25.6 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Obras da pintora, retratista e muralista Yara Tupynambá

As cores e a “tomografia” de Minas Gerais, eternizadas por Yara Tupynambá, estão na retrospectiva individual da artista “Paisagens da alma mineira”, com curadoria do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e intervenção do Instituto & Memorial Yara Tupynambá, inaugurando no dia 12 de dezembro de 2024 – aniversário de Belo Horizonte. A mostra acontecerá na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, e estará aberta ao público de 13 de dezembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025.

A exposição apresenta 121 obras, entre pinturas, gravuras, objetos, estudos, desenhos e registros fotográficos que documentam a produção de Yara. Os temas abrangem o cotidiano, a espiritualidade e a cultura mineira, em um panorama que explora a profundidade e a universalidade da obra da artista.

A exposição “Paisagens da Alma Mineira” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC)  e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

Estrutura da Exposição – Composta por sete setores, a mostra oferece uma imersão profunda no universo de Yara Tupynambá:

Setor 1: Autorretratos – Uma introdução ao olhar introspectivo e à narrativa pessoal da artista.

Setor 2: Território Mineiro – Obras que capturam paisagens e personagens marcantes de Minas Gerais.

Setor 3: História e Memória de Minas Gerais – Retratos da Inconfidência Mineira e outros eventos históricos.

Setor 4: Arte e Tradição – Celebrando festas populares como os Catopês e as festividades de São João.

Setor 5: Audiovisual – Entrevistas e documentários sobre o processo criativo de Yara.

Setor 6: Processos – Estudos, gravuras e murais que revelam as etapas do trabalho artístico.

Setor 7: Sala Educativa Colaborativa – Espaço interativo para o público experimentar técnicas artísticas.

Textos e Reflexão – Os textos de reflexão sobre a obra da artista foram assinados pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, Suas contribuições exploram o simbolismo das obras e a relevância da artista na construção da identidade cultural mineira.

“Esta exposição celebra a alma de Minas Gerais por meio do olhar único de Yara, cuja obra dialoga com nossa cultura, história e identidade, tornando-se um patrimônio artístico e emocional de nosso estado”, destaca Oliveira.

Temas e Técnica – Os temas, mesmo em sua originalidade, são os que fizeram a grife de Tupynambá: autorretratos, natureza morta e viva, retratos, personagens, o sertão, paisagens, montanhas, o rio São Francisco, festas populares, santos e anjos. As obras dialogam com a diversidade de Minas Gerais, explorando aspectos históricos, folclóricos e culturais que capturam a essência do estado.

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis, a mostra simboliza “o encontro entre aluna e mestre, em um espaço de arte que sintetiza a essência mineira”.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

Exposição “Paisagens da Alma Mineira”

Datas: 13/12/2024 a 23/02/2025

Abertura: 12 de dezembro (quinta-feira), às 11h

Horário: terça a sábado de 09:30h às 21:00h e domingo de 17h às 21h.

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui