25.8 C
Belo Horizonte
sex, 11 outubro 24

Mano Down comemora 13 anos com show de pagode

Instituição social que atende mais de 1,1 mil famílias, comemora 13 anos promovendo o desenvolvimento, autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais

Criado com o propósito de trocar a exclusão por oportunidades para todos, em setembro o Instituto Mano Down comemora 13 anos do início das atividades voltadas para o desenvolvimento e autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

Para celebrar as conquistas da instituição pela causa da inclusão, o Instituto vai realizar, em Belo Horizonte, diversos eventos culturais e esportivos para todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, durante todo o mês.

Na programação estão show com Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down; e Chrigor (ex Exaltasamba) apresentando o melhor do pagode dos anos 90, além de Festival Esportivo, Festival da Primavera, rodas de conversa com pais e cuidadores, curso para educadores, sessão de cinema inclusiva e lançamento de livro sobre autonomia de pessoas com síndrome de Down.

Segundo Leonardo Gontijo, diretor/presidente e fundador do Instituto Mano Down, a instituição chega aos 13 anos com importantes conquistas, mas muitos desafios para continuar avançando na jornada por um mundo mais justo, humano e inclusivo. “Em 2023, pelo segundo ano, ficamos entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, e chegamos a marca de mais de 1,1 mil famílias atendidas, oferecendo atividades e atendimentos que contemplam toda a jornada de vida das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Mas, temos muito ainda a avançar. Em pesquisa que realizamos em 2020, mapeamos que Belo Horizonte tem mais de 26 mil pessoas com deficiência intelectual e cerca de 6 mil pessoas com síndrome de Down”, afirma.

Avante +1000 – Não é sobre o que fizemos, é sobre o que ainda vamos fazer 

Ainda de acordo com Leonardo, para conseguir aumentar a sua capacidade de atendimento, o Mano Down lançou o projeto Avante +1000, com o propósito de ampliar a sua infraestrutura e conseguir atender mais 1 mil pessoas, zerando as filas de famílias que esperam por atendimentos. “Este projeto contempla a reforma do ginásio da Associação Mais Acessível para ampliar as atividades esportivas, além de um prédio para parque sensorial para intervenção precoce, salas para realização de oficinas culturais, e espaços para atendimentos de famílias e responsáveis pelos educandos. A primeira parte do projeto está em execução, mas ainda precisamos captar doações para conseguir viabilizar o restante do projeto”, enfatiza.

Com o Avante +1000 a instituição pretende zerar a fila de espera e atender cerca de 2 mil famílias de Belo Horizonte e região metropolitana com atendimentos e atividades diversas, como: acolhimento de famílias, rodas de conversa, oficinas para famílias, crianças e jovens e adultos, intervenção precoce de saúde (terapias) para bebês, educação inclusiva (com reforço escolar, acompanhamento pedagógico e formação de educadores), inclusão no mercado de trabalho, capacitação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Para viabilizar o projeto Avante +1000, o Mano Down precisará captar mais de R$ 3 milhões em doações.

Para ajudar nessa captação, durante o mês de aniversário, o Instituto Mano Down vai realizar uma campanha para estimular as doações de pessoas e empresas, a meta será a arrecadação de, pelo menos, R$ 40mil. Qualquer pessoa ou empresa poderá contribuir com a campanha, com doações de qualquer valor.

Como contribuir com o Mano Down

Para facilitar o processo para os doadores, o Instituto Mano Down está oferecendo várias possibilidades para viabilizar as doações:

·     Página de doação: https://bit.ly/MD_13ANOS

· Doação via pix através de whatsapp (assistente virtual): https://bit.ly/doacao_pix

·        Doação direta via pix: CNPJ: 23.684.121/0001-03

·  Para mais informações: www.manodown.com.br / Instagram @institutomanodown

·        Telefone: (31) 3371-3739 (geral) / (31) 98825-6857 (Mobilização de Recursos)

Mano Convida – o melhor do pagode dos anos 90 para comemorar os 13 anos do Instituto Mano Down

Chrigor (ex Exaltasamba) e Dudu do Cavaco – primeiro músico com síndrome de Down profissional do Brasil, convidam para o melhor do pagode dos anos 90, na comemoração de 13 anos do Instituto Mano Down. O show acontece no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte.

Mano Convida é um projeto pela diversidade e inclusão, que já reuniu grandes artistas e músicos, como Mônica Salmaso, Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Pedra Azul, Fernanda Takai, Flávio Venturini, as Pagodeiras, Dudu Nobre e Orquestra de Câmara Sesiminas.

A décima primeira edição traz o melhor do pagode dos anos 90, com o protagonismo do músico Dudu do Cavaco e seu convidado Chrigor Lisboa, vocalista e ex integrante do Grupo Exaltasamba, entre os anos de 1993 e 2002.

O cantor é considerado um dos responsáveis pelo grande sucesso do grupo e na carreira solo realizou diversos projetos em parceria com outros músicos, como Márcio Art (ex-Art Popular), Péricles e Thiaguinho (ex-Exaltasamba).

Para o show Mano Convida, Dudu do Cavaco e Chrigor estão preparando um repertório repleto de nostalgia, com destaque para os sucessos do Exaltasamba como “Meu jeito de amar”, “Desliga e vem”, “Me apaixonei pela pessoa errada”, “Telegrama”, “Gamei”, “Louca Paixão”, e muito mais.

O show ainda contará com a banda e orquestra de câmara Comarca 5.2. e com a participação especial do Coral Voz Ativa, composto por educandos (pessoas com e sem deficiência) do Instituto Mano Down .

O Mano Convida foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das empresas Santa Clara, ByMoto, Minasligas, Inova BH, Hypofarma, Vaccinar, Hexagon, Tracbel, MBR, Sondotécnica, Telemont, Martinelli, Otobai, Delp, MaterDei.

Acessibilidade

O Show contará com diversos recursos de acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo a experiência. Além de espaço reservado para cadeirantes e assento para pessoas obesas, o evento contará com intérprete de libras e com o recurso de audiodescrição para os cegos e pessoas com baixa visão.

Para isso, a pessoa receberá um aparelho em que poderá escutar a descrição do que está acontecendo no show, incluindo detalhes como expressões faciais e corporais, descrição do ambiente, figurino, passagem de tempo e espaço.

Serviços

Data: 26 de setembro de 2024 Hora: 20h

Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas- R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte

Venda de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/97481

Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte / Sede do Instituto Mano Down – Rua Urucuia, 62 – Floresta – BH.

Foto Divulgação Mano Down

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação e participe das comemorações do Instituto:

• 01/09 – Lançamento Campanha Comemorativa 13 anos nas redes sociais

• 19/09 – Festival Cultural da primavera – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 21/09 – Festival Esportivo – parque municipal de Belo Horizonte

• 21/09 – Escolas inclusivas – conversa com educadores e responsáveis por escolas – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 23 a 27/09 – Curso “Como estimular a aprendizagem em casa” – para pais e cuidadores de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências – na sede do Instituto – Rua Urucuia, 62 – Floresta

• 26/09 – Mano Convida – Dudu do Cavaco e Chrigor (ex Exaltasamba) – melhor do pagode dos anos 90 – Centro Cultural Unimed-BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Lourdes, Belo Horizonte

Foto Divulgação Mano Down

SOBRE O INSTITUTO MANO DOWN

Pelo segundo ano entre as 100 melhores ONGs do Brasil (2021-2023), o Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que atua em Belo Horizonte e desenvolve programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais.

Idealizado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com síndrome de Down (T21) e de criar oportunidades para que elas pudessem ser reconhecidas por suas capacidades.

A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

O projeto cresceu, ampliou as frentes de atuação e sua capacidade de atendimento. Hoje são mais de 1,1 mil famílias de pessoas com deficiência intelectual atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

O trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia e multissensorial), educação inclusiva (reforço escolar no contraturno, acompanhamento pedagógico e suporte para famílias e escolas), oficinas e vivências culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho, estímulo ao empreendedorismo e envelhecimento saudável.

O Instituto conta com o primeiro ecossistema da inclusão e inovação social, formado por equipamentos (espaços sociais) que se integram e têm como proposta promover vivências, aprendizados, interações, inovações e a inclusão de pessoas com e sem deficiência.

Impactos do Instituto Mano Down

A Missão Avante Mano Down – Jornada por um mundo mais inclusivo; estabelece metas para ampliação do impacto do Instituto entre 2022 e 2030.

Para 2024 a meta é impactar diretamente 1,4 mil pessoas com deficiência intelectual e fazer com que milhares de pessoas, com e sem deficiência, tenham a oportunidade de participar das atividades, conviver e aprender com a diversidade, promovendo, assim, a inclusão efetiva.

E até 2030 a expectativa do Instituto é impactar 25 mil pessoas com e sem deficiência intelectual, de forma direta, e 5 milhões de pessoas indiretamente.

Mas, além disso, o Instituto, que hoje faz parte da Rede de Pacto Global Brasil, vai trabalhar para a aprovação da ODS 18 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) pela acessibilidade para todos.

Segundo Leonardo Gontijo, a proposta do Instituto é quebrar o ciclo de exclusão e invisibilidade social que atinge as pessoas com deficiência intelectual e, para isso, continua contando com o apoio de doadores, parceiros e apoiadores.

Fazendo uma analogia com o ecossistema, construímos a nave. Agora precisamos de combustível e tripulantes para fazê-la voar. E existem muitas formas para as pessoas e empresas contribuírem – doação direta, apadrinhando algum educando ou destinando o imposto de renda para nossos projetos aprovados em leis de incentivo”, explica.

Ainda de acordo com Leonardo Gontijo, as parcerias com empresas, como a realizada com a Blip, tem sido essencial para que o Instituto possa inovar e avançar em sua missão de trocar a exclusão por oportunidades para todos.

Estamos felizes em contar com parceiros que entendam a importância da nossa causa e nos ajudem a somar esforços para inovar e buscar novas soluções, seja para mobilizar recursos ou para levar mais informações para a sociedade“, enfatiza.

·        Conheça o nosso ecossistema da inclusão e inovação social: https://www.youtube.com/watch?v=bIbqKkdP8-A

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui