17.5 C
Belo Horizonte
sex, 23 janeiro 26

Futebol, teatro e a alma brasileira

Por Jéssica Torres, jornalista e roteirista

Com uma curta temporada, o espetáculo Dois de Nós voltou ao Sesc Palladium na última semana, trazendo Antônio Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins para o palco, sob direção do conceituado José Possi Neto. O texto, inédito, é assinado por Gustavo Pinheiro. Desde a estreia, em setembro de 2024, mais de 25 mil espectadores já assistiram à comédia, que acompanha dois casais de diferentes gerações dividindo um quarto de hotel, onde conflitos, emoções, segredos e mentiras vêm à tona. Mais do que números, Dois de Nós reafirma a importância da cultura e do teatro para os brasileiros.

Recentemente, vimos o país vibrar com fervor pelos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes. Um grito potente e uníssono, marca de uma das expressões mais autênticas da nossa identidade nacional: o esporte. Independentemente de religião, classe social ou CEP, o futebol é uma linguagem comum que gera pertencimento. Mas, se o futebol representa o grito coletivo, o teatro nos oferece um silêncio compartilhado.

Não pense que essa pausa é vazia de sentido — pelo contrário, ela comunica, comove e alimenta um coletivo ávido por emoções. São experiências vividas em grupo e, ao mesmo tempo, profundamente individuais. No estádio ou na plateia, somos tocados por algo que vem de fora — um gol ou uma fala — e que, paradoxalmente, revela o que há dentro de nós. Quem sabe, até dois de nós?

Enquanto alguns insistem em repetir que o Brasil é um país sem cultura — os mesmos que torcem por clubes europeus em vez dos brasileiros —, os dados mostram outra realidade. A pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Instituto Datafolha e divulgada no fim de 2024, revela que 97% dos brasileiros realizaram alguma atividade cultural nos 12 meses anteriores. Houve crescimento nas visitas a bibliotecas, espetáculos de teatro e circo, museus, festivais literários e musicais em comparação com a edição anterior.

Assim como os atletas, quem pratica teatro desenvolve disciplina, atenção, preparo físico, coordenação motora e trabalho em equipe. Já o público — seja da arquibancada ou da plateia — experimenta pertencimento, catarse emocional, empatia, pensamento crítico, sensibilidade e inclusão social. São benefícios que unem o esporte e a arte como potências formadoras da sociedade.

A peça Dois de Nós é um exemplo vívido disso. Com humor e sensibilidade, mergulha nas complexidades da experiência humana — ou seja, do simples fato de estar vivo. Trata das frustrações cotidianas, dos afetos silenciados, das pequenas verdades que, mesmo íntimas, falam de todos nós. Se o futebol revela nossa paixão coletiva, o teatro nos oferece um olhar profundo sobre nossas contradições mais íntimas. Um grita, o outro escuta. Um corre, o outro pausa. Ambos, como diria qualquer gramático exagerado – mas, entretanto, porém e todavia – pertencem à alma brasileira. Um país sem cultura viva perde a capacidade de se ver, de se entender e de sonhar diferente. Que possamos todos vestir a camisa da cultura. Viva o Brasil!

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Bloco É o Amô celebra sertanejo raiz no Carnaval de BH 2026

O Carnaval de Belo Horizonte, conhecido por sua diversidade...

Havayanas Usadas celebra 10 anos no Carnaval de BH 2026

Belo Horizonte se prepara para um dos momentos mais...

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui