21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Festival Corpo Vibra enaltece o protagonismo feminino

Segunda edição do evento realizado pelo grupo Clã Destinas acontece de 18 a 20 de agosto, no Espaço Popular e no Parque Gentil Diniz, em Contagem; entrada gratuita

A segunda edição do Festival Corpo Vibra — cuja premissa é o protagonismo feminino — será realizada na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O evento idealizado pelo grupo Clã Destinas vai levar o espetáculo “Passagem” para o Espaço Popular (Encontro das ruas Presidente Kennedy e Doutor Cassiano, Centro), no dia 18 de agosto, às 19h; e ofertar oficinas gratuitas de expressão corporal, que serão ministradas no Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo), nos dias 19 e 20 do mesmo mês. Evento gratuito.

“Passagem”, como ato de travessia, de movimentar-se de um ponto ao outro, é o resultado de quase cinco anos de pesquisa e vivência do grupo Clã Destinas. “O espetáculo representa a evolução individual de cada dançarina e também enquanto coletivo”, destaca Camilla Gomes, entusiasmada em realizar o festival em Contagem. “É o passado e o futuro que nos une. É transformação. Convidamos o público para passar por este portal”, completa a dançarina, que deu os primeiros passos artísticos na cidade metropolitana e que já rodou outros municípios com o coletivo.

O espetáculo, arquitetado sob o tribal fusion, um estilo moderno que bebe da dança do ventre, mas se funde a outros conceitos, como o flamenco, a dança indiana e o street dance, poderá ser visto no Espaço Popular (Escadaria da Igreja São Gonçalo), dia 18 de agosto, a partir das 19h. Além da apresentação do grupo Clã Destinas, o evento contará com a presença dos artistas Nani Oliveira e Vinícius Pelizari (performance + música experimental), Maria Clara (pintura ao vivo), Vênus (performance poética) e Isabela Ramos (mestra de cerimônias e interações). “Ao convidar essas artistas, vamos seguir com a missão de valorizar o trabalho das mulheres da cidade, enaltecendo o protagonismo feminino”, diz Camilla.

A apresentação ao ar livre vai contar com assentos adequados para pessoas com deficiência e com tradução em libras. Feirantes da Ecosol, a Feira da Economia Solidária de Contagem, também estarão presentes no evento com diversas opções de alimentação e de artesanato “Queremos democratizar o acesso à cultura e fomentar a economia de Contagem”, garante Camilla, salientando que a encenação de “Passagem” terá entrada gratuita e livre. “É só chegar”, garante a dançarina.

Além da apresentação do espetáculo “Passagem”, o Festival Corpo Vibra vai ofertar oficinas (confira abaixo) gratuitas de expressão corporal. “A ideia é incentivar as pessoas a se aproximarem do próprio corpo, cuidando-o e também utilizando-o como ferramenta de expressão. Por isso, o festival será composto de vivências para que o público experimente diferentes possibilidades”, adianta Camilla. As inscrições para as oficinas serão abertas no dia 8 de agosto. O formulário estará disponível no perfil do evento na rede social Instagram @festivalcorpovibra.

FESTIVAL
A primeira edição do Festival Corpo Vibra aconteceu em março de 2022, em Santa Bárbara. “O festival nasce da vontade de expandir a atuação do grupo Clã Destinas e de compartilhar a nossa arte, principalmente em locais que não tem acesso fácil à cultura, como foi em Santa Bárbara”, aponta Lanna Patrícia, que integra o Clã Destinas ao lado de Camilla Gomes, Jhésica Silva, Ana Leite Lima, Luísa Penido e Luiza Alvares. “O festival, além de destacar a potência artística de cada uma das integrantes, alimenta nas pessoas a vontade de se expressarem e de se conectarem com a arte”, completa a dançarina.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, o Festival Corpo Vibra é realizado por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. “A segunda edição do festival será maior do que a primeira. Vamos ter mais trabalhadoras da cultura e uma estrutura que não tínhamos antes. Com certeza, o evento ficará na memória do município, pois ele vai valorizar as artes do corpo e da dança por meio das oficinas e ainda possibilitará que os cidadãos da cidade vejam um espetáculo inédito, sem a necessidade de migrar de cidade para consumir uma apresentação de dança”, garante Camilla.

FESTIVAL CORPO VIBRA
Quando? 18 de agosto, a partir das 19h
Onde? Espaço Popular (Encontro das ruas Presidente Kennedy e Doutor Cassiano, no Centro de Contagem)
Valor: Entrada Gratuita
Mais detalhes: https://www.instagram.com/festivalcorpovibra

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui