24.4 C
Belo Horizonte
seg, 02 março 26

Exposição Poéticas da Luz – Janelas da Memória

 Exposição de objetos fotográficos concebida a partir dos retratos realizados e compartilhados nas oficinas de Fotografia Comunitária do projeto Poéticas da luz.

O Centro Cultural Vila Marçola recebe, a partir de 24 de janeiro, a exposição Poéticas da Luz – Janelas da Memória. Trata-se de um conjunto de objetos fotográficos concebidos a partir dos retratos realizados ou compartilhados durante as Oficinas de Fotografia Comunitária do projeto Poéticas da Luz, desenvolvido pela fotógrafa Alexandra Simões de forma voluntária e com recursos próprios, desde o segundo semestre de 2023.

A mostra é uma homenagem aos participantes das oficinas, suas famílias, histórias e afetos. Os retratos ganham forma em objetos translúcidos produzidos por meio da cianotipia, técnica histórica de reprodução fotográfica, apresentada aqui de maneira inédita: instalada nas janelas do auditório do Centro Cultural, onde a luz atua como parte essencial da obra.

Ao longo do processo, 85 pessoas foram fotografadas e 155 retratos foram compartilhados pelos participantes, em um exercício coletivo de escuta, reconhecimento e construção de memória. O trabalho tem sido desenvolvido em parceria com uma turma externa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que acontece no Centro Cultural da Vila Marçola, equipamento público presente no Aglomerado da Serra, a maior favela do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, que tem uma pulsação muito dinâmica culturalmente, socialmente, economicamente e artisticamente.

Mais do que registros visuais, os retratos apresentados são construções sensíveis de pertencimento. São imagens que revelam o cotidiano e a potência afetiva do Aglomerado da Serra. A escolha da cianotipia reforça a dimensão temporal da memória, ao mesmo tempo em que dialoga com a luz como elemento ativo do processo e da exibição.

A cianotipia é uma das primeiras técnicas de cópia fotográfica e tem este nome porque as imagens reproduzidas apresentam-se em tons de azul (Ciano/Azul + tipia/cópia = Cópia em azul). “Os objetos translúcidos de cianotipia são uma invenção original da Poéticas da Luz, apesar de utilizar um método de impressão tão antigo quanto a própria fotografia”, explica a fotógrafa, autora do projeto, Alexandra Simões.

 Exposição Poéticas da Luz – Janelas da Memória

Abertura: 24 de janeiro

Classificação Indicativa: livre

Público: Livre

Local: Centro Cultural Vila Marçola, Rua Mangabeira da Serra, 320 – Serra, Belo Horizonte – MG, 30220-265

Horário: Terça a sábado das 09:00 às 18:00

@poeticasdaluz

 

 

 

 

 

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Projeto Jogamos promove esporte gratuito e bem-estar em BH

Belo Horizonte ganha um novo movimento voltado à saúde,...

BH ganha noite espanhola fixa às quintas

O restaurante espanhol Parallel, localizado no bairro Lourdes, em Belo...

Snow e Surland promovem capacitação para o trade do turismo

Colunista de Turismo: Patricia Torres @seliganatrip.oficial, @patytorres.viagens Na manhã do dia 27...

As Patroas agitam Rooftop do Avião em BH

Encontro musical será no dia 7 de março em...

BR Machine em MG lança gruas do Bob Esponja

Parceria inédita transforma máquinas de captura em atrações temáticas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui