21.4 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Malungo: Forró autoral e releituras em centros culturais BH

O projeto Malungo, idealizado por Léo Lana e Flávia Ellen, realiza apresentações gratuitas de forró em centros culturais e espaços comunitários de Belo Horizonte entre os meses de junho e julho de 2025. A agenda começa na Festa Junina (29/06) do Centro Cultural Padre Eustáquio, e passa pelo Centro Cultural Venda Nova (01/07), e pelo baile de forró do Centro Cultural Urucuia (05/07), além de uma apresentação no Nave/Núcleo Assistencial Veleiro da Esperança (12/07), e encerra no dia 20/07 no festival de inverno do Centro Cultural São Bernardo. O projeto reúne músicos da cena mineira para celebrar o forró em diálogo com maracatu, ritmos baianos e a música mineira.

Com a proposta de valorizar o forró e suas múltiplas possibilidades, o projeto Malungo surge como um encontro musical e afetivo entre artistas que apresentam vivências e sonoridades. As apresentações pretendem criar uma experiência vibrante, com releituras criativas e músicas autorais que dialogam com o forró e outros gêneros brasileiros. “Queremos convidar o público a dançar com a gente, sentir a energia dessa mistura musical e celebrar a cultura popular com alegria e afeto”, explica Flávia Ellen, cantora e produtora cultural que integra o grupo ao lado de Léo Lana (percussão), Kiko Ribeiro (sanfona) e Valéria Santos (percussão).

O Malungo é fruto da longa parceria artística entre Flávia Ellen e Léo Lana, que trabalham juntos desde 2008 em diversos projetos. O grupo reúne músicos com vasta trajetória: Léo já dividiu palco com nomes como Elba Ramalho e Yamandu Costa; Flávia é fundadora do Coletivo Mulheres Criando e idealizadora de projetos como o “Canta Comigo?” e o “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”; Kiko Ribeiro é sanfoneiro e produtor com mais de duas décadas dedicadas ao forró, tendo acompanhado artistas como Nicolas Krassik e Mestre Marrom; e Valéria Santos, jovem talento da percussão mineira, participaram de projetos como o espetáculo “Insubmissas”. O projeto integra o portfólio da Dengo Produções e tem como objetivo democratizar o acesso à música popular brasileira nos espaços culturais da cidade. Este projeto é realizado com recursos do Edital BH Fomento 2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Uma roda de forró para chamar de nossa

O nome “Malungo” vem do kikongo e significa “companheiro”, “camarada” — definição que traduz o espírito da iniciativa: uma celebração coletiva, feita por amigos e voltada para todas as pessoas que querem compartilhar música, dança e afeto. A diversidade dos repertórios e influências torna o show do Malungo uma experiência única para quem ama o forró e para quem deseja descobrir novos caminhos dentro da música popular brasileira. Este projeto é realizado com recursos do Edital BH Fomento 2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Serviço

Forró de Malungo – Apresentações em centros culturais de BH

Entrada gratuita

29 de junho, domingo, às 14h

Festa Junina do Centro Cultural Padre Eustáquio

Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio

1º de julho, terça-feira, às 19h

Centro Cultural Venda Nova

Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários

5 de julho, sábado, às 20h

Baile de Forró no Centro Cultural Urucuia

Rua W3, 500 – Bairro Jardim Felicidade

12 de julho, sábado, às 19h

Nave/Núcleo Assistencial Veleiro da Esperança

Rua Gastão Bráulio dos Santos, 146 – Santa Amélia

20 de julho, domingo, às 14h30

Festival de Inverno do Centro Cultural São Bernardo

Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo

Este projeto é realizado com recursos do Edital BH Fomento 2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Delegada que atirou em direção a policiais civis não vai à júri popular

Juíza sumariante entendeu que não houve intenção de matar...

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

"Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica" terá quatro...

Minas Gerais recebe 259 novos profissionais do Mais Médicos

O estado de Minas Gerais recebeu o reforço de...

Más condições de trabalho afastam candidatos de vagas abertas

Mesmo com alta demanda em setores operacionais, insalubridade, baixos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui