23.4 C
Belo Horizonte
qua, 11 fevereiro 26

Orisamba leva Gira da Lagoinha à folia

Desfiles serão nos dias 13 e 15 de fevereiro pelas ruas do bairro boêmio de BH

“Gira na Lagoinha – Ecos da Diáspora” é o tema do Carnaval 2026 do Orisamba, bloco que há 11 anos desfila pelo bairro levando a arte, a música e a cultura dos povos de matriz afro periféricos para a avenida. Neste ano, os desfiles acontecem nos dias 13 e 15 de fevereiro, sexta e domingo.

Ao todo, cerca de 100 pessoas – entre bateria, corpo de baile, harmonia e cantores – animam o cortejo que é divido em dois momentos. Na sexta, dia 13, é o “Regente da Folia”, onde acontece o teatro cênico carnavalesco do Orisamba com luzes, fumaças e intervenções artísticas que seguem o tema elaborado e guiado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – onde o bloco nasceu -, com um repertório voltado a ancestralidade da diáspora da Lagoinha.

Já no domingo, dia 15, é a vez do “Acordei cedo só pra ver você tocar”, que traz o sentimento de euforia, alegria, união e ancestralidade do bloco com músicas autorais e hits do verão e do carnaval brasileiro.

“Esse ano o bloco o bloco vem contando os caminhos de Exu, é ele quem vem dando o tom da alegria e falando sobre caminhos do Orisamba”, comenta Pai Ricardo, um dos fundadores do bloco e líder da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente.

“É com muita felicidade que estamos trabalhando cada vez mais para fomentar o carnaval fora do carnaval, já que saímos na periferia. O Orisamba é esse movimento que vai de exu a oxalá, um desfile muito bonito que a gente quer que todo mundo venha participar! Uma ação, uma força da natureza em movimento”, explica Gabriel de Moura, líder do Orisamba.

Figurino especial – Em 2026, o Orisamba contou com a parceria do artista negro e designer baiano Junior Pakapym que desenvolveu uma estampa para o figurino do bloco com inspiração nos grafismos e nas identidades de Exu, Oxalá, de Nzila a Lemba, reconhecendo essa ancestralidade afro mineira.

O carnaval do Orisamba em 2026 tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

EP Orisamba_________________________________
O bloco lançou no final do ano passado seu primeiro EP: “Orisamba, o Regente da Folia”, que celebrou seus 10 anos no carnaval de rua de BH. Apresenta ritmos com influência do carnaval baiano, mas também ritmos do próprio terreiro, com levadas de samba reggae, samba duro, entre outros.  Foi gravado no Estúdio Engenho com direção musical de Max Cabral Akerman, com direção de Thiago Delegado, além da direção artística de Aline Calixto e Ricardo de Moura.

Neste álbum, o OriSamba reforça a importância da comunidade afro-periférica na cena cultural e na vida cotidiana da cidade, em um movimento contínuo de força recriação e inventividade. Cantar, compor e dançar o carnaval são as formas revolucionárias das comunidades da diáspora negra se expressar no maior evento nacional. O EP foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Carnavaranda ____________________________
Além dos desfiles de rua, em 2026 o Orisamba foi convidado para se apresentar no projeto Carnavaranda, do Cine Theatro Brasil Vallourec. O show acontece dia 17 de fevereiro, terça-feira, das 13h às 15h na Varanda Amazonas. O “Carnavaranda” é uma extensão do projeto “Música na Varanda” e promete pulsar ainda mais a Praça Sete durante os quatro dias de folia.

O bloco em 2026 ________________________
Tema: Orisamba: A Gira na Lagoinha – Ecos da Diáspora
Componentes: 70 pessoas na bateria; 20 nas Kapangueiras (corpo de baile); 03 na harmonia; e 02 nos vocais
Cores do desfile: preto, vermelho e branco
Participações especiais de cada dia:
Sexta-feira: Mestre Linguinha, Luter Nguzuale e Sarah Samp
Domingo: Marcelo Veronez e Sérgio Pererê

Serviço _______________________________
Cortejos Orisamba – Carnaval 2026

Cortejo Regente da Folia
Data: 
13/02, sexta
Horário: concentração às 19h
Local: em frente à Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente
Rua Fagundes Varella, 99, Lagoinha

Cortejo Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar
Data:
 15/03, domingo
Horário: concentração às 10h
Local: Rua Itapecerica, 331, também na Lagoinha

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Carnaval Vila da Serra reúne grandes blocos

A região do Vila da Serra prepara-se para receber...

Carnaval de Sabará celebra tradição em 2026

O Carnaval de Sabará em 2026 terá como tema...

Rachel Reis estreia no Carnaval de BH com bloco

No primeiro raio de sol do sábado de Carnaval,...

Jornalistas portugueses vivenciam Minas

A Embratur e a TAP promovem, até a próxima...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui