Início Belo Horizonte Juventude S.A lança documentário Verde que Protege

Juventude S.A lança documentário Verde que Protege

0

O documentário “Verde que protege: onde as vozes criam ecos”, produção realizada pelos alunos do Programa Juventude S.A (Juventude Salvadora do Ambiente), estreia no dia 28 de novembro, no Centro Cultural Venda Nova (CCVN). O filme é fruto de um intenso processo de aprendizado, criação coletiva e reflexão sobre o meio ambiente e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Sob coordenação geral de Dalila Pires e produção de Mônica Veiga, da Atlântico Filmes, o programa une cinema, ecologia e protagonismo juvenil, fortalecendo os vínculos dos participantes com seus territórios e incentivando a conscientização ambiental por meio da arte. “Mais do que introduzir os jovens ao universo do audiovisual, esta atividade busca fortalecer a cultura da cidade e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades criativas, técnicas e críticas, abrindo caminhos para futuras atuações no setor cultural”, aponta Mônica.

Para Dalila, formar jovens para documentar a realidade que vivem e perceber como o meio ambiente está profundamente ligado às suas histórias é uma forma de aflorar potências. “O Juventude S.A é uma resposta direta a uma sociedade que insiste em ignorar os fatos das mudanças climáticas e invisibilizar ações em prol do meio ambiente. Dessa forma, aqui, damos voz, câmera e poder de criação à nova geração que está chegando para assumir as rédeas”.

O documentário aborda temas ligados à educação ambiental, à valorização de espaços verdes e à importância de ações coletivas na defesa da natureza urbana. Para alunos com idade entre 18 e 24 anos, o processo foi marcado por descobertas, trocas e crescimento pessoal. “Participar do Juventude S.A foi muito bom, pois aprendi muito e conheci pessoas incríveis. Acho que principalmente o sentimento de que a mensagem de proteção ambiental está sendo passada pra frente”, destacou a aluna Cynthia Vitorino.

“Foi incrível! Cheguei com uma vontade enorme de aprender e saí com a certeza de que quero continuar neste meio. Vocês me deram estrutura, apoio e confiança para contar histórias. Cresci muito como pessoa”, contou Francisco Borges, que também ressaltou como o tema o fez olhar a cidade com mais sensibilidade e cuidado.

Para Ana Vitória Santos, que já atua como ativista ambiental, o documentário foi uma oportunidade de unir paixão e propósito: “Fazer um filme sobre educação ambiental me fez me sentir realizada. Poder mostrar minha Venda Nova e os personagens daqui foi muito

importante. Geralmente não falam muito das coisas que têm aqui e levar causas em que acredito profundamente para o documentário é um grande orgulho”, diz.

Lançamento do documentário “Verde que protege: onde as vozes criam ecos” Data: 28 de novembro, sexta-feira

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Venda Nova – CCVN. Rua José Ferreira dos Santos, 184, no bairro Jardim dos Comerciários, em Belo Horizonte

Entrada franca

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile