16.4 C
Belo Horizonte
qua, 19 junho 24

Liga STEAM premiará as escolas da Formação de Educadores

Contagem é uma das cinco cidades que fazem parte de programa de formação na abordagem STEAM

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, 482 profissionais da rede pública de ensino estão finalizando a formação de 50h em STEAM. Considerando indicadores como número de professores concluintes e ao menos um projeto apresentado e implementado, as escolas acumularão pontos que poderão valer notebooks, projetores e amplificadores, impressoras 3D e outros equipamentos para as unidades premiadas.

A premiação faz parte do Programa de Formação de Educadores Liga STEAM, que visa aprofundar o conhecimento sobre essa abordagem educacional. Com o apoio da Secretaria de Educação de Contagem na convocação dos participantes, os 482 da cidade representam 30% do total de 1.623 inscritos, até o momento, dos cinco municípios brasileiros que participarem do programa de formação que, além de Contagem, incluem Itaúna e João Monlevade, em Minas Gerais,Resende, no Rio de Janeiro, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

O programa de formação e a premiação fazem parte da Liga STEAM, a maior iniciativa de divulgação e promoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras.  STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Criada em 2022 pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM ganhou em 2023 a adesão da Fundação Banco do Brasil. A coordenação conta com a participação da Tríade Educacional e da AVSI Brasil. Por meio da abordagem STEAM, procura-se estimular alunos e alunas no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e responsabilidade, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade.

Outra iniciativa é o Prêmio Liga STEAM, de âmbito nacional, para o qual foram selecionados 150 projetos de 18 estados mais o Distrito Federal, que concorrem a laboratórios de robótica, brinquedotecas e prêmio em dinheiro. Dentre os 150 projetos selecionados, cinco são de Contagem.

SERVIÇO 

Liga STEAM premiará escolas participantes da Formação de Educadores 

Informações para a imprensa: 

Marcelo Moreira 

(31) 99511-0702 

[email protected]  

 

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

Por Gustavo Rianni O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui