21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Orisamba comemora 10 anos de avenida no Carnaval de BH

Bloco nascido na Lagoinha preserva e enaltece as tradições da umbanda

O carnaval de 2025 vai ser especial para o OriSamba: o bloco comemora 10 anos de história em BH preservando toques, ritmos, cantigas e composições que remetem a umbanda, enxergando e praticando costumes dessas tradições.

A festa do Orisamba será dividida em dois desfiles no bairro Lagoinha, onde fica a sede do bloco – surgido na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e no domingo, dia 02 de março com cortejos temáticos e especiais, patrocinados pela Cemig e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

O bloco conta com uma bateria de 75 integrantes, um corpo harmônico e vocal de 10 integrantes, equipe técnica com 15 pessoas, capangueiras que são o corpo de baile com 25 pessoas, além do apoio da comunidade.

Regente da Folia___________________________
Na sexta, dia 28 de fevereiro, o OriSamba apresenta o cortejo “Regente da Folia”, um espetáculo dividido em três atos: conceituação, exercício do conflito e a catarse.  “Vamos apresentar o realce de todo o trabalho nesses 10 anos que consiste na luta pelo empoderamento das pessoas negras, periféricas e de comunidades tradicionais, aproveitando a cênica que a afro periferia nos proporciona, a luz da lua, inserções cênicas com pirofagia e acrobacia circense”, explica Gabriel de Moura, cantor, percussionista e um dos fundadores.

“Nosso desfile vai atender ao conceito de Fractal Ancestral, ou seja, tudo que fizemos durante 10 anos é o resultado das ações que a gente pratica hoje, do que herdamos e o que fazemos hoje para garantir a nossa liberdade. Uma estratégia de conseguirmos caminhar para frente, sem esquecer de olhar para trás”, conta Gabriel Moura, líder e um dos fundadores do OriSamba.

O cortejo vai apresentar um repertório composto por músicas de pessoas negras, com grandes referências como Gilberto Gil, Sérgio Pererê, Olodum, Ilê Aiyê, entre outros. O musicalidade do OriSamba também visa valorizar e difundir esse estilo nascido nas periferias da cidade, passando por variados ritmos como o samba reggae, samba duro, samba enredo, entre outros.

O bloco faz sua concentração a partir das 19h, em frente a Casa Pai Jacob do Oriente, na Rua Fagundes Varella, 99, Lagoinha.

Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar________________________
Já no domingo, dia 02 de março, o bloco apresenta o desfile “Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar”, com uma proposta para o futuro – “um futuro unificado, sintetizado, espacial e grande, um futuro a se replicar’, como conta Gabriel.

“Vamos fazer durante o dia um cortejo com um teor muito feliz e alegre, muitas cores, com nosso abadá colorido. Vamos aproveitar as cores, a luz do sol e as inserções com o público, transformando-o em parte do OriSamba, porque essa é a ideia. Vai ser uma extensão da catarse que pretendemos criar na sexta”, explica o músico.

O cortejo sai às 11h da Rua Itapecerica, 454, também na Lagoinha.

História___________________________
OriSamba é um bloco que nasceu dentro de um terreiro de umbanda, na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, na Lagoinha com o desejo Pai Ricardo e Gabriel Moura. O grupo busca preservar os toques, ritmos, cantigas e composições que remetem a essa forma de viver, enxergar e praticar os costumes dessas tradições, a partir das vivências que contam e remontam as diferentes formas de conduzir os processos de transmissão dos saberes e costumes na atualidade.

“O nome surgiu a partir de conceitos subjetivos usados dentro das casas e terreiros de axé: ‘Ori’ e ‘Samba’. Ori faz parte de nosso viver e conviver entre corpo e espírito, sendo nossa “cabeça”, “orientação” com respeito ao tempo, natureza e o próximo, conforme os costumes tradicionais afro-brasileiros. E “Samba” deriva de ‘Semba’, ligado ao ato de gerar, o cordão umbilical, matriz e essência da vida: a mulher, parte essencial que nos liga uns aos outros fazendo sempre nos lembrar de nossos ancestrais. Com isso o nome OriSamba, leva para as ruas a beleza das cores, a alegria das toadas dos tambores, e o recontar da história e cultura afrobrasileira em Belo Horizonte”, conta Pai Ricardo.

OriSamba é ocupar e inundar as ruas com músicas que são manifestações de culturas afro-brasileiras, tal como o maracatu, o samba, o axé, embasado nas tradições e costumes do povo de terreiro. “Participar da efervescência que é o carnaval enquanto cortejo de rua é também prática de uma religiosidade tradicional que não se reduz a um espaço edificado, mas que abraça e faz de toda a cidade território do sagrado. Dessa forma, o sagrado também se encontra nas ruas, nas festas populares, na música e na dança”, complementa.

Cemig: a energia da cultura_________

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Serviço________________________________
Cortejos OriSamba

Cortejo Regente da Folia
Data: 28/02, sexta
Horário: concentração às 19h
Local: em frente à Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, na Rua Fagundes Varella, 99, Lagoinha

Cortejo Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar
Data: 02/03, domingo
Horário: concentração às 11h
Local: Rua Itapecerica, 454, também na Lagoinha

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui