16.5 C
Belo Horizonte
dom, 16 junho 24

Nova orquídea é descoberta nos jardins do Inhotim

Catasetum x inhotimensis, híbrido natural do gênero Catasetum, tem seu nome em homenagem ao local em que foi encontrado

A revista científica francesa Richardiana publicou um artigo no mês de março deste ano reconhecendo um novo híbrido natural chamado Catasetum × inhotimensis, descoberto no Instituto Inhotim no final de 2023 pelos biólogos Lucas Assis e Ulisses Ferreira. Os taxonomistas participaram do Projeto de Atualização de Coleções Botânicas, realizado pela Curadoria Botânica do Instituto no segundo semestre de 2023. A descoberta deste novo híbrido de orquídea é um dos desdobramentos do projeto.

Um híbrido é o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes de plantas. Nesse caso, o cruzamento aconteceu naturalmente (sem intervenção humana). Híbridos naturais podem ocorrer quando as áreas de distribuição de duas espécies se sobrepõem e as condições são adequadas para o cruzamento, e podem exibir uma mistura de características das duas espécies parentais. O Catasetum x inhotimensis é resultado do cruzamento de Catasetum hookeri e Catasetum lanciferum e seu nome foi uma homenagem ao local em que foi descoberto.

No Instituto Inhotim a polinização das plantas é aberta, ou seja, várias espécies diferentes ocupam o mesmo território e a polinização é feita de forma livre por insetos, pássaros, vento ou outros mecanismos naturais. Assim, é comum que o pólen de uma chegue até a outra.

Em geral, esse encontro não resulta em fecundação e não forma sementes férteis para reprodução. Porém, eventualmente, essa transferência natural é bem-sucedida e o pólen de uma espécie pode fecundar outra diferente e é dessa reprodução inesperada que surge o híbrido. Em meios artificiais, especialmente com finalidades de ornamentação e paisagismo, a hibridização é muito utilizada, pois permite gerar plantas com novas formas, cores, tamanhos e texturas.

No Inhotim, o Catasetum x inhotimensis, a princípio, tem seu valor como curiosidade botânica, uma planta útil para ensinar sobre processos de reprodução da flora e como planta de valor ornamental por suas características únicas. Para ações de pesquisa e conservação fora do seu habitat natural, a equipe de Jardim Botânico investe no estudo de espécies raras e ameaçadas de árvores, palmeiras e aráceas, especialmente dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

BGCI ACCREDITATION | CERTIFICAÇÃO DE JARDIM BOTÂNICO OBTIDA PELO INHOTIM

O Instituto Inhotim é o primeiro jardim botânico do Brasil a receber o selo de BGCI Accredited Garden. O BGCI (Botanic Gardens Conservation International) é a maior rede de jardins botânicos do mundo, à qual o Inhotim é filiada desde 2021. A organização é referência na coordenação, capacitação e mobilização de jardins para ações de priorização, planejamento e monitoramento para conservação de plantas.

O processo de certificação teve como objetivo aprimorar sua atuação e se alinhar com os padrões internacionais estabelecidos na rede. Para obtê-la, o Inhotim foi avaliado em critérios que abrangem: liderança, gestão de coleções, fitotecnia, educação ambiental, ações de conservação, pesquisa científica, equipe especializada, parcerias institucionais e práticas de sustentabilidade.

O BGCI define componentes básicos para uma instituição ser reconhecida como jardim botânico e que ajudam a medir o seu desempenho e sucesso. A obtenção deste selo é uma conquista importante para o Inhotim pois certifica que o Instituto opera segundo os mais altos padrões internacionais para jardins botânicos. A certificação obtida também é um recurso que distingue jardins botânicos de outros tipos de jardins e reconhece instituições que colaboram para a conservação da flora.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

INSTITUTO INHOTIM

 

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.

Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras.

ENTRADA

Inteira: R$ 50,00 | Meia-entrada*: R$ 25,00.

*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/

ENTRADA GRATUITA

Inhotim Gratuito:

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas; Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito; moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui