21.1 C
Belo Horizonte
qui, 22 fevereiro 24

Liga STEAM premiará as escolas da Formação de Educadores

Contagem é uma das cinco cidades que fazem parte de programa de formação na abordagem STEAM

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, 482 profissionais da rede pública de ensino estão finalizando a formação de 50h em STEAM. Considerando indicadores como número de professores concluintes e ao menos um projeto apresentado e implementado, as escolas acumularão pontos que poderão valer notebooks, projetores e amplificadores, impressoras 3D e outros equipamentos para as unidades premiadas.

A premiação faz parte do Programa de Formação de Educadores Liga STEAM, que visa aprofundar o conhecimento sobre essa abordagem educacional. Com o apoio da Secretaria de Educação de Contagem na convocação dos participantes, os 482 da cidade representam 30% do total de 1.623 inscritos, até o momento, dos cinco municípios brasileiros que participarem do programa de formação que, além de Contagem, incluem Itaúna e João Monlevade, em Minas Gerais,Resende, no Rio de Janeiro, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

O programa de formação e a premiação fazem parte da Liga STEAM, a maior iniciativa de divulgação e promoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras.  STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Criada em 2022 pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM ganhou em 2023 a adesão da Fundação Banco do Brasil. A coordenação conta com a participação da Tríade Educacional e da AVSI Brasil. Por meio da abordagem STEAM, procura-se estimular alunos e alunas no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.

Outra iniciativa é o Prêmio Liga STEAM, de âmbito nacional, para o qual foram selecionados 150 projetos de 18 estados mais o Distrito Federal, que concorrem a laboratórios de robótica, brinquedotecas e prêmio em dinheiro. Dentre os 150 projetos selecionados, cinco são de Contagem.

SERVIÇO 

Liga STEAM premiará escolas participantes da Formação de Educadores 

Informações para a imprensa: 

Marcelo Moreira 

(31) 99511-0702 

[email protected]  

 

Posts Relacionados

Atriz e cordelista Bianca Freire estreia “3 Contos de Amor”

“Um espetáculo que vem sendo construído desde que eu...

Programação cultural enriquece Carnaval da PBH

Após 23 dias de celebração intensa em todos os...

Projeto Jardim Musical recebe a cantora Lívia Itaborahy

“Soy Sosa – um Tributo à Mercedes Sosa” com...

Escola Livre de Artes Arena da Cultura abre inscrições

Dando continuidade no propósito de ensino da arte como...

Literíssima lança antologia feminina, Elas, a saudade, o amanhã

A Editora Literíssima realiza noite de autógrafos e lançamento da nova...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui