A partir do 1º Festival de Música Popular Brasileira – realizado pela extinta TV Excelsior e marcado pelo lançamento de Elis ao grande público -, emissoras como Record e Globo realizaram, respectivamente, os Festivais de Música Popular Brasileira e os Internacionais da Canção. Foi um período de importância singular para a história da MPB, na consolidação, popularização e ressignificação da Música, revelação de talentos e expressões políticas. Os Festivais deixaram rico legado, com canções que continuam sendo ouvidas e valorizadas por várias gerações.
João Belleza
João Belleza é cantor e violonista, natural de Belo Horizonte/ MG. Começou sua formação em violão e canto aos 9 anos de idade. Estudioso da MPB, é graduado em Música Popular e Gestão de Carreira pelo Uni-BH. Estudou violão no CEFART Palácio das Artes e na Arte Music BH. Aprimorou sua formação como violonista na renomada Berklee College of Music, em Boston, MA, EUA. Segue em aperfeiçoamento vocal com o vocal coach Anthonio Marra.
Em 2024, lançou o DVD Em Cantos Brasileiros, cujas musicas estão disponíveis nas plataformas digitais. O DVD, gravado no Espaço Meet Porcão, contou com a participação do pianista Túlio Mourão e do violoncelista Henrique Toledo.
Em abril de 2025, João Belleza lançou o EP Nos Tons da MPB com participação dos cantores Tadeu Franco, Cláudio Venturini (14 Bis) e Adriana Araújo. Os clipes relacionados,contaram com locações na Argentina: em Puerto Madero, Caminito e Floraris Generica. Produção do Grupo RCS e produção musical de Christiano Caldas.
Na trajetória do artista, os shows Posso Ainda Ser Eu (João Belleza e banda) e Canto o Que a Gente é (voz e violão), ambos realizados no Teatro de Bolso Sesiminas, entre outros realizados na capital mineira
No próximo semestre, João Belleza realiza a primeira turnê do DVD Em cantos brasileiros. Na programação, se apresenta na Festa de Agosto, em Itambacuri, no Festival de Oliveira e nas cidades de Abre Campo, Carmo do Cajuru, Desterro de Entre Rios e Carmo da Mata.
Jardim Musical
O Jardim Musical se caracteriza por uma proximidade em versão intimista de contato com o artista e sua obra. Mesmo com o elogiado bistrô funcionando durante o show, a oportunidade de audição ativa, vem sensibilizando o público em experiência singular. Os jardins da Casa Belloni – uma casa dos anos 40 decorada com mobiliário e louças antigas -, foram projetados pelo botânico e paisagista Wanderlan Pitangui e configuram um verdadeiro recanto no Circuito Liberdade.
Validado pelo refinamento qualitativo da música celebrada em suas edições, o respeitável projeto já recebeu nomes como: Amaranto e Tabajara Belo, Henrique Portugal, Célio Balona, Lula Ribeiro, Clóvis Aguiar, Sérgio Moreira, Tadeu Franco, Celso Adolfo, Túlio Mourão, Diana Lara e Luiza Lara, Ladston do Nascimento, Patrícia Ahmaral e Rogério Delayon, Lívia Itaborahy e Arnon Oliveira. Nolli Brothers, Projeto Brasil, Formosas, Duo Serenata e a dupla Lu e Celinha.