21.4 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Futebol, teatro e a alma brasileira

Por Jéssica Torres, jornalista e roteirista

Com uma curta temporada, o espetáculo Dois de Nós voltou ao Sesc Palladium na última semana, trazendo Antônio Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins para o palco, sob direção do conceituado José Possi Neto. O texto, inédito, é assinado por Gustavo Pinheiro. Desde a estreia, em setembro de 2024, mais de 25 mil espectadores já assistiram à comédia, que acompanha dois casais de diferentes gerações dividindo um quarto de hotel, onde conflitos, emoções, segredos e mentiras vêm à tona. Mais do que números, Dois de Nós reafirma a importância da cultura e do teatro para os brasileiros.

Recentemente, vimos o país vibrar com fervor pelos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes. Um grito potente e uníssono, marca de uma das expressões mais autênticas da nossa identidade nacional: o esporte. Independentemente de religião, classe social ou CEP, o futebol é uma linguagem comum que gera pertencimento. Mas, se o futebol representa o grito coletivo, o teatro nos oferece um silêncio compartilhado.

Não pense que essa pausa é vazia de sentido — pelo contrário, ela comunica, comove e alimenta um coletivo ávido por emoções. São experiências vividas em grupo e, ao mesmo tempo, profundamente individuais. No estádio ou na plateia, somos tocados por algo que vem de fora — um gol ou uma fala — e que, paradoxalmente, revela o que há dentro de nós. Quem sabe, até dois de nós?

Enquanto alguns insistem em repetir que o Brasil é um país sem cultura — os mesmos que torcem por clubes europeus em vez dos brasileiros —, os dados mostram outra realidade. A pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Instituto Datafolha e divulgada no fim de 2024, revela que 97% dos brasileiros realizaram alguma atividade cultural nos 12 meses anteriores. Houve crescimento nas visitas a bibliotecas, espetáculos de teatro e circo, museus, festivais literários e musicais em comparação com a edição anterior.

Assim como os atletas, quem pratica teatro desenvolve disciplina, atenção, preparo físico, coordenação motora e trabalho em equipe. Já o público — seja da arquibancada ou da plateia — experimenta pertencimento, catarse emocional, empatia, pensamento crítico, sensibilidade e inclusão social. São benefícios que unem o esporte e a arte como potências formadoras da sociedade.

A peça Dois de Nós é um exemplo vívido disso. Com humor e sensibilidade, mergulha nas complexidades da experiência humana — ou seja, do simples fato de estar vivo. Trata das frustrações cotidianas, dos afetos silenciados, das pequenas verdades que, mesmo íntimas, falam de todos nós. Se o futebol revela nossa paixão coletiva, o teatro nos oferece um olhar profundo sobre nossas contradições mais íntimas. Um grita, o outro escuta. Um corre, o outro pausa. Ambos, como diria qualquer gramático exagerado – mas, entretanto, porém e todavia – pertencem à alma brasileira. Um país sem cultura viva perde a capacidade de se ver, de se entender e de sonhar diferente. Que possamos todos vestir a camisa da cultura. Viva o Brasil!

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Modernos Eternos leva arte e memória às ruas de BH

Apresentada pelo Governo de Minas Gerais e pela Cemig,...

Delegada que atirou em direção a policiais civis não vai à júri popular

Juíza sumariante entendeu que não houve intenção de matar...

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

"Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica" terá quatro...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui