devida avaliação e registro da dose.

O endereço de todos os locais, assim como o horário de funcionamento das unidades, pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Esquema vacinal

O esquema vacinal da poliomielite varia de acordo com a idade da vacina. Para menores de 1 ano são três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. As crianças de 1 a 4 anos que estiverem com as doses completas recebem o reforço com a dose oral da vacina. Por isso, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina no momento de aplicação das doses.

*Por Laura Fialho, estagiária sob supervisão de Ícaro Ambrósio.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui