21.4 C
Belo Horizonte
ter, 14 janeiro 25

HC-UFMG é parte da história da capital mineira, Belo Horizonte

Fundada em 12 de dezembro de 1897, a cidade de Belo Horizonte está na lista das mais jovens capitais brasileiras. O antigo Arraial de Curral Del-Rei deu lugar a uma promissora capital, que na época de sua inauguração já contava com 10 mil habitantes. Ao longo de sua história, tornou-se uma metrópole que hoje abriga, conforme dados do último censo do IBGE, pouco mais de 2 milhões e 400 mil habitantes, figurando como a sexta capital do Brasil em termos populacionais. E um dos símbolos de Belo Horizonte é o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Pioneiro como instituição de saúde dedicado ao ensino no Brasil, o HC-UFMG completou, em 2024, 96 anos de existência, voltado diariamente à assistência de média e alta complexidade, formação profissional, pesquisa e inovação tecnológica. Nove décadas que se confundem com a história da capital mineira. “Celebramos os 127 anos de Belo Horizonte, uma cidade marcada por sua história, sua gente e suas conquistas, com sentimento de orgulho pelo Hospital das Clínicas da UFMG, por ser esse símbolo de pioneirismo, excelência e cuidado em saúde, refletindo a grandiosidade de nossa capital”, enfatizou Alexandre Ferreira, superintendente do HC-UFMG.

Nesse sentido, há pouco mais de um século, Belo Horizonte se coloca como uma das capitais brasileira, sendo referência em sua produção e legado culturais, proporcionado oportunidades de trabalho com geração de emprego e renda, e vivenciando desafios colocados para as cidades do século XXI. Este é também um cenário de contribuição do HC-UFMG para a capital, como destacou o superintendente do hospital: “Nos orgulhamos de gerar cerca de 5 mil empregos diretos, fortalecendo a economia local e reafirmando nosso papel como um dos maiores empregadores da região”, afirma Alexandre Ferreira.

Acompanhando o crescimento de Belo Horizonte, o HC-UFMG atravessou grandes mudanças. Com mais de 65 mil metros quadrados de área construída, o hospital é um complexo que inclui o prédio principal (Hospital São Vicente de Paulo) e mais sete anexos para atendimento ambulatorial. Ao todo, são 465 leitos: 18 compõem o Centro de Tratamento Intensivo Adulto, 11 são do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico, 19 da Unidade Coronariana, 24 da Unidade de Neonatologia e 56 dedicados à observação, na Unidade de Urgência. Dentre as linhas de assistência saúde, o HC-UFMG abrange Saúde da Mulher, do Idoso, Pediatria, Ambulatório específico para Doenças Raras, Tratamento Oncológico, e é um importante centro de referência em transplantes de órgãos e tecidos, sendo pioneiro em muitos desses procedimentos.

Referência em ensino e formação profissional, o HC-UFMG é campo de estágio para os estudantes de cursos das diversas áreas da saúde: Medicina, Nutrição, Psicologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Patologia Clínica, Tecnólogo em Imagem, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Biologia, Bioquímica, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Gestão de Serviços de Saúde. O hospital dispõe ainda de 69 Programas de Residência Médica nas áreas clínicas, cirúrgicas e propedêuticas, três Programas de Residência Multiprofissional e um Uniprofissional (Buco-maxilo), que formam especialistas da capital e demais localidade do Brasil. Para atender essa demanda por formação profissional, o HC-UFMG conta com 370 professores e forma dois mil estudantes por ano.

À frente da gestão do HC-UFMG, Alexandre Ferreira enfatiza o tamanho e o valor dessa história e dos caminhos trilhados pelo hospital a serviço da capital mineira, que orgulha seus filhos e acolhe demais brasileiros. “O Hospital das Clínicas não é apenas uma instituição de saúde, é um patrimônio de Belo Horizonte, um símbolo de esperança e dedicação. Ao celebrarmos o aniversário de nossa capital, reafirmamos nosso compromisso de continuar servindo à sociedade com excelência, ciência e humanidade”, acrescenta.

Rede Ebserh

O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O QUÊ?

HC-UFMG, um dos símbolos de Belo Horizonte

QUANDO?

12 de dezembro

ONDE?

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

FONTES

Alexandre Ferreira, superintendente do HC-UFMG.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Implantes dentários: mitos e verdades que você precisa saber

Especialista em implantodontia explica as principais questões sobre o...

“A Voz da Periferia” tem inscrições gratuitas

Com mentoria de João Marcello Bôscoli, selecionados contam com...

Transformações e Desafios para a Indústria Química Brasileira

Por Hugo Ferreira*A indústria química brasileira, um dos pilares...

A Relação entre Nutrição Esportiva e Prevenção de Lesões

A nutrição esportiva é essencial para melhorar o desempenho...

Cemig reforça cuidados com instalação de equipamentos

Circuitos elétricos dos imóveis devem passar por revisão para...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui